Publicidade:

12 atividades low cost para um fim-de-semana divertido

Temos atividades low cost para o fim-de-semana ser passado em família sempre com muita diversão, energia e alegria. Fique com estas ideias.

12 atividades low cost para um fim-de-semana divertido
Faça um piquenique, vá ao museu ou cozinhe

atividades low cost para o fim-de-semana que não custam sequer um cêntimo. Portanto, não há desculpa para não se divertir, e muito, em família. Aproveite o tempo livre e dê às crianças motivos para elas ansiarem ainda mais a chegada de sábado e domingo. Faça das atividades low cost para o fim-de-semana um hábito, e não deixe os seus dias de folga tornarem-se monótonos e aborrecidos.

A aproximação do tempo frio e da chuva não é desculpa para descurar nas atividades low cost para o fim-de-semana. Muitas delas podem ser feitas dentro de portas, seja em casa ou num espaço público. Por isso, ponha a criatividade a trabalhar e passe bons momentos junto de quem mais ama.

12 atividades low cost para o fim-de-semana em família ser ainda mais especial


1. Faça um piquenique

piquenique

Aproveite enquanto o sol brilha e vá em família fazer um piquenique no parque ou, por que não, na praia. Deixe as crianças levarem as bicicletas e, enquanto descansa após o petisco, permita que eles brinquem e pratiquem algum exercício. Organize tudo de véspera, mas é importante que todos participem no planeamento e na reunião daquilo que é necessário levar. Independentemente do local onde faça o piquenique, não se esqueça de ter uma postura ecológica e deixar tudo limpo, colocando todo o lixo nos devidos caixotes e ecopontos. Dê o exemplo aos seus filhos e tenham uma atividade divertida e, ao mesmo tempo, educativa. Confira as previsões do estado do tempo e leve agasalhos para quando começar a escurecer. Consulte este guia essencial para um piquenique >>

2. Vá ao museu

Sabia que os museus nacionais são grátis todos os domingos de manhã? Então, de que está à espera para visitar um com os seus filhos? Nunca é cedo de mais para habituar os mais novos a contactar com arte e cultura, e a estar neste género de espaços. Portanto, aproveite a oportunidade de beneficiar desta atividade por zero cêntimos e esteja a par das exposições mais recentes, acabadas de chegar à sua cidade.

3. Visite uma quinta pedagógica

Se vive numa zona urbana, talvez os seus filhos não saibam de onde vêm os legumes, como se faz pão ou como dar de comer às galinhas. Por estas razões, as quintas pedagógicas são não só um espaço de diversão e entretenimento para os mais novos, como de muita aprendizagem para eles. Informe-se sobre espaços deste género na sua zona de residência e sobre os preços dos ingressos, pois alguns até têm mesmo entrada gratuita.

4. Cozinhe

cozinhar

Se o fim-de-semana está frio e chuvoso e a última coisa que apetece é mesmo sair de casa, então por que não levar toda a família para a cozinha e criarem ou recriarem receitas da avó, fazerem um bolo para o lanche ou uma tarte bem apetitosa para o jantar. O forno irá aquecer a casa e, também, os corações, pois cozinhar com amor e em família é logo outra coisa, não acha? Veja receitas para ensinar os miúdos a cozinhar >>

5. Aventure-se no geocaching

Lembra-se de brincar à caça ao tesouro quando era criança? Pois o geocaching agarra nesse conceito, juntando-lhe uma ferramenta de localização essencial: o GPS. Os miúdos e os graúdos vão adorar, já que esta é uma forma muito divertida e dinâmica de conhecer novos locais, enquanto se procura o tal “tesouro”. Vá até ao site do geocaching e comece já a traçar o seu roteiro do fim-de-semana.

6. Acampe… em casa

Costuma dizer-se que quem não tem cão, caça com gato, certo? Então, se o tempo já não está de feição ou se as suas economias não permitem ir acampar fora de casa, improvise um acampamento aí mesmo, na sua sala de estar. Não importa se não tem tenda, nem muito espaço. Aqui, o essencial é estimular a criatividade e imaginação dos mais novos, estimulando-os a inventar um parque dentro de casa, nem que a tenda seja feita de alguns caixotes e lençóis. Ofereça-lhes uma noite de fim-de-semana diferente e divirta-se também.

7. Crie um canteiro

ervas aromaticas

Não importa se tem terreno, jardim ou, até, varanda. É possível criar um canteiro de ervas aromáticas em qualquer espaço e a boa notícia é que esta é uma sugestão barata e muito compensadora já que, assim que as plantas estiverem prontas, poderá utilizá-las nos seus cozinhados, dando-lhes mais sabor. Mais uma vez, a ideia é incentivar a que as crianças participem nesta atividade. Deixe-os mexer na terra, sujar as mãos e perceber como é importante este contacto com a Natureza e que, se a tratarmos bem, ela tem muito para nos oferecer. Aprenda a fazer um canteiro de ervas aromáticas >>

8. Personalize um pisa-papéis

Se foi à praia fazer um piquenique e, na vinda embora, recolheu as pedras mais bonitas do areal, então quando chega a casa, deve aproveitar para personalizar essas pedras e dar-lhes um uso. Os mais novos e os mais velhos podem pintá-las, escrever nelas e guardá-las de recordação, usar como objetivo decorativo ou, até, utilizá-las como pisa-papéis. Nada mais económico e, ao mesmo tempo, mais simbólico.

9. Aprenda origami

Esta verdadeira arte já tem vários adeptos em todo o mundo e encanta qualquer criança. Existem já uma série de workshops, livros e, mais económico ainda, tutorias na internet prontos para lhe ensinarem todas as técnicas disponíveis para criar cisnes, sapos, borboletas e pássaros em papel. Portanto, se nunca experimentou, aventure-se em família a aprender esta manualidade belíssima e ótima para estimular a coordenação psicomotora.

10. Pratique desporto

caminhar

O exercício físico está na ordem do dia e é, cada vez mais, importante fomentá-lo junto das crianças. Por isso, vão até a um espaço ao ar livre ou, mesmo em casa, desenhem um plano com atividades divertidas mas que, simultaneamente, incentivem o movimento. Pode ser correr, andar de bicicleta ou, até, dançar. Já viu programa mais divertido?

11. Traga o cinema para casa

Se não há dinheiro para levar toda a família ao cinema, então alugue na biblioteca da sua área de residência um filme ou veja o que está disponível na programação dos canais televisões, faça as suas próprias pipocas e dedique uma tarde ou uma noite a uma sessão de cinema caseiro. Escolha um filme bem familiar e aproveitem! Confira receitas de pipocas caseiras >>

12. Aposte no DIY

Vá ao baú e veja tudo o que tem guardado e já não usa. Talvez todos esses materiais e objetos dêem uma ótima base para algum projeto de DIY. As crianças costumam adorar esses exercícios e, na verdade, são uma excelente forma de reutilizar coisas, reciclá-las e ficar com novos bens, sem gastar um cêntimo. Conheça 7 blogues DIY portugueses >>

Todas estas atividades low cost para o fim-de-semana são muito simples de pôr em prática e, além de económicas, são divertidas e didáticas. Por isso, especialmente se tem crianças aí por casa, pode e deve mesmo dedicar algum tempo a planear as suas atividades low cost para o fim-de-semana, contando naturalmente com a ajuda dos seus filhos para isso mesmo.

Torne o sábado e o domingo em dias especiais onde, por entre trabalhos de casa e afazeres domésticos, há tempo para conviver, brincar e passear. Construa memórias felizes, as quais os miúdos certamente nunca mais vão esquecer.

Veja também: