Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
03 Fev, 2016 - 09:45
5 Dicas para ter manhãs produtivas

5 Dicas para ter manhãs produtivas

Júlia de Sousa

Começar bem a manhã pode fazer toda a diferença no seu rendimento. Estas dicas podem ajudá-lo a ter manhãs mais produtivas.

O artigo continua após o anúncio

{%%affiliation_html_715%%}Manhãs produtivas significam dias de trabalho mais produtivos. Mas para muitas pessoas, as manhãs são uma verdadeira dor de cabeça. Muitas coisas para fazer e o tempo parece que passa a correr. Mas é importante que comece a organizar as suas manhãs. É que a forma como começa a sua manhã vai ser determinante para definir o ritmo para o resto do dia que tem pela frente. É por isso que é importante começar o dia com “o pé direito”. Deixamos-lhe algumas dicas que podem ajudá-lo.

O segredo para manhãs mais produtivas

A produtividade é um dos temas mais abordados nos dias que correm. Todos querem saber o segredo para aumentar a produtividade e melhorarem o seu desempenho, despendendo menos tempo e energia. Mas ainda que muito se fale em dicas para aumentar a produtividade, é frequente que se esqueçam as manhãs e a importância que assumem num dia de trabalho. Afinal, já diz o ditado “é de manhã que se começa o dia” e, sabendo disso, o melhor mesmo é começar por ter em atenção esta parte do dia.

A verdade é que começar o dia com uma boa rotina pode aumentar a produtividade do resto do seu dia. Mas nem sempre é fácil. O tempo corre, os atrasos acontecem e num ápice tudo parece fora do controlo. Mas não se assuste. Temos algumas dicas que o vão ajudar a organizar e a tirar partido das suas manhãs. Ora veja.

1. Prepare tudo na noite anterior

As manhãs podem ser caóticas. Sabendo disso, o ideal é que evite algum desse caos. Para isso pode começar a preparar o seu dia na noite anterior. Deixe a sua mala, computador e materiais já arrumados para o dia seguinte. Assim já é menos uma tarefa para se preocupar de manhã. Se for esse o caso, deixe a lancheira e roupa dos seus filhos já preparadas também. E até a sua roupa, se possível. Se tem por hábito levar almoço para o trabalho, trate de deixar já tudo feito. Como vê, há uma série de coisas que pode deixar já adiantadas e que certamente vão fazer diferença de manhã.

2. Acorde com o primeiro despertador

Sim, é perfeitamente normal que queira desligar o despertador e continuar a dormir. Mas evite cair na tentação de colocar vários despertadores e acordar com o último.  Quanto mais depressa sair da cama, melhor. Saia da cama e tome um bom banho (ou se preferir faça exercício e depois tome um bom banho). Assim, não só acaba com de uma vez por todas com a “preguiça” matinal, como ainda relaxa e ganha energia e – mais importante – ganha tempo na sua manhã e evita ter que fazer tudo a correr e evita ficar stressado logo pela manhã. Lembre-se que o stress é o pior inimigo do produtividade.

3. Evite distrações

O melhor mesmo é esquecer a televisão ou o computador de manhã. Ou corre o risco de perder mais tempo do que o esperado e acaba por desorganizar a sua manhã.

4. Organize o seu dia de trabalho na véspera

Um cuidado que vai fazer toda diferença no seu dia. Se organizar e planear as suas tarefas de véspera terá mais facilidade em determinar prioridades e saber o que tem para fazer logo pela manhã. E logo aí está a ganhar tempo.

5. Tenha uma boa noite de sono

Nada contribui mais para uma manhã produtiva do que uma boa noite de sono. Isto para não falar que é benéfico para a sua saúde física e mental. Por isso, tente evitar ficar acordado até tarde e certifique-se que dorme o suficiente. O recomendável é que durma, pelo menos, oito horas.

Manhãs produtivas = dias produtivos

Não descure a importância das manhãs produtivas e, essencialmente, da sua rotina diária para ter manhãs mais produtivas. Arrancar o dia da forma certa pode significar um bom dia de trabalho, cheio de energia e com um bom desempenho.
  {%%affiliation_html_716%%}
Veja também:

O artigo continua após o anúncio