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Depressão de domingo à noite: como combater e encarar a semana

A depressão de domingo é uma queixa bastante comum das pessoas em geral. Temos 6 dicas para que a consiga combater e encarar a semana de forma positiva.

Depressão de domingo à noite: como combater e encarar a semana
Dicas para lidar com a ansiedade e depressão de domingo à noite

Sentir-se invadido por uma tristeza que vai aumentando à medida que se aproxima o início da semana de trabalho é mais frequente do que possa imaginar. A depressão de domingo é algo que provoca angústia e ansiedade em muitas pessoas, mas que pode ser ultrapassada.

A verdade é que os domingos se podem tornar em dias de melancolia e algum tédio à mistura, quando o nosso pensamento se foca na semana de trabalho que está prestes a recomeçar.

Lamentar que “amanhã é segunda-feira” e isolar-se na sua própria angústia, é algo que pode prejudicar o bem-estar de qualquer um. Afinal, quando a tristeza e a ansiedade são mantidas durante longos períodos de tempo, podem mesmo tornar-se numa tremenda ameaça para a nossa saúde.

A depressão de domingo contrasta com o entusiasmo e expectativa dos últimos dias da semana e pode até ser agravada por isso. Ou seja, à sexta-feira a tendência é para olharmos para o fim-de-semana que se aproxima e, a isso, associar uma boa dose de diversão e descanso. Por sua vez, no domingo, a única coisa em que pensamos é sobre a semana de trabalho que nos espera.

Já reparou que ao domingo, quando se sente angustiado e com alguma ansiedade, a culpa recai automaticamente sobre os programas de televisão, por exemplo? – e não é por acaso que as pessoas que mais sentem este tipo de depressão são, normalmente, aquelas que mais sofrem com as mudanças de rotina.

6 dicas para ultrapassar a depressão de domingo


depressão de domingo

Para que consiga combater a ansiedade e depressão de domingo à noite, basta que tenha força de vontade para modificar um pouco a sua rotina. As dicas que temos para si, vão certamente ajudá-lo a afastar o pensamento de que “o domingo é o pior dia da semana”.

1. Livre-se do tédio: saia do sofá e largue a televisão

É daquelas pessoas que passa o domingo no sofá a trocar de canal para canal, sem sequer ver um programa até ao fim? Então, se o seu objetivo é ultrapassar a ansiedade e depressão de domingo, esta é a primeira coisa que não deve fazer.

Procure novas atividades, faça um programa simples e diferente para cada domingo. Desta forma, conseguirá combater a rotina que tem mantido nesses dias e que faz com que se sinta muitas vezes inútil, vazio e angustiado.

2. Conviva com os seus amigos e família

Porque não fazer um programa em família? Pode optar por fazer um almoço ou até mesmo por fazer uma tarde de jogos de tabuleiro. Por outro lado, pode também dar um passeio com os seus amigos, ver um filme ou optar por colocar somente a conversa em dia.

Qualquer um destes programas com família ou amigos vai ajudá-lo a “ver o domingo a passar” de uma forma muito mais rápida e frutífera, sem ficar com aquela sensação de que não aproveitou bem o tempo, além de ajudar a que se sinta mais positivo e concretizado.

3. Oiça música e anime-se

Esta dica pode parecer inútil, mas na verdade é bastante importante para o seu bem-estar psíquico.

O som de uma música agradável funciona como um estímulo para o seu cérebro, aumentando assim a produção de endorfina – também conhecida como hormona do bem-estar.

Por isso já sabe: ao domingo faça play à lista das suas músicas favoritas e verá que se vai sentir imediatamente menos tenso e mais alegre.

4. Esvazie a sua mente: escreva num papel o que sente e o que o preocupa

É natural que exista uma crescente preocupação de tarefas que tem para cumprir na segunda-feira, das quais não pode de todo esquecer-se.

Quando nos sentimos preocupados com algum compromisso ou tarefa importante que temos para fazer no dia seguinte, devemos automaticamente escrever tudo numa folha para que não fique nada esquecido. Ao passar tudo para o papel, vai sentir-se mais seguro de si e estará, ao mesmo tempo, a organizar os seus pensamentos.

5. Pratique exercício

Para muitos esta é mesmo a melhor forma para combater a ansiedade e a depressão de domingo. A prática de exercício físico eleva a produção de endorfina, o que por sua vez, lhe permitirá sentir uma enorme sensação de conforto e prazer.

Se é daquelas pessoas que não gosta de ir para o ginásio, não se preocupe. Pode simplesmente fazer uma caminhada de uma hora a ouvir a sua música preferida.

6. Organize a sua semana e adiante algumas tarefas

Para que não se sinta tão ansioso e deprimido, pode sempre optar por organizar bem a sua semana e adiantar algumas tarefas básicas.

Por exemplo, se costuma ir ao supermercado durante a semana e se isso é algo que o deixa ansioso, opte por fazer as suas compras ao domingo. Nesta ida ao supermercado, pode ainda juntar o útil ao agradável e levar a sua família para que não seja algo tão aborrecido.

No caso de já ter feito as suas compras semanais, pode sempre fazer aquela chamada àquele amigo que anda para ligar já há algum tempo.

O segredo é mesmo combinar um dever com uma distração, por isso não deve nunca adiantar tarefas de trabalho, uma vez que isso não lhe trará bem-estar.

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Catarina Milheiro Catarina Milheiro

Finalista da licenciatura em Gestão de Marketing, entende a partilha de informação através da escrita, como uma forma nobre da comunicação.

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