Publicidade:

Como escrever a Carta ao Pai Natal e receber uma resposta do próprio

O seu filho quer escrever consigo a Carta ao Pai Natal? Confira as nossas dicas e sites criativos para a carta perfeita. O pequenino lá de casa vai adorar!

Como escrever a Carta ao Pai Natal e receber uma resposta do próprio
Sugestões criativas para a carta perfeita

 

Tem filhos pequenos? Se sim, aproveite bem os (sempre curtos) anos em que ainda acreditam no Pai Natal. Ajude-os a escrever uma carta ao Pai Natal que lhes permita receber uma resposta “do próprio”. Afinal, vale tudo ou quase tudo para manter a ilusão!

Carta ao Pai Natal: dicas para surpreender os seus filhos


Se os seus filhos acreditam e são fascinados pelo Pai Natal, provavelmente vão adorar a ideia de lhe escrever uma carta para pedir as prendas que desejam receber este Natal. Provavelmente vão precisar da sua ajuda preciosa, mesmo que não a peçam diretamente. Sabia que ao incitar o seu filho a escrever a carta ao Pai Natal está também a promover a sua educação? Pois é, há também um fator pedagógico associado a este ato natalício!

Ao escreverem uma carta ao pai Natal as crianças vêem o seu gosto pela escrita estimulado

Escrever a carta ao Pai Natal é uma atividade que, realizada da forma certa, pode ter um grande impacto no desenvolvimento da criança, por isso invista tudo para auxiliar o seu filho nessa demanda. A carta perfeita deve ter todos os ingredientes tradicionais: a ideia de que a criança se portou bem ao longo do ano; uma ou outra confissão de uma asneira que tenha feito; uma lista de desejos; e a promessa de se portar bem no ano novo que se avizinha. Mas pode também ter um toque de realidade, que será sobretudo importante para as crianças mais velhas que possam começar a desconfiar da existência do Pai Natal.

O “ilustre” destinatário

Antes de mais, é importante que saiba que escrever uma carta ao Pai Natal pode ter contornos de realidade, ou seja, há destinatários reais para as receber! Não precisa de escrever a carta e fazer de conta que a envia. Pode mesmo chegar a vias de facto! Não desvalorize essa possibilidade, até porque a perspectiva de alguém realmente ler a carta ajuda a aumentar os padrões de exigência. Mas as possibilidades não ficam por aqui!

Poderá mesmo receber a resposta de “um” Pai Natal! Se quer caprichar e fazer um brilharete junto dos seus filhos, esta é uma grande oportunidade. Imagine como se irão sentir quando o carteiro trouxer uma carta do Pai Natal para eles, como resposta à sua. Mesmo que não tenha filhos ou estes não tenham idade para escrever a carta ao Pai Natal, fique a conhecer algumas formas de proporcionar a mesma experiência a outras crianças. Podem ser sobrinhos, filhos de amigos, ou mesmo crianças desfavorecidas, para que tenham um Natal mais luminoso.

Quem pode responder à carta ao Pai Natal enviada pelos seus filhos?


Aqui ficam alguns possíveis destinatários.

1. O Pai Natal Solidário dos CTT

O Pai Natal Solidário dos CTT é uma ação de solidariedade social nascida em Portugal, com o carimbo dos CTT, destinada a crianças em situação de risco, para tornar realidade os seus sonhos de Natal. Estas crianças, até aos 12 anos de idade, são convidadas a escrever cartas ao Pai Natal, elencando os presentes que desejam receber. Depois, as responsáveis pelas instituições entregam as cartas nos CTT, que tratam de as colocar online e nas Lojas CTT para serem escolhidas.

