Márcio Matos
Márcio Matos
22 Out, 2018 - 14:26
7 blogues DIY portugueses que precisa conhecer

7 blogues DIY portugueses que precisa conhecer

Márcio Matos

Escolhemos os melhores blogues DIY portugueses, para que se inspire e abrace o “faça você mesmo” como um verdadeiro lema de vida.

O artigo continua após o anúncio

Descubra alguns dos melhores blogues DIY portugueses e tome nota de todas as sugestões que vai encontrar em cada um deles. Projetos inovadores e criativos, sugestões originais e sustentáveis, propostas que servem como hobbies individuais, ou entretenimento para toda a família. Os melhores blogues DIY portugueses são todos diferentes, mas têm em comum o facto de acreditarem que o “faça você mesmo” é, realmente, uma tendência em expansão e que tem cada vez mais razão de ser, num mundo que precisa de se tornar mais sustentável.

E você? Já aderiu à moda? Se não, fique a saber mais nos melhores blogues DIY portugueses.

7 blogues DIY portugueses para se inspirar

1. Tapas na língua

diy

A Ana é jornalista, mãe e aprecia as coisas simples da vida. Vive perto do Porto e a praia e o mar são companhias habituais no seu dia-a-dia. No blogue, partilha o seu fascínio pela fotografia, receitas, projectos DIY, trivialidades e pormenores do dia-a-dia. Todos os conteúdos pretendem ser inspiradores.

No seu espaço virtual, dedica uma categoria inteira ao DIY, onde apresenta projetos que cruzam a decoração homemade com a culinária, deixando sugestões simples, mas extremamente criativas que podem tornar a sua casa mais pessoal e original. Neste campo, é de destacar as propostas que a autora deixa para celebrar datas especiais como o Natal ou o Dia dos Namorados, usando o “faça você mesmo” como lema. Espreite os embrulhos de Natal e as caixinhas de fósforos de São Valentim e fique absolutamente rendido.

2. Mundo de Sofia

O Mundo de Sofia é, na verdade, o mundo de Sofia Cotrim, alguém para quem o DIY é mesmo um lema de vida. Tecidos, padrões, texturas, papéis, fitas, botões, tintas e colas são o ponto de partida para muitos dos projetos da autora. Para além deles, é apenas preciso ter mãos hábeis quanto baste e criatividade sem limites. Neste blogue, são partilhadas variadas sugestões, devidamente explicadas e ilustradas, para que todos se sintam capazes de as pôr em prática. Paralelamente a esta vertente “faça você mesmo”, há ainda textos sobre decoração, arrumação, receitas culinária, reciclagem, viagens e locais especiais.

Este blogue da Sofia é especialmente indicado para quem leva ou quer levar o DIY bem a sério, já que são muitas as oportunidades de se tornar um profissional nesta matéria, desde logo através das oficinas que a autora promove. Além disso, neste espaço virtual irá encontrar projetos pensados para alturas específicas do ano como o regresso às aulas ou o Natal. O “faça você mesmo” aplicado ao universo das crianças é também recorrente, pelo que se tem miúdos aí por casa, encontrará aqui várias ideias que lhe agradarão.

3. Constança Cabral

diy

Para a Constança Cabral, conceber é uma verdadeira obsessão. Seja a costurar, a cozinhar ou a jardinar, todas as atividades de DIY são uma paixão para autora deste blogue. Nascida em Portugal, Constança vive na Nova Zelândia e, por isso, grande parte do seu blogue já é escrito em português e inglês. Já são algumas as suas publicações relacionadas com estas matérias, sendo de destacar o seu livro “Mãos à Obra!”, publicado em 2014. Se restavam dúvidas, o título diz tudo: para a autora tudo pode ser feito, basta pôr “mãos à obra”, até porque segundo ela – I make things. So can you.

