Publicidade:

As 7 melhores universidades de Portugal

Se pretende enveredar pelo ensino superior, conheça as melhores universidades de Portugal, de acordo com as classificações da Quacquarelli Symonds.

As 7 melhores universidades de Portugal
Conheça as melhores universidades para prosseguir estudos

Se pretende enveredar pelo ensino superior em terras lusitanas, será uma ótima ideia conhecer aquelas que, de acordo com a empresa multinacional Quacquarelli Symonds, são as melhores universidades de Portugal.

São instituições do ensino superior com provas dadas e com prestígio nacional e internacional, muito procuradas anualmente pelos alunos que terminam o ensino secundário. Confira, então, este mais recente ranking publicado, onde encontrará as melhores universidades de Portugal.

As 7 melhores universidades de Portugal


melhores universidades portuguesas

1. Universidade do Porto

Com origens que remontam ao século XVIII, a Universidade do Porto é atualmente uma das mais prestigiadas Instituições de Ensino Superior da Europa. Perto de 32.000 estudantes, 2.365 professores e investigadores, juntamente com 1.571 funcionários administrativos, frequentam as instituições e unidades de investigação científica, espalhadas por três campus universitários localizados na cidade do Porto. Oferece uma variedade excecional de cursos, cobrindo toda a gama de áreas de estudo e todos os níveis de ensino superior. Descubra 10 razões para estudar no Porto.

2. Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa é a maior e mais prestigiada universidade portuguesa e uma importante universidade europeia. Conta com 18 instituições de ensino e mais de 100 unidades de investigação, cerca de 50.000 alunos, 4.000 docentes e 400 cursos. É um importante centro de ensino, pesquisa, inovação, desporto, cultura e arte. Há boas razões para estudar em Lisboa.

3. Universidade Nova de Lisboa

A Universidade NOVA de Lisboa é uma instituição de ensino superior com investigação reconhecida internacionalmente, e ensino de qualidade, que garante elevados níveis de sucesso profissional aos seus alunos. Fundada em 1973, a NOVA é a mais nova universidade pública da área metropolitana de Lisboa. As suas nove unidades académicas constituem um recurso cultural, artístico, académico e tecnológico incontestável.

4. Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra é a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo, sendo também uma das mais conhecidas e celebradas internacionalmente, sendo um marco nacional. Com uma história de mais de sete séculos, atualmente possui oito faculdades, mais de 40 unidades de pesquisa e vários outros serviços que apoiam as atividades principais da instituição. Descubra porque deve estudar em Coimbra.

5. Universidade Católica Portuguesa

A Universidade Católica Portuguesa foi fundada em 1967 por decreto da Santa Sé, a pedido da Conferência Episcopal Portuguesa e sob a Lei da Concordata. O reconhecimento oficial do governo português à UCP ocorreu em 1971, através do decreto-lei 307/71, que reconheceu a Universidade Católica Portuguesa como estando em igualdade com as outras universidades portuguesas e conferiu os graus que concede.

6. Universidade do Minho

A Universidade do Minho está localizada no norte de Portugal, com campus nas cidades de Braga e Guimarães. Surge como uma Universidade de Projetos (de pesquisa, ensino e interação com a sociedade), estruturada a partir de um modelo matricial que promove a interação entre suas unidades (orgânica, cultural, serviços e especializada) e favorece abordagens multi e interdisciplinares.

7. Universidade de Aveiro

Dentro do leque das melhores universidades de Portugal, consta ainda a Universidade de Aveiro, que foi criada em 1973, num contexto de expansão e renovação do ensino superior em Portugal, transformando-se numa universidade de referência graças à grande qualidade de investigação que nela é levada a cabo, ao seu corpo docente, não esquecendo as suas infraestruturas.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.