Se se sente solidário, saiba que também pode fazer com que o desejo de uma destas crianças se torne realidade. Para isso, apenas tem de apadrinhar uma das cartas que estão disponíveis aqui >>

2. Natal.com.pt

Neste site totalmente dedicado ao Natal poderá encontrar um formulário que o seu filho poderá preencher com a lista de presentes que gostaria de receber e enviar electronicamente. Esta carta digital  não será respondida, no entanto será dada a possibilidade de partilhar um link com o conteúdo da carta nas redes sociais. Escrever carta >>

3. Santa Claus Museum

Envie a carta para o Pai Natal para o endereço de correio  Santa Claus, PO Box 1, Santa Claus, IN 47579, e receberá uma resposta! Não se esqueça de tornar legível o seu endereço de correio para que a carta de resposta encontre o destino certo. Talvez seja boa ideia incluir também uma versão traduzida da carta que o seu filho escreveu em Inglês, pois não é garantido que “este” Pai Natal seja capaz de ler em Português. Quanto mais cedo enviar, melhor. Mas atenção, tem apenas até dia 20 de Dezembro para fazer chegar a carta a este destinatário, por isso o melhor é fazê-lo já! Se desejar, poderá fazer o download de um modelo de carta que este site disponibiliza >>

4. Endereço do “Verdadeiro Pai Natal” na Finlândia

Toda a gente sabe que o pai Natal vem do Pólo Norte, certo? Se os seus filhos são perspicazes o suficiente para suspeitarem de um Pai Natal português, com relações privilegiadas com os serviços CTT, esta opção surge com outro grau de credibilidade. Se deseja caprichar e enviar uma carta para aquele que é considerado o endereço oficial do Pai Natal, envie a carta para o seguinte endereço:

Pai Natal
Santa Claus’ Main Post Office
Tähtikuja 1, Rovaniemi
FI-96930
Círculo Polar Ártico

A carta pode ser redigida em português e terá, garantidamente, uma resposta por parte do Pai Natal original.

5. Endereço do “Verdadeiro Pai Natal” na Dinamarca

Outro destino localizado no Pólo Norte. Envie a carta para:

North Pole Postmark
Postmaster
4141 Postmark Drive
Anchorage, AK 99530-9998

A carta terá que chegar até dia de 15 de Dezembro, por isso envie já, e se possível em correio azul!

Saiba quais são as histórias de Natal mais conhecidas de todos os tempos >>

Como redigir?

Não há limites, nem uma norma, simplesmente escreva o que o seu filho quiser comunicar ao Pai Natal. O tom pode ser mais ou menos informal, mais ou menos cómico, mais ou menos educado, pode conter não só texto como imagens, ou mesmo desenhos. Uma boa ideia também poderá ser pedir às crianças para escolherem as prendas a partir de catálogos de imagens, recortar as que selecionaram e colar diretamente na carta, para que elas pensem que assim não há forma de o pai Natal se enganar nas prendas. Está sem ideias? Inspire-se neste exemplo:

“Querido Pai Natal,
O meu nome é João e tenho 6 anos. Fui um menino muito bem comportado este ano! Eu ajudo a minha mãe e o meu pai em todas as tarefas cá em casa. Também tenho sido bom para com a minha irmã, gostamos muito um do outro e damo-nos bem, apesar de ela por vezes fazer birras. Obrigado por todos os presentes que me deste no ano passado. Eles eram todos muito fixes, e ainda hoje brinco com todos eles. Este ano eu gostaria de ter uma máscara do Darth Vader, um cão e uma bicicleta. Despeço-me carinhosamente, com abraços para si e para a sua esposa Mãe Natal, para os elfos e para as suas renas, especialmente para o Rodolfo. Vou deixar algumas cenouras para as renas, só para o caso de terem fome!

Muitos beijinhos,
João Afonso”

Esperamos tê-lo inspirado com todas estas ideias. O espírito de Natal vai encher a sua casa!

Veja também:

Catarina Reis Catarina Reis

Consultora de carreira com mais de 10 anos de experiência, possui formação superior em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia. É naturalmente curiosa, desenvolvendo múltiplos projetos paralelos que envolvem a Fotografia, a Música, o Marketing Digital e o Cinema.

Saiba tudo sobre emprego