Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nélson Costa
Nélson Costa
11 Mai, 2017 - 09:00

10 truques infalíveis para não gastar água

Nélson Costa

Saiba o que fazer para não gastar água desnecessariamente. Dez truques e dicas para não gastar água.

10 truques infalíveis para não gastar água

Falar da problemática da escassez da água, recurso natural indispensável, mas não inesgotável,, parece quase um lugar comum. No entanto, é uma realidade que poderá trazer problemas graves para as gerações futuras. Assim, é responsabilidade de cada um saber o que fazer para não gastar água desnecessariamente.

Com algumas atitudes simples, todos podem contribuir para a conservação deste recurso precioso. Conheça 10 truques e dicas sobre o que fazer para não gastar água desnecessariamente.

O que fazer para não gastar água – 10 truques e dicas

1. À procura dos pingos

É óbvio, mas vale sempre a pena ser lembrado… não deixe as torneiras ou chuveiros a pingar depois de os utilizar e verifique regularmente para ver se estão bem vedados (em bom estado). Uma torneira a pingar pode significar um gasto de cerca de 30 litros por dia.

placeholder-1x1

2. Enquanto espera

Também é um clássico, mas ainda assim muito negligenciado. Feche as torneiras e chuveiros sempre que está, por exemplo, a lavar os dentes, a fazer a barba ou a ensaboar, e não está a utilizar a água.

3. Vamos a banhos

Substitua os banhos de imersão pelos duches (preferencialmente curtos). Trata-se de uma mudança de atitude que resulta numa enorme poupança de água (cerca de menos 50% de água gasta).

4. Sabe o que é um redutor de caudal?

Instale redutores de caudal nas torneiras e chuveiros de casa para não gastar água desnecessariamente, reduzindo o consumo de água até 50%.

placeholder-1x1

5. A lavar o carro

Na lavagem do carro opte por um posto de lavagem automático em detrimento da lavagem manual, que implica maior consumo de água. Se fizer questão da lavagem manual, faça-o com o balde e esponja, recorrendo à mangueira somente para enxaguar a viatura.

6. Descargas duplas

Escolha autoclismos com dispositivos de descargas duplas, em que pode optar pelo caudal adequado. Não faça descargas desnecessárias!

7. Reutilizar!

Sempre que possível, reutilize a água. Por exemplo, a água fria antes do banho pode ser posteriormente utilizada para regar plantas.

placeholder-1x1

8. Cuidado com os pratos

Limpar os restos de comida de toda a loiça que utilizou antes de começar a lavá-la permite poupar no consumo da água. Aplica-se também quando utiliza a máquina de lavar loiça, pois permite utilizar programas de lavagem mais curtos.

9. Nem tudo é mau quando chove

Aproveite a água da chuva (com baldes, reservatórios, etc.) para, por exemplo, lavar posteriormente os pavimentos de casa, o automóvel ou regar o jardim.

10. Máquina cheia

Utilize a máquina de lavar roupa com a carga completa para reduzir a frequência das lavagens.

Veja também: