Publicidade:

Carta de recomendação: o que é e como solicitá-la?

Se necessita de uma carta de recomendação de uma entidade patronal anterior, ou de alguém a quem prestou serviço, saiba como deve proceder.

Carta de recomendação: o que é e como solicitá-la?
Saiba como deve proceder neste contexto

Uma carta de recomendação bem redigida e estruturada pode constituir um fator muito importante na aquisição de um bom posto de trabalho. Efetivamente, trata-se de um documento que pode abrir muitas portas a novas oportunidades promissoras na sua carreira. Saiba, pois, do que se trata e como pode proceder para conseguir uma.

Para tal, leia a informação que apresentamos de seguida relativamente a este assunto.

Carta de recomendação: o que deve saber?


carta de recomendação

De que se trata?

Uma carta de recomendação é um documento escrito por quem trabalhou diretamente consigo, entidade patronal ou outra a quem prestou um dado serviço, em que essa pessoa descreve as suas capacidades e características, salientando como ficou satisfeita com a sua prestação. Assim sendo, torna-se um meio muito eficaz de se demarcar perante os demais candidatos a determinado posto.

Como a deve solicitar?

Partindo do princípio de que tem uma boa relação com a pessoa a quem vai pedir a sua carta de recomendação, solicite-a diretamente, falando com a pessoa em causa e explicando o quanto seria importante para si. Tenha a certeza de que se trata de alguém que sabe avaliar o seu trabalho de forma eficiente e de forma justa, pois só dessa forma a carta de recomendação será uma mais-valia.

Como deve ser redigida?

Antes de mais, a carta de recomendação deverá ser, como qualquer documento, bem escrita, através do uso de uma linguagem cuidada e respeitando as regras da língua de forma primorosa. Veja, de seguida, um exemplo de uma carta de recomendação:

“Ex.mos Senhores,

Venho por este meio comunicar o meu apreço pelas qualidades profissionais de… (colocar o nome da pessoa que se recomenda). Nos últimos tempos, tive a oportunidade de testemunhar o trabalho desenvolvido pela…. (colocar o nome da pessoa que se recomenda) enquanto desempenhava funções como… (especificar as funções).

Durante este período de tempo, pude constatar o seu empenho, dedicação, competência e esforço em todas as tarefas que tinha a seu cargo. Devo ainda destacar o facto de que foi sempre uma pessoa cumpridora de todos os prazos estabelecidos, mostrando também uma enorme motivação e disponibilidade.

Desta forma, estou certo de que será uma excelente aquisição para qualquer empresa ou entidade patronal

Melhores cumprimentos,
(assinar)”

Agora já sabe o que é uma carta de recomendação, como a deve solicitar e tem, ainda, um exemplo que poderá seguir para recomendar alguém ou para ter noção de que a sua carta foi ou não bem redigida. Pode, também, ceder este modelo à pessoa que for escrever a sua carta de recomendação, se houver abertura para tal.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.