Publicidade:

Chá drenante: 5 sugestões para perder peso e ganhar saúde

Pés e tornozelos inchados? Sensação de pernas inchadas? Celulite? Caso se identifique com estes sintomas, conheça o chá drenante que melhor se adapta a si.

Chá drenante: 5 sugestões para perder peso e ganhar saúde
Conheça os chás que o podem ajudar a perder aqueles centímetros a mais

O chá drenante pode ser um aliado para quem está a fazer dieta e para quem tem retenção de líquidos. Por outro lado, concilia também uma função depurativa, eliminando os resíduos tóxicos do organismo.

Preparamos uma lista com 5 chás drenantes, sendo que pode preparar a sua própria infusão com ervas secas ou então recorrendo às práticas saquetas.

Apesar dos benefícios dos chás drenantes, pelas suas caraterísticas, estes tipos de chás, na sua maioria, são desaconselhados a grávidas, lactantes e crianças. Contudo, ainda que não pertença a nenhum destes grupos, o consumo não deve exceder as 2 ou 3 chávenas por dia.

Chá drenante: 5 sugestões a pensar na sua saúde


Chá de cavalinha

chá de cavalinha

O chá de cavalinha é, talvez, o chá drenante mais conhecido e mais utilizado, o que se justifica pela sua eficiência. Uma das caraterísticas deste chá é o facto de promover um maior fluxo de urina, ajudando assim o corpo a eliminar qualquer possível edema, resultado da retenção de líquidos.

São-lhe reconhecidos ainda outros benefícios, entre os quais: proteção dos ossos, cabelo e unhas saudáveis, antissético, anti-inflamatório.

Preparação: junte 2 colheres de sopa da erva cavalinha a 1 litro de água. Deixe ferver durante 5 minutos e coe.

Chá de barbas de milho

cha drenante

O facto de favorecer o funcionamento dos rins através da eliminação do ácido úrico confere ao chá de barbas de milho um reconhecimento no tratamento de infeções urinárias.

No entanto, a sua ação detox também deve ser valorizada, uma vez que a infusão de barbas de milho exerce ação direta no emagrecimento e na perda do volume.

Preparação: depois de secos, os fios das barbas de milho devem ser fervidos durante 10 minutos. Em seguida, a infusão deve repousar e, por fim, coar.

Chá de urtiga

chá de urtiga

À primeira vista pode parecer estranho, mas esta é uma erva que esconde muitos benefícios, nomeadamente ao nível dos ossos, como em casos de artrite e artroses. Sendo um chá drenante, este ajuda a reduzir o ácido úrico, ao conciliar uma ação depurativa.

Embora seja muito comum nos jardins e hortas, pode optar por comprar a urtiga já pronta a utilizar. Assim, evita qualquer possibilidade de ter uma reação alérgica.

Preparação: junte uma colher de sopa da planta, leve a mistura ao lume e retire-a do fogo cerca de quatro minutos depois da mesma levantar fervura.

Tisana Bio drenante Caudalie

tisana bio drenante

Em saquetas e 100% biológico, este chá drenante conjuga vários frutos – vinha vermelha, cássis, mirtilos e flor de laranjeira. Esta combinação de ingredientes e o facto de ser enriquecido com canela conferem-lhe propriedades termogénicas, garantindo a perda de até 3,8 cm de perímetro das coxas.

Preparação: colocar uma saqueta em infusão durante 5 minutos numa chávena de água a ferver ou colocar em infusão 3 saquetas em 1,5 litro de água, mesmo fria.

Preço: 10,10€. Ver produto >>

Infusão bio chá verde gengibre limão

infusão bio chá verde

Também em saquetas, este chá drenante combina 3 poderosos ingredientes, nomeadamente o chá verde, o limão e o gengibre. Combina ainda outros ingredientes naturais que lhe dão frescura, juntamente com um sabor refinado, assegurado pelo alcaçuz, erva príncipe e pimenta preta.

Aliado à agricultura biológica, a Yogi Tea baseia-se na filosofia ayurvédica. De origem indiana, esta tradição defende um estilo de vida auto-consciente, onde a mente e a alma são a chave para uma vida longa e equilibrada.

Preparação: coloque uma saqueta em uma chávena com água a ferver. Deixe repousar durante 3 a 4 minutos.

Preço: 3,89€. Ver produto >>

Veja também: