Publicidade:

13 aparelhos domésticos que gastam mais energia, mesmo sem os usar

Conheça quais os aparelhos domésticos que gastam mais energia e saiba o que fazer para evitá-lo e poupar dinheiro e recursos.

13 aparelhos domésticos que gastam mais energia, mesmo sem os usar
Desconecte sempre os aparelhos da tomada

Os 13 aparelhos domésticos que gastam mais energia são comuns na casa da grande maioria das pessoas e, por isso, identificá-los e saber como evitar esta despesa é fundamental e de interesse geral. A principal lição a tirar é que estes aparelhos domésticos que gastam mais energia devem ser sempre desconectados da tomada, pois mesmo em modo stand by representam um consumo elevado. Pronto para rever a sua conta da luz?

13 aparelhos domésticos que gastam mais energia 24 horas por dia


energia

1. Computador

É verdade, este aparelho necessário no quotidiano de quase todos nós, consome energia, mesmo não estando completamente ligado ou em funcionamento. Em repouso, por exemplo, ele consome até 21W por hora. Já se estiver a ser usado, esse consumo sobe para os  80W por hora, o equivalente a quatro lâmpadas fluorescentes acesas durante todo o dia!

2. Consolas de jogos

Sim, os vídeojogos que cativam miúdos e graúdos são também uns grandes sugadores de energia. Em funcionamento, eles consomem até 23W por hora, enquanto que desligados, mas conectados à tomada, despendem 1W por hora.

3. Aparelhagem

Ouvir música pode representar um gasto de energia significativo. Mesmo sem estar no modo on, este aparelho consome até 15 W por hora, o que acaba por representar um gasto 20% a mais do que se tiver a aparelhagem on, no volume baixo.

4. Notebook

Este aparelho podia estar no topo do lista, pois mesmo desligado gasta 15W por hora, bastando para tal estar ligado à tomada. Se tem um, tenha cuidado.

5. Telefone sem fios

Pode não ser prático desconectá-lo da tomada, mas a realidade é que, mesmo sem estar a utilizá-lo, ele consome 3W por hora. Se lhe dá pouco uso e privilegia o telemóvel, deve ponderar em dispensar este aparelho, já que o seu gasto de energia é elevado.

energia

6. Microondas

Já ninguém imagina a sua vida diária sem o uso deste eletrodoméstico e, na realidade, a ajuda que ele dá, compensa bem o gasto. Apenas deve ter em atenção alguns aspetos, como deixar a porta aberta ou o timer ligado, pois aí mesmo sem uso irá haver um consumo de mais de 3W por hora.

7. Televisão

O grande problema com a TV é o que ela consome mesmo desligada, mas em stand-by. Para ter uma ideia mais concreta, ela pode consumir até 3W por hora nesse estado. Dá que pensar não? Significa que mesmo enquanto está a dormir ou fora de casa, tem um aparelho a gastar energia constantemente.

8. Carregador

Acha que um carregador só despende energia se estiver, efetivamente, a carregar algo? Nada disso. Basta estar ligado à tomada para o carregador consumir. Mesmo que esteja conectado com um aparelho já 100% carregado, ele irá igualmente consumir entre 1W a 5W por hora. Caso tenha o carregador ligado à tomada, mas sem nenhum aparelho conectado a ele, saiba que também há um consumo de de 0,26W por hora.

9. Box

As boxes que permitem o acesso aos canais por cabo também apresentam consumos elevados, só por estar ligados à tomada, ainda que não em funcionamento. Os valores situam-se entre os 6,5 W a 14 W por hora. Surpreendente, não?

10. Jarro elétrico

É, sem dúvida, muito prático ter sempre água quente num estalar de dedos, seja para fazer um chá, café ou cozinhar. Porém, não pode esquecer que só de ter o cabo de energia conectado na tomada, o consumo por hora ronda o 1W.

11. Ar condiciona​do

Representa até 15% do valor da conta de luz, por isso, para poupar,  mantenha os filtros do aparelho limpos e desligue o equipamento, sempre que se ausentar do espaço.

Ar condionado no trabalho: sim ou não? Saiba mais >>

energia

12. Frigorífico​

Ele assume 25% a 30% dos gastos da sua conta de luz. Para tentar diminuir estes número, procure instalar o eletrodoméstico num local bem ventilado e longe de fontes de calor. Mantenha-o limpo e com as borrachas de vedação em bom estado e, claro, evite estar sempre a abrir a porta.

13. Máquina de lavar roupa​

Este eletrodoméstico despende cerca de 3% do valor da sua conta da luz e há que lembrar que também gasta água!… Por isso, a dica a seguir é utilizar sempre a máquina com a capacidade máxima de roupas indicada e limpar com frequência o filtro.

Descubra como lavar roupa na máquina da forma correta >>

Saber quais os aparelhos domésticos que gastam mais energia é não só uma questão de economizar euros, como também de poupar recursos, neste caso, energéticos. Não adie mais e comece já a ter em atenção o uso que dá aos aparelhos domésticos que gastam mais energia e tente seguir as nossas indicações para uma gestão mais eficiente daquilo que despende e, realmente, consome.

Veja também:

Teresa Campos Teresa Campos

Licenciada em História da Arte e Mestre em História da Arte Portuguesa, vê na escrita um meio de fazer uma das coisas que mais gosta: comunicar!

Limpeza e Arrumação