ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Teresa Campos
Teresa Campos
02 Mar, 2021 - 09:10

Limpar o colchão: saiba como fazê-lo passo a passo

Teresa Campos

A chegada do tempo mais ameno é uma boa desculpa para apurar as limpezas de casa. Aproveite-o para limpar o colchão. Veja como.

pessoa a aspirar o colchão

Se acha que fazer a cama de lavado é suficiente, desengane-se. É fundamental limpar o colchão pelo menos uma vez por ano, para garantir que os fungos, ácaros e bactérias não se propagam, podendo mesmo afetar a nossa saúde.

Sugerimos que tire partido dos dias de sol para fazer esta limpeza que é bastante rápida, mas requer algumas horas de exposição do colchão ao sol, para que seque e areje convenientemente. Aqui fica o nosso passo a passo.

Limpar o colchão em 7 passos muito simples e práticos

mulher a fazer a cama
1

Desfazer a cama

Retire tudo o que está sobre o colchão (almofadas, cobertores e lençóis), dobre e arrume para que fique com espaço para proceder à limpeza. Aproveite para lavar na máquina esses jogos de cama, usando temperaturas bem altas para eliminar todas as bactérias e ácaros.

2

Aspirar o colchão

O primeiro passo é aspirar para remover ácaros, pó, pele morta, cabelos e outras sujidades que estejam presentes no colchão. Use o acessório de escova do aspirador para conseguir limpar melhor as fendas, as bordas, os acabamentos, os cantos e as laterais. O aspirador e respetivos acessórios devem estar bem limpos, antes de os usar.

3

Retirar as manchas

As manchas que ainda estiverem húmidas devem ser limpas imediatamente. Para isso, pegue num pano limpo, molhe-o em água fria e bata com ele na mancha. Não esfregue, pois assim pode fazer com que a mancha entranhe ainda mais no colchão. Continue a bater até absorver o excesso de líquido.

Se a mancha já for antiga, misture 30ml de água oxigenada com 15ml de detergente. Mexa até fazer espuma. Mergulhe na solução uma escova de dentes velha e esfregue levemente sobre as áreas manchadas do colchão. Retire o excesso com um pano limpo e húmido.

No caso das manchas biológicas (sangue, urina, suor), use um detergente enzimático. Passe o produto num pano limpo e bata sobre a mancha até saturá-la. Deixe atuar por 15 minutos e depois bata no local usando o mesmo pano para retirar a mancha por completo. Por fim, bata novamente com um pano limpo e molhado em água fria.

Atenção: não aplique os produtos de limpeza líquidos diretamente no colchão.

4

Perfumar o colchão

Depois das manchas terem sido limpas, espalhe uma quantidade generosa de bicarbonato de sódio no colchão misturado com cinco gotas do seu óleo essencial favorito. Deixe o bicarbonato atuar, absorvendo os odores, durante pelo menos 30 minutos. Quanto mais tempo ele ficar no colchão, melhor irá absorver e limpar os líquidos e odores que aí permaneçam.

5

Voltar a aspirar

Aspire novamente o colchão, para remover o bicarbonato. Use mais uma vez o acessório de escova para uma limpeza mais a fundo.

6

Deixar o colchão arejar

Para uma limpeza eficaz, nada como deixar o colchão apanhar um pouco de ar puro e, assim, secar alguma humidade que ainda possa conter. Aproveite os meses mais quentes, para abrir a janela do quarto e deixar o ar fresco entrar e secar o colchão mais rápido. A luz solar ajuda, ainda, a matar as bactérias e o mofo, eliminando todos e quaisquer odores.

7

Proteger o colchão

Depois da limpeza é hora de conservar o melhor possível o colchão. Gire o colchão, de modo a que a superfície se desgaste de maneira uniforme. Deve fazê-lo a cada três a seis meses, independentemente de lavar ou não o colchão.

É também uma boa ideia colocar uma capa plástica no colchão. Ela vai protegê-lo de eventuais líquidos que derrame, do pó, da sujidade, das manchas e até de insetos.

Faça a cama de lavado e prepare-se para uma noite de um sono particularmente tranquilo e reparador.

Depois de limpar colchão vai sentir enormes diferenças até na sua qualidade do sono. Aproveite para aromatizá-lo com uma fragrância bem relaxante e verá como se irá sentir muito melhor e confortável, quando deitado na sua cama.

Veja também