É uma questão bem importante, sobretudo com o mercado imobiliário tão competitivo como está atualmente… Quais os melhores sites de arrendamento? Onde consigo encontrar as melhores ofertas? Temos uma boa notícia: há vários – e há oferta para todas as necessidades e perfis. Descubra-os!
Os 10 melhores sites de arrendamento que vai querer conhecer

1. Idealista
O portal idealista é um dos melhores sites de arrendamento porque abrange todo o país – tem centenas de milhar de anúncios – e pode colocar o anúncio de forma gratuita.
Depois, existe a possibilidade de promover o seu anúncio pagando um determinado valor, mas para ter presença no portal não precisa pagar. Aqui encontra casas, apartamentos, moradias, escritórios ou até mesmo terrenos.
2. Quero arrendar
Tal como o nome indica, o portal ‘Quero Arrendar’ foi especificamente criado para quem procura imóveis para arrendar. Abrangendo todo o país, consegue fazer uma pesquisa por objetivo de aluguer – fixo ou apenas para férias – e se for um particular consegue publicar de forma gratuita. Para profissionais, oferece também uma série de condições especiais.
3. Home Lovers
Se é daquelas pessoas que procura casas com um toque de decoração especial e absolutamente prontas a habitar, a Home Lovers é capaz de ser um dos melhores sites de arrendamento para si. Com ofertas na zona do Porto, Lisboa, Algarve, esta empresa publica casas por eles angariadas e posteriormente remodeladas e decoradas. E são um verdadeiro mimo!
4. OLX
Pois é, o OLX não é um portal apenas para vender eletrodomésticos e móveis antigos; ele funciona também como portal imobiliário! Existe uma secção específica para imóveis e para arrendamento e a quantidade de oferta é surpreendente! O melhor de tudo? Não paga nada para anunciar aqui, a menos que queira destacar o mesmo.
5. Imovirtual
Apartamentos, casas, herdades, quartos, terrenos, lotes, armazéns, lojas…é só pensar num tipo de imóvel passível de ser alugado e vai estar no Imovirtual. Abrangendo todo o país, este é um dos melhrores sites de arrendamento que vai encontrar. Muito fácil de navegar e com muitos filtros de pesquisa, exige no entanto que disponha de alguns euros para colocar um anúncio (desde 15euros por mês).
6. Casa Sapo
O portal casa sapo oferece não só casas e apartamentos para alugar a nível particular, mas também agrega imóveis recuperados por bancos, casas para férias ou ainda apenas quartos para situações específicas (ex: estudantes). Para anunciar neste portal deve preencher um formulário próprio e as situações são avaliadas caso a caso.
7. ZOME
Com quase 20 anos de experiência no mercado, a ZOME tem uma vasta equipa de consultores disponíveis a tratar de tudo por si. Entendem que é um grande momento na vida de uma pessoa e dedicam-se a facilitar e proporcionar a felicidade de encontrar uma casa para si.
8. Era Imobiliária
A Era não precisa de grandes apresentações pois o nome fala por si… São milhares as ofertas de arrendamento e estão espalhadas um pouco por todo o país. A vantagem é que tem um agente a tratar de tudo por si, da procura da casa à papelada. A parte menos boa é que já sabe que terá de desembolsar uns euros extra.
9. Remax
À semelhança da Era, a Remax é uma das agências imobiliárias mais antigas do país e oferece milhares de alternativas para arrendar. Dividida por categorias (do mais premium ao mais simples), consegue encontrar várias alternativas e opções do que pretende, mas terá de pagar a comissão ao agente.
10. Custo Justo
O Custo Justo é o último da lista das nossas sugestões dos melhores sites de arrendamento mas nem por isso é o pior! É gratuito anunciar, há opções para todas as zonas do país e pode filtrar por preço, localidade e tipologia.
Dicas para quem procura casas para arrendamento

Além de toda a ajuda que estes portais lhe podem dar, existem algumas questões que deve ter em mente e que vão ajudá-lo a obter os melhores resultados possíveis:
- Estime um orçamento à partida. E esse orçamento tem de ser o mais realista possível (faça bem as contas de quanto pode, efetivamente, pagar por mês);
- Quando fizer essas contas, não se esqueça de contabilizar a renda e adicionar o condomínio (se for o caso), despesas de luz, água e gás e eventuais contratempos;
- Pesquise casas com o filtro desse mesmo orçamento – não vale a pena procurar coisas mais caras se não pode pagar;
- Peça ajuda a familiares e amigos que percebam do assunto e visite o imóvel com ele no sentido de perceber eventuais humidades e outros problemas aparentemente invisíveis;
- No contrato de arrendamento garanta que não são só os direito do senhorio que estão garantidos; leia e releia o documento e verifique se estão presentes todas as cláusulas que protegem o inquilino também.