No blogue, há uma categoria intitulada “making”, onde pode encontrar muitos projetos de DIY que vão da costura à pintura. Como a autora tem dois filhos, são vários os projetos sugeridos a pensar nos mais pequenos, sendo por isso um blogue obrigatório para pais de crianças. O facto da Constança viver no exterior também permite ter acesso a uma visão diferente, muito marcada por propostas sustentáveis e que primam pela reciclagem.

O artigo continua após o anúncio

4. Mamã recicla

Inês Castelo-Branco é arquiteta e desde de 2012 autora do blogue “Mamã recicla”, onde apresenta os projetos que desenvolve em casa, com os seus três filhos. Este é um site mais do que obrigatório para todos os que gostam de fazer atividades plásticas com os mais novos, mas privilegiam projetos sustentáveis e cujos resultados finais possam ser utilizados. Jornais, paus e conchas são algumas das bases utilizadas pela autora e pelos seus filhos para fazer as mais diversas criações que podem servir para decorar, brincar ou, até, de material para levar para a escola. Aqui a velha máxima “nada se perde, tudo se transforma”, ganha ainda mais força e sentido, já que aqui não há espaço para desperdícios.

5. Oficina Poeiras

Da televisão para o blogue, este é o espaço virtual da conhecida apresentadora Leonor Poeiras. Confessa ser 100% adepta do conceito DIY, onde o objetivo não é a perfeição, mas a promoção de momentos felizes através da experiência e da partilha. Um dos seus pontos fortes é mesmo os projetos de DIY. Entre eles, podemos relevar os catos personalizados, a reutilização de latas e os produtos de limpeza caseiros. A “oficina” também já deu origem a um livro e a autora promete continuar a divulgar mais ideias, onde a reciclagem de materiais é condição obriga. Como se não bastasse, aqui pode ainda encontrar textos sobre agricultura e plantações na categoria intitulada “horta”.

6. Um jardim para cuidar

diy

A Teresa Chambel tem um espaço só dedicado ao DIY, o qual se concentra essencial no mundo do jardim e das plantas. Afinal, como o nome indica, é esse o principal foco deste blogue, criado pela arquiteta paisagista, que adora jardins. Neste espaço, pode encontrar informação sobre o que, como, quando e onde cultivar tudo no jardim, na varanda ou em casa. E ainda aprender a fazer arranjos florais originais, assim como receitas deliciosas e remédios naturais. Paralelamente, pode ficar a conhecer jardins de referência em todo o mundo, sítios únicos e tendências de mercado em cada estação, no que respeita às plantas, equipamentos, ferramentas, decoração, etc. Este blogue é particularmente útil para quem gosta e possui plantas ou um espaço verde em sua casa e pretende não só saber mais sobre o cultivo e plantação, como também sobre como decorar um jardim, de preferência reciclando materiais e personalizando-os ao máximo.

7. Joana Nobre Garcia

A Joana Garcia já é conhecida de muitos pela sua participação em vários programas de televisão, onde leva sempre criações encantadoras e onde o DIY fala mais alto. Licenciada em economia e mãe de três filhos, são muitas as ideias práticas e criativas de projetos destinados a crianças que deixa no seu blogue. O seu lema é “Tudo o que a imaginação deixar”. As suas criações de DIY mais recentes são um fato de banho com laço, um fato de banho pintado e vestuário e acessórios decorados com pompons. Visite a página e prepare-se, pois este é o cantinho essencial para os amantes de coisas fofinhas! (É que não há mesmo outra forma de descrever as criações da Joana).

Provavelmente, ainda não visitou os melhores blogues DIY portugueses, pelo que é uma belíssima altura para o fazer. A entrada numa nova estação e a aproximação de festividades como o Halloween, o São Martinho ou o Natal são sempre momentos onde “fazer por si próprio” faz realmente muito sentido. Portanto, deixe-se inspirar por quem sabe. Os melhores blogues DIY portugueses são um espaço de partilha e ensinamento.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp