Publicidade:

Como lidar com pessoas invejosas no trabalho: 7 dicas essenciais

Quer saber como lidar com pessoas invejosas no trabalho? Conheça as nossas dicas para o ajudar neste processo e garanta o seu bem-estar.

Como lidar com pessoas invejosas no trabalho: 7 dicas essenciais
Saiba como evitar que a inveja prejudique a sua carreira

Saber como lidar com pessoas invejosas no trabalho é um desafio diário que nos permite evoluir pessoal e profissionalmente. Por vezes, pode ser uma tarefa difícil, mas há estratégias que pode adotar.

A competição faz parte da natureza humana e está presente em várias situações da vida, onde nos cruzamos com pessoas com diferentes personalidades, interesses e objetivos.

No ambiente de trabalho é muito comum que as pessoas procurem destacar-se para conseguirem melhores oportunidades – e isso pode, ocasionalmente, ser motivo para um desconforto, certo? Descubra como contornar situações de inveja no ambiente laboral com as 7 dicas que selecionamos para si.

7 passos para lidar com pessoas invejosas no trabalho


1. Controle as suas emoções

Quando se é exposto a uma situação de inveja, é natural que surja a necessidade de confrontar as pessoas envolvidas. Para evitar situações de conflito respire fundo e não responda por impulso.

É necessário um constante exercício de autoconhecimento para perceber quais são os gatilhos que o levam a agir impulsivamente em situações adversas. Saber como lidar com pessoas invejosas no trabalho é conseguir reconhecer quais são os seus limites e adotar estratégias de gestão emocional para responder assertivamente em situações de conflito.

2. Acredite em si

como lidar com pessoas invejosas

Não deixe que qualquer sentimento de inveja origine insegurança no desenvolvimento das suas tarefas. Acreditar em si próprio e valorizar as suas forças profissionais é essencial para desempenhar eficazmente as suas funções e deixar transparecer uma posição de confiança no trabalho.

Lembre-se: os profissionais que invejam os seu colegas de trabalho são pessoas inseguras e não acreditam nas suas próprias capacidades de evolução. Seja diferente.

3. Não se exponha demasiado

Evite falar demasiado da sua vida pessoal e dos seus projetos. Aborde estes temas apenas com os colegas que considera realmente de confiança.

Para saber como lidar com pessoas invejosas tem que ter em mente que deve evitar que elas saibam demasiado sobre si, sobre a sua vida e, principalmente, dar-lhes a conhecer os seus pontos fracos.

4. Tenha cuidado ao partilhar as suas conquistas

É natural que queira partilhar os seus êxitos profissionais com os seus colegas de trabalho. Assegure-se que divide as suas conquistas apenas com quem considera que ficará verdadeiramente feliz com o seu sucesso.

5. Foque-se no seu trabalho

Saber como lidar com pessoas invejosas de forma eficaz é conseguir garantir que nenhuma situação de inveja prejudica o seu desempenho profissional. Direcione todas as suas energias para o que realmente é importante para si. Por isso, concentre-se e realize o seu trabalho com determinação e empenho para alcançar os melhores resultados.

6. Valorize o seus colegas

como lidar com pessoas invejosas

Sem falsos elogios, reconheça o valor dos seus colegas e a influência que cada um deles tem para o sucesso da empresa. Ao ser reconhecida e valorizada pelas suas qualidades, a pessoa invejosa reduzirá os seus sentimentos de inferioridade ou frustração profissional.

A valorização profissional diminui a ocorrência de situações de conflito interno e/ou externo, aumenta a motivação, o compromisso e a satisfação no trabalho.

7. Construa bons relacionamentos

Uma excelente forma de contornar a inveja é cultivar bons relacionamentos com os seus colegas de trabalho. Seja sempre profissional, mas também prestável e humilde. Ajude os seus colegas de trabalho sempre que for necessário.

Saber como lidar com pessoas invejosas no trabalho é, sobretudo, cultivar relacionamentos sólidos entre os elementos da empresa e gerar sentimentos positivos entre os mesmos.

Veja também:

Ana Luísa Machado Ana Luísa Machado

Ana Luísa Machado é Mestre em Psicologia e possui formação em Marketing Digital & Ecommerce. É uma foodie assumida e uma apaixonada por comunicação, tecnologia e viagens. Adora partilhar experiências e acrescentar valor a todos os que se cruzam na sua vida.