Publicidade:

Cheque dentista para grávida: cuide da saúde oral na gestação

Uma boa saúde oral é fundamental ao longo da vida, mas na gravidez os cuidados devem ser redobrados. Saiba tudo sobre o cheque dentista para grávida.

Cheque dentista para grávida: cuide da saúde oral na gestação
A mulher grávida pode e deve ir ao dentista

cheque dentista para grávida é um dos benefícios aos quais as gestantes portuguesas têm acesso, embora muitas ainda o desconheçam.

Já faz alguns anos desde que foi instituído um novo paradigma no acesso à medicina dentária dos utentes do Serviço Nacional de Saúde. Com o objetivo de satisfazer as necessidades de saúde oral sentidas pelos portugueses, e de forma a rentabilizar os recursos disponíveis no setor público e no setor privado, foram criados os cheques dentista. Este documento assegura ao utente o acesso a tratamentos preventivos e curativos prestados gratuitamente por profissionais especializados.

Saúde oral na gravidez


Devemos zelar pela nossa saúde oral ao longo de toda a vida, realizando o mais precocemente todos os tratamentos necessários, bem como mantendo uma boa higiene da boca.

As alterações hormonais típicas do período gestacional podem potenciar o aparecimento ou agravamento de determinados problemas orais, de como é exemplo a inflamação das gengivas.

Assim sendo, durante a gravidez, é necessário que haja um maior cuidado com a cavidade oral e que os hábitos de higiene oral sejam reforçados. Felizmente, através do cheque dentista para grávida, o acesso a profissionais de saúde oral está mais facilitado.

Cheque dentista para grávida: como funciona?


cheque dentista

O cheque dentista para grávida é um dos benefícios acessíveis às gestantes portuguesas. No entanto, muitas grávidas não sabem que têm acesso a este benefício, nem sabem como funciona o cheque dentista na gravidez.

A mulher grávida, como utente do Serviço Nacional de Saúde, tem o direito de ser referenciada para a especialidade de medicina dentária pelo respetivo médico de família. É o médico de família o responsável pela emissão do primeiro cheque-dentista de que a mulher grávida pode usufruir.

Já com o cheque na sua posse, a gestante pode escolher livremente qual o profissional qualificado que deseja que lhe preste cuidados ao nível da saúde oral. O site da Direção Geral de Saúde disponibiliza a lista de profissionais aderentes.

De seguida, a gestante pode proceder à marcação da consulta diretamente no consultório escolhido onde deve entregar este documento.

Após confirmar a emissão do cheque dentista por parte do médico de família, o profissional de medicina dentária, regista o diagnóstico e o plano de tratamento a seguir. Tendo em conta a avaliação feita, é este profissional que emite o segundo ou terceiro cheque dentista para grávida.

10 informações a reter sobre o cheque dentista para grávida


grávida

Se não sabe em que consiste o cheque dentista para grávida e de que forma pode usufruir deste benefício, esteja atenta as estas preciosas informações:

1. Se está grávida e é seguida na consulta pré-natal do Serviço Nacional de Saúde tem direito ao cheque dentista na gravidez;

2. É o seu médico de família que tem o poder de a encaminhar para avaliação e tratamento de saúde oral, disponibilizando-lhe o primeiro cheque dentista;

3. Tem total liberdade para escolher qual o estomatologista/médico dentista que a vai tratar, desde que este conste da lista disponibilizada pela Direção Geral de Saúde;

4. Por cada gestação, pode beneficiar de um máximo de 3 cheques dentista, que devem ser utilizados até 60 dias após a data prevista para o parto;

5. O médico dentista/estomatologista emite o segundo e o terceiro cheques dentista se a grávida tiver mais tratamentos curativos para efetuar;

6. Durante a gestação deve manter o mesmo estomatologista/médico dentista;

7. O cheque dentista para grávida contempla a realização de vários tratamentos, entre os quais, tratamentos preventivos, extrações, desvitalizações e destartarizações. Para mais informações acerca dos tratamentos incluídos deve conversar com o estomatologista/médico dentista escolhido por si;

8. Deve assinar sempre o cheque dentista, de forma a confirmar que realizou determinada intervenção;

9. Não pode ser cobrado qualquer valor suplementar nos atos cobertos pelo cheque dentista;

10. Os cheques dentistas podem ser cancelados por sua vontade e iniciativa, no caso de ter sido ultrapassada a validade ou após duas faltas consecutivas às consultas, sem aviso prévio.

Em suma…


O cheque dentista facilita a prestação de cuidados de saúde oral personalizados, preventivos e curativos, ministrados por profissionais especializados, a todas as mulheres grávidas que se encontrem a ser seguidas na consulta pré-natal do Serviço Nacional de Saúde.

Problemas ao nível da saúde oral são relativamente comuns durante a gestação, pelo que, se está grávida, para além de manter uma boa higiene oral, pode usufruir dos tratamentos dentários que o cheque dentista para grávida prevê.

Se é acompanhada no Serviço Nacional de Saúde, converse com o seu médico de família para que este avalie a pertinência da referenciação para uma consulta de saúde oral, esclareça todas as suas dúvidas acerca do funcionamento dos cheques dentista e usufrua deste direito inerente a uma fase tão especial na sua vida.

Veja também:

Ana Graça Ana Graça

Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A experiência de cuidar, estratégias de coping e autorrelato de saúde”. Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia. Além da Psicologia. é apaixonada por viagens, leitura, boa música, caminhadas ao ar livre e tudo o que traga mais felicidade!