Publicidade:

Como ficar rico: 10 estratégias para começar

Quer saber como ficar rico, mas nem sabe por onde começar? Damos-lhe alguns conselhos úteis, que o vão ajudar a crescer.

Como ficar rico: 10 estratégias para começar
Comece já, de olhos postos no futuro

É o desejo de qualquer um de nós: saber como ficar rico para se reformar cedo e aproveitar a vida ao máximo. Bom, infelizmente não temos nenhuma fórmula mágica nem nenhuma lâmpada do génio, mas sabemos que há atitudes que nos ajudam a criar as condições necessárias para o crescimento e vamos partilhá-las consigo.

Como ficar rico: as nossas dicas


1. Tenha bons hábitos de poupança

como ficar rico

Antes de saber como ficar rico, tem de saber que a riqueza não nasce sozinha e que, salvo raras exceções, não se gera de um dia para o outro. É um trabalho lento, um investimento gradual que requer trabalho.

Comece por respeitar o seu dinheiro e poupe o máximo que conseguir. Como limite mínimo, estabeleça pelo menos 10% do seu rendimento – mas deixe o limite máximo crescer em proporção à sua força de vontade.

2. Tenha bons hábitos de trabalho

como ficar rico

Perder tempo nas redes sociais ou na conversa quando devia estar a trabalhar não vai ensinar-lhe como ficar rico. Trabalhe bem e beneficie das vantagens: o chefe repara e dá-lhe um aumento; o tempo rende mais, por isso produz mais; ao gerir melhor o tempo, sobram horas para trabalhar por fora em algo que também dê rendimento.

Enriquecer sem trabalhar é privilégio de muito poucos, por isso, reveja as suas atitudes e organize-se.

3. Invista em formação

como ficar rico

Melhor formação é, geralmente, sinónimo de melhor salário no fim do mês. Aprenda sempre coisas novas e aposte nas áreas em franca expansão. O mercado vai procurar por si e aceitar o preço que puser na etiqueta.

Mais uma vez, ao investir em formação não está a aprender como ficar rico, mas está criar condições para que isso aconteça naturalmente.

4. Faça bons investimentos

como ficar rico

Não atire pela janela o dinheiro que tanto lhe custou a ganhar. Informe-se, estude e rodeie-se de quem perceba do assunto. Um bom investimento pode ser meio caminho andado para se tornar uma pessoa de posses.

5. Encontre novas fontes de rendimento

como ficar rico

Saber como ficar rico é uma capacidade diretamente ligada à de saber como gerar rendimentos, já que, quanto mais dinheiro entrar na sua conta, mais dinheiro consegue poupar e acumular.

Para este objetivo faça o dinheiro que já tem render mais dinheiro ainda e procure aproveitar as suas competências para, também elas, valerem um contributo extra no final do mês.

6. Corte nas dívidas

como ficar rico

Dívidas para pagar geralmente significam que há juros associados – e juros associados significam que está a pagar por um produto ou serviço muito mais do que ele vale na realidade. Se quer mesmo aprender como ficar rico, saiba que o primeiro passo é não gastar dinheiro sem necessidade – e pagar juros a um banco é um perfeito exemplo de um gasto desnecessário.

Se quer comprar alguma coisa, pague a pronto. Se não pode pagar a pronto, espere até poder. Não há nada mais caro do que pagar juros além do preço normal das coisas.

7. Seja muito disciplinado

como ficar rico

Se estabeleceu objetivos, cumpra-os. Não aceite tolerâncias, não aceite facilitismos. Até podemos explicar-lhe como ficar rico, mas nunca nos vai ouvir dizer que ficar rico é fácil. Não é. Vai ser obrigado a cortar, a abdicar de coisas de que gosta, a fazer sacrifícios. Mantenha-se focado e não se desvie.

8. Seja ambicioso nos objetivos

como ficar rico

Poupar 10% do seu ordenado é exequível, é sim senhor. E até nem custa muito. Mas acha mesmo que vai ficar rico poupando isso? Seja ambicioso, suba a parada, desafie-se. Poupe 20% do seu ordenado. 30%, se não tiver filhos. Vive em casa dos pais? Então, não tem desculpas para não aumentar a poupança para 40%!

Quanto mais ambicioso for nos objetivos – e contando que não perde a disciplina – mais rápidos serão os resultados. Além da vantagem óbvia de ver o dinheiro crescer, vai ver que se sente ainda mais motivado para continuar.

9. Aposte na educação financeira

como ficar rico

Nunca vai saber como ficar rico se não souber exatamente o que é o dinheiro, quanto vale e como pode ser usado e investido. Aprenda tudo o que houver para aprender, mesmo que depois decida não seguir aquele caminho. Saiba o que é a inflação, conheça a dinâmica dos mercados, domine as siglas.

Lembre-se que, quando ficar rico, vai ter muito dinheiro para gerir e para isso tem de conhecer o mundo financeiro, por isso o melhor mesmo é começar já a estudar!

10. Cometa erros e aprenda com eles

como ficar rico

De acordo com Warren Bufet, um dos homens mais ricos do mundo, se estivermos num barco que se está a afundar, é melhor usarmos a nossa energia para mudarmos de barco do que para repararmos fendas. Durante muitos anos, o slogan da rede social Facebook baseava-se em “ser rápido e partir coisas”. Podemos retirar daqui a lição de que é importante não ficarmos parados a olhar para os nossos erros.

Vários milionários apenas o conseguiram ser após inúmeras tentativas, pois foram aprendendo com cada erro que cometeram. Errar é humano, e o melhor a fazer é usarmos esta nossa distinta qualidade para nos tornarmos melhores. Mas tenha cuidado, e esteja sempre pronto para se recompor.

Abordámos as principais ideias para mudar de vida financeira. Não será um caminho fácil ou imediato, mas é certamente possível ficar rico. Pode não acontecer já este ano, mas deve-se lembrar que qualquer jornada tem de ter um primeiro passo, e quanto mais cedo o der, mais cedo chegará ao seu destino.

Veja também: