Publicidade:

Como lavar almofadas: dicas à mão ou à máquina

Consegue lembrar-se da última vez que lavou as suas almofadas? Vamos dizer-lhe como lavar as almofadas para que estas se mantenham limpas e frescas.

Como lavar almofadas: dicas à mão ou à máquina
Passo a passo simples

Como lavar almofadas? Esta é a pergunta que lhe colocamos desta vez. A questão pode parecer estranha, certo? Mas, se lhe perguntarmos com que frequência lava as suas almofadas, possivelmente terá dificuldade em lembrar-se de quando o fez.

Isto porque, se a grande maioria das pessoas muda e lava a roupa de cama (lençóis, colchas, edredons e fronhas) uma vez por semana, há um item que tende a ficar esquecido: a almofada. É certo que a frequência com que devem ser lavadas não é a mesma com que deve mudar e lavar as roupas de cama, mas – por muito que lhe custe pensar nisso – com o passar do tempo há diversas sujidades e bactérias que se vão acumulando no interior da sua almofada. Parece certo que estas devem ser higienizadas de tempos em tempos, não?

Lembre-se: é nelas que repousa a sua cabeça todas as noites, por isso nós vamos dizer-lhe como lavar almofadas, para que as possa manter as suas limpas e frescas.

Como lavar almofadas: diga “adeus” às sujidades acumuladas


como lavara almofadas

Há quem defenda que deve lavar as almofadas de três em três meses, mas há também quem diga que o deve fazer de seis em seis. Independentemente das opiniões, certo é que deve tratar de lavar e higienizar as suas almofadas para as manter limpas, sem sujidades e bactérias – e, assim, garantir uma boa noite de sono.

Mas, vamos lá saber como lavar almofadas. Aqui fica a lista dos cuidados a ter, seja para lavar as suas almofadas – na máquina ou à mão.

Cuidados a ter antes de começar

Tanto pode lavar as almofadas na máquina ou à mão, mas antes de começar, deve verificar sempre as etiquetas das suas almofadas para ver as instruções de lavagem e saber quais os cuidados a ter. Isto é fundamental para que possa escolher o método de lavagem mais adequado e lavar as almofadas sem danificar a sua estrutura.

Por exemplo, no caso de almofadas de espuma ou penas, estas podem ser lavadas normalmente em casa (à mão ou na máquina – lavagem delicada, claro), mas o mais certo é que demorem uma eternidade a secar. Nestes casos, a limpeza a seco pode ser mais indicada, mas depois de o fazer deve deixar as almofadas a arejar bem, para eliminar os gases residuais que possam ficar acumulados após a limpeza.

Caso opte por lavar as almofadas na máquina, deve garantir que o tambor da sua máquina de lavar é suficientemente grande para as almofadas – para evitar comprimir e danificar a estrutura. Por outro lado, assegure-se que o revestimento do tecido é suficientemente robusto. Isto para evitar que o enchimento das almofadas se solte e danifique a sua máquina. Caso tenha dúvidas sobre a resistência do tecido de revestimento o melhor é lavar a almofada dentro de uma fronha.

Lavar almofadas em casa… se possível

lavar as almofadas

Na grande maioria dos casos as almofadas preenchidas com espuma simples, fibra acrílica ou fibra natural podem ser lavadas em casa. E, nesses casos, é bastante simples saber como lavar almofadas. Basta colocar na máquina e lavar ou lavar à mão.

Caso se decida pela máquina, por norma, sugere-se que lave em água fria, no ciclo de lavagem delicado. Mas claro, o ideal é que siga as instruções de lavagem definidas na etiqueta (pode até usar a temperatura de água máxima indicada nas instruções para eliminar todas as sujidades, germes, bactéricas e ácaros).

Depois de lavar é importante que deixe secar bem para evitar que as almofadas fiquem com odores desagradáveis. Se optar por deixar secar ao ar livre, deve – ocasionalmente – amaciar a almofada, para garantir o interior fica bem seco.

Como lavar almofadas de penas

Ao contrário do que possa pensar, as almofadas de penas também podem ser lavadas na máquina. Aqui, sugere-se que, caso o tambor da máquina tenha essa capacidade, lave duas almofadas de cada vez, para dar algum suporte. Deve colocar pouco detergente e optar por um ciclo de lavagem delicado. Após terminar, e porque estamos a falar de almofadas de penas, deve selecionar um novo programa de lavagem (também delicado).

lava à maquina

Para secar, coloque-as na máquina de secar com duas bolas de ténis. Sim, leu bem. Bolas de ténis. Estas vão ajudar a amaciar e separar o interior das almofadas para lhes devolver a suavidade a que está habituado. Por outro lado, se preferir, pode parar o ciclo e, de vez em quando, amaciar manualmente as almofadas (para separar as penas e evitar que fiquem coladas). E lembre-se: as almofadas demoram mais a secar do que a roupa normal. No fim, é ainda aconselhável que as coloque a arejar um pouco.

A máquina de secar como aliada

Se não houver contraindicações na etiqueta, outra forma de higienizar as suas almofadas (neste caso não será lavar) é coloca-las na máquina de secar. Isto porque o calor pode ajudar a exterminar os germes e bactérias. Mas mais uma vez, aqui está apenas a aniquilar germes e bactérias, não está a lavar as sujidades acumuladas.

Veja também:

Limpeza e Arrumação