Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
25 Abr, 2018 - 00:00

Como limpar sapatos de pele, camurça ou verniz

Teresa Campos

A limpeza do calçado é tão ou mais importante do que a da nossa roupa. Aprenda como limpar sapatos com truques para fazê-lo sem enganos.

homem a limpar sapatos de pele com escova própria

Tratar do calçado é um dever de todos, mas há que ter em conta que nem todo o calçado é igual. Os cuidados a ter diferem e, por isso, é importante aprender como limpar sapatos, tendo em conta as suas especificidades: material, tipo de sujidade/manchas… Para isso, construímos uma verdadeiro guia, super completo, que lhe vai esclarecer todas as dúvidas.

Como limpar sapatos de toda a sujidade, manchas e maus odores

jovem a aprender como limpar sapatos

No geral, há cuidados que podemos ter com todos os nossos sapatos, garantindo que eles permanecem minimamente limpos e com bom aspeto. Ora, espreite.

Arejar: deixá-los a arejar por um período, antes de os guardar na sapateira, é uma boa prática.

Limpar superficialmente: se for escovando ou passando um pano nos seus sapatos, irá evitar o acumular de sujidade e, mesmo, de bactérias. Com uma escova pequena, limpe a sujidade acumulada nas solas e, com uma esponja ou pano, limpe a parte superior.

Usar papel absorvente: é verdade, se guardar os seus sapatos com uma folha de jornal ou de papel absorvente no interior de um dia para o outro, conseguirá eliminar o mau cheiro e a humidade.

Lavar com bicarbonato: pelo menos uma vez por mês, é aconselhável lavar os sapatos com bicarbonato de sódio ou álcool. Use também com  frequência desodorizantes e talcos para calçado. Isso vai ajudar a afastar os odores desagradáveis.

Como limpar sapatos de pele em 4 passos

  1. Use uma escova de cerdas macias ou um pano húmido para retirar a sujidade das suas botas ou sapatos de pele, sem com isso os riscar.
  2. Deixe secar o calçado naturalmente, caso o tenha humedecido.
  3. Depois de secas, hidrate bem a pele do calçado. Assim, ficaram suaves e não terão tendência para quebrar. Opte por um creme incolor e neutro, sem produtos químicos e tintas.Aplique o hidratante com uma esponja ou pano e deixe que a pele dos sapatos o vá absorvendo.
  4. Finalmente, esfregue os seus sapatos com um pano de algodão ou uma escova para ganhar lustro e ficarem bem brilhantes. Repita este processo duas vezes por mês.

Como limpar sapatos de camurça: 4 métodos diferentes

Método 1: Escovagem