Publicidade:

Arrendar casa com ou sem mobília: qual a melhor solução?

Conheça as vantagens e desvantagens de arrendar casa com ou sem mobília e decida qual a melhor para o seu caso. Há prós e contras em ambas!

Arrendar casa com ou sem mobília: qual a melhor solução?
Pese tudo na balança antes de decidir

Arrendar casa com ou sem mobília, eis a questão. Hoje em dia são muitas as pessoas (sobretudo jovens) que acabam por optar por alugar em vez de comprar. Mas no mercado há de tudo e, entre as opções, pode encontrar casas totalmente mobiladas e equipadas, outras com apenas o essencial e outras ainda que só têm o ‘esqueleto’.

Para que consiga escolher a melhor situação para si, o ideal será fazer uma análise às principais vantagens e desvantagens de arrendar casa com ou sem mobília. Coloque todos os pratos na balança e assim conseguirá perceber o mais adequado à sua situação.

Arrendar casa com ou sem mobília? Tudo o que precisa saber


Se está indeciso se deve arrendar casa com ou sem mobília, espreite a informação que reunimos para si e perceba o que é mais vantajoso para o seu caso.

O que saber antes de alugar casa para evitar desgostos futuros

Vantagens de arrendar casa com mobília

Mais económico

Ao ponderar a possibilidade de arrendar casa com ou sem mobília, há um ponto muito importante na hora de escolher: qual o orçamento que tem disponível para custos extra à renda? Mobilar uma casa completa, ainda que apenas com o essencial pode ser um pouco dispendioso. E se não tiver esse montante disponível, alugar a casa já mobilada pode ser uma excelente opção para si.

Ideal para períodos mais curtos

Se já sabe de antemão que o período em que vai ficar nessa casa vai ser curto e bem definido, talvez seja mais indicado escolher um imóvel que já tenha a mobília incluída. Desta forma não vai ter de empatar tempo e dinheiro a escolher mobílias que pouco tempo depois vai ter de vender, transportar ou arranjar local para as guardar.

Mudança mais rápida

Uma outra vantagem que encontra ao escolher uma casa com mobília incluída é o fator ‘tempo’: nestas situações pode fechar contrato num dia 31 e no dia seguinte mudar-se para a casa. Afinal, ela está ‘pronta’ a recebê-lo, o que se torna numa grande vantagem!

Desvantagens de arrendar casa com mobília

Limitação de escolha

Ao escolher arrendar uma casa com mobília terá de colocar um pouco de parte o seu estilo e gosto pessoal. Claro que é sempre possível dar o seu toque com alguns itens de decoração e acessórios, mas as grandes peças que fazem um ambiente já lá estão e tem, por isso, de se cingir às mesmas.

Mais cuidados associados

Sabendo que a mobília da casa não é sua, existe uma maior responsabilização e necessidade de zelo pelos equipamentos e materiais. Afinal, aquilo não é seu – apenas lhe foi cedido o seu uso – e depois de si outras pessoas também têm o direito de usufruir da casa mobilada nas melhores condições possíveis.

Nestas situações necessita, por isso, de redobrar os cuidados.

Aceitar as coisas como estão

Por mais cuidados que uma pessoa tenha, as mobílias acabam por ceder ao tempo e ao desgaste natural. E quanto mais anos de uso tiverem, mais acusam a sua ‘idade’, sobretudo o mobiliário de hoje em dia.

Ao alugar uma casa já mobilada terá de aceitar o estado de conservação das coisas como está, que não será certamente o seu estado novo em folha que geralmente associamos à ideia de ‘entrar’ na nossa casa nova.

O que saber antes de arrendar casa >>


Vantagens de arrendar casa sem mobília

Maior liberdade de escolha

Como em tudo, na hora de saber se deve arrendar casa com ou sem mobília, não se deve esquecer de ponderar também as vantagens e desvantagens associadas à escolha de uma casa ‘virgem’ de mobiliário.

Possibilidade maior para negociar renda

Uma das vantagens associadas ao facto de escolher uma casa sem mobília é que tem, à partida, maior capacidade de negociação do valor da renda. Afinal, o senhorio não tem a casa ‘pronta a habitar’ e isso deve ser considerado.

Ideal para períodos mais longos

Uma vez que terá despender mais tempo e dinheiro a mobilar a casa arrendada que escolheu, este tipo de casa é normalmente mais adequada a situações de contratos mais longos. Se planeia ficar uns bons tempos nessa casa, então esta pode ser a situação mais adequada.

Liberdade de escolha

Ao escolher uma tela em ‘branco’, toda a liberdade criativa e pessoal está a seu cargo! Ao escolher uma casa sem qualquer mobiliário, pode adaptá-la ao seu gosto e toque pessoal e transformá-la na sua casa à medida.

Conheça os 10 melhores sites de arrendamento >>

Desvantagens de arrendar casa sem mobília

Esforço financeiro grande

Associado ao facto de escolher uma casa alugada que não inclua mobília está uma desvantagem bastante considerável: isto vai exigir-lhe um esforço financeiro inicial bastante grande. Afinal, mobilar uma casa não custa propriamente 100€, mesmo que se fique pelo mais básico e escolha lojas de preços mais acessíveis.

Na hora de escolher, tenha em consideração o montante disponível que tenha para gastar extra renda.

Possibilidade de ‘empatar’ o que comprar

Outra questão a considerar: imagine que de hoje para amanhã decide sair da casa. O que vai fazer com a mobília que comprou? Se a outra casa já tiver mobília ou se as dimensões forem bastante diferentes não a pode levar consigo. Vai vendê-la, quando necessário?

Uma opção para se precaver deste fator pode ser a negociação de antemão com o senhorio que um dia que saia ele desconta o valor que pagou pelos móveis, que se tornam depois dessa mesma casa.

Veja também:

Limpeza e Arrumação