Publicidade:

Como limpar camurça sem falhas: dicas essenciais

Como limpar a camurça? Esta é uma questão que muitos de nós gostaria de saber e assim recuperar algumas peças de eleição no nosso guarda fatos.

Como limpar camurça sem falhas: dicas essenciais
Todo o cuidado é pouco

Quantos de nós não tem guardado aquele casaco de que tanto gostamos e não conseguimos deitar fora mas que está manchado e não podemos levá-lo assim para a rua? Pois bem, com o nosso guia de como limpar a camurça, essas peças que serviam apenas para ‘museu’ podem voltar a ser exibidas em exposição ambulante pelas ruas.

Como limpar a camurça: tudo o que precisa saber


Material adequado

Se há regra sagrada na questão de saber como limpar a camurça é mesmo a utilização das ferramentas adequadas. Seja em roupas ou em calçados, é necessário obter uma escova específica para a limpeza de camurça. Estas escovas têm um lado com cerdas metálicas para remover resíduos e outro com cerdas macias que servem para alisar a camurça.

Teste sempre!

Por mais à vontade que esteja com os processos de limpeza da camurça, não se aventura logo na peça toda. Teste sempre num pedaço pequeno, preferencialmente por dentro da peça (se for de camurça).

Como limpar a camurça: especial sapatos

Comece por limpar os sapatos ou botas com a escova próprias de limpeza de camurça. Inicie o processo passando a parte mais dura da escova para remover os detritos e pó acumulado e passe-a sempre no sentido da fibra do tecido. Na parte das costuras, caso estejam muito danificadas, pode fazer ambos os movimentos para uma limpeza mais eficaz.

Se esta técnica não funcionar, terá de passar à fase da água. Como assim aplicar água para saber como limpar a camurça? Verdade, é um mito que não se pode utilizar, temos é de o fazer corretamente! Para manter a uniformidade do calçado, deve aplicar água em todo o sapato o que evita manchas desnecessárias. Utilize a escova de camurça para aplicar uma pequena quantidade de água em todo o sapato e esfregue a área manchada e deixe secar naturalmente.

Ver também como lavar sapatilhas corretamente >>

Como limpar a camurça: especial têxteis e acessórios

No caso das peças de roupa e acessórios, o processo a ter em conta pode ser exatamente o mesmo dos sapatos. No entanto, existem pequenas diferenças a considerar:

  • passe a escova de camurça na peça para soltar as fibras do tecido;
  • para remover manchas, aplique uma fina camada de pó de talco à peça e deixe atuar algumas horas;
  • use depois a escova de camurça para remover o pó.

Prevenção acima de tudo

A melhor estratégia nos casos das peças de camurça é mesmo tentar evitar ao máximo que se sujem, mas existem alguns truques para o ajudar:

  1. aplique um impermeabilizante para camurça. Eles estão à venda em lojas de especialidade, são fáceis de aplicar e agem como uma barreira contra a sujidade e manchas de água;
  2. a aplicação do produto deve ser feita antes da primeira utilização e depois de cada limpeza que faça.
  3. mantenha o material seco – evite usar estas peças em dias de chuva!
  4. conserve estes materiais em boas condições: os sapatos na caixa original e os casacos nos sacos de tecido próprios para o efeito, por exemplo.

Veja também:

Limpeza e Arrumação