Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
12 Jul, 2018 - 00:00

Saiba como remover tinta de caneta da roupa

Helena Peixoto

É uma questão que habita, sobretudo, a mente das mães e pais de pequenos reguilas: como remover tinta de caneta da roupa?

Saiba como remover tinta de caneta da roupa

Quem tem miúdos pequenos sofre muito deste problema, mas não é apenas a esta franja da sociedade que assola a questão. Afinal, quem nunca teve a experiência de uma caneta rebentada num bolso? Não desespere em qualquer que seja a situação, pois com as nossas dicas quase toda a roupa tem salvação. Descubra como remover tinta de caneta da roupa.

Como remover tinta de caneta da roupa e deixá-la imaculada novamente?

Antes de saber precisamente como remover tinta de caneta da roupa, é importante perceber a distinção entre dois tipos de tinta: as canetas à base de água, que por isso são mais fáceis de limpar, e as tintas de caneta à base de óleo ou canetas permanentes, mais teimosas para sair da roupa. Em ambos os casos há solução, mas cada uma exige cuidados diferentes. Vamos descobri-los?

remover tinta de caneta

Remover tinta de caneta à base de água

A grande maioria das canetas que circulam são feitas com tinta à base de água, pelo que à partida terá o trabalho facilitado. Tome nota do passo a passo.

  • Opte por um pequeno pré tratamento antes de colocar a roupa na máquina: use um pano de microfibra ou papel de cozinha para absorver o excesso de tinta da mancha e pressione levemente. Se o tecido for muito delicado pode usar algodão para não danificar as fibras.
  • Coloque um pouco de água morna ou detergente para a loiça na mancha e espere alguns minutos. Pode também deixar a mancha de molho em leite quente, sumo de limão ou vinagre branco.
  • Lave a peça de roupa normalmente usando um detergente líquido, tendo sempre em atenção as instruções de lavagem da peça de roupa.

Remover tinta de caneta à base de óleo ou tinta permanente

Saber como remover tinta de caneta de roupa que tenha na sua composição óleo ou tinta permanente pode ser mais desafiante mas não é impossível! Há formas de a fazer desaparecer.

  • Use um pano de microfibra ou um pouco de papel de cozinha para retirar o máximo de tinta possível do tecido.
  • Com um pouco de álcool etílico ou sabão antibacteriano tente remover a mancha. Se optar por alcoólica não se esqueça de fazer o tratamento num ambiente arejado e de fazer um teste numa zona escondida da roupa primeiro.
  • Uma outra possibilidade é a utilização de laca ou acetona. Mas, atenção: não se esqueça de fazer sempre primeiro o teste.
  • Por fim, coloque a peça de roupa na máquina para a lavar normalmente.

Dicas gerais para saber como remover tinta de caneta da roupa

  • Em qualquer um dos casos de tinta, é mais fácil conseguir remover a nódoa se agir rápido.
  • Nunca esfregue a mancha de tinta de caneta: ao invés de ajudar, só vai alastrar a borra.
  • Existem alguns removedores específicos para tirar manchas que podem ser grandes aliados, desde que cumpridas as instruções na sua embalagem.
  • Já sabe: seja qual for a técnica que decida implementar, é muito importante que teste sempre numa zona pequena e escondida da roupa para garantir que não a vai danificar.
Veja também