Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
19 Fev, 2018 - 00:00

Trocar de colchão: qual a hora certa?

Júlia de Sousa

Trocar de colchão? Olhe bem para a sua cama e tenha em consideração os sinais que indicamos para perceber se está, ou não, na altura certa.

Trocar de colchão: qual a hora certa?

Nos últimos tempos parou para pensar se está na altura de trocar de colchão? Se não fez, talvez deva. É que uma boa noite de sono pode estar à distância de um colchão novo. Sim, porque um colchão desgastado pode ser a causa de insónias, dores nas costas e outras patologias que vão perturbar o seu bem-estar e (até) influenciar a sua produtividade.

Ora, se quer “dormir como um anjo”, talvez queira olhar bem para o seu colchão para perceber se ainda está em bom estado ou se, pelo contrário, está na hora de ser substituído. Para o ajudar nessa tarefa, vamos dizer-lhe quais os sinais a que deve estar atento para perceber se está na hora de trocar de colchão.

5 sinais de que está na hora de trocar de colchão

Dormir bem é fundamental para o bom funcionamento do corpo e da mente. É durante o sono que se recuperam as energias necessárias para mais um dia de trabalho e que se regulam algumas das funções básicas do organismo. Claro que, para isso, é necessária uma boa noite de sono. E se tal não acontece, são evidentes os sinais de cansaço, mau humor e dificuldade de concentração, por exemplo.

Para garantir uma boa noite de sono há alguns fatores essenciais, sendo que uma boa almofada e colchão desempenham um papel essencial nesta missão de descanso. Por isso, se a qualidade do seu sono tem deixado algo a desejar, a culpa pode mesmo ser do seu colchão. Para o ajudar a perceber se está na hora de trocar de colchão, temos uma lista de sinais aos quais deve estar atento.

placeholder-1x1

1. Colchão sem firmeza

Se nos últimos tempos se tem apercebido de que o seu colchão tem vindo a perder firmeza, então está na hora de o substituir. Este é aliás, um dos sinais mais flagrantes de que deve trocar de colchão. É normal que aconteça. Com o uso, e dependendo das características do colchão, as molas vão perdendo força, a espuma vai perder a forma e as fibras vão comprimir. tudo isto faz com que o seu colchão deixe de suportar o seu corpo convenientemente e isso vai afetar a qualidade do seu sono.

2. Se acorda cansado e com dores no corpo

Falando em sinais claros de que está na hora de trocar de colchão, aqui está o mais evidente. É certo que isso pode acontecer porque anda com mais stress ou preocupado com alguma coisa e não consegue dormir bem. Mas se esta sensação de cansaço e dores é recorrente, o mais provável é que o seu colchão já não esteja a providenciar-lhe o conforto necessário para uma boa noite de sono.

3. Sente desníveis na superfície do colchão

Olhando a olho nu consegue detetar alguns pontos altos na superfície do seu colchão? E quando está deitado, essas elevações são notórias nas suas costas? Então aqui tem mais um sinal de que está na hora de trocar de colchão. Isso significa que a estrutura do colchão está deformada, o que é normal com o uso, mas esse desnivelamento vai afetar a capacidade de suporte e apoio que o colchão deveria dar ao seu corpo, criando pontos de pressão que afetam a qualidade do seu sono e descanso.

4. Se tem alergias

Se na hora de dormir, parece ser atacado por alergias, mas todo o quarto parece estar quase “esterilizado”, talvez se tenha esquecido do seu velhinho colchão, que – com o tempo e por mais que o limpe – vai acumulando poeiras, ácaros e bactérias que podem ser as responsáveis por tantos espirros e desconforto. Se é esse o caso, está na hora de trocar de colchão.

5. O seu colchão já passou da validade

Sim, os colchões também têm validade – ou, se preferir, um tempo útil de vida -, que dependendo das suas características pode mais ou menos longa. Há quem defenda que a um colchão deve ser substituído a cada oito anos, mas isso vai depender, obviamente, do desgaste do mesmo. Se os materiais mostrarem sinais de se estarem a degradar ou se verificar que o colchão está a afetar a qualidade do seu descanso, poderá ter que o trocar mais cedo.

Se identificou os sinais anteriores e já viu que está na hora de trocar de colchão, então aproveite e veja aqui as nossas dicas para escolher um colchão e garantir que descansa convenientemente.

Veja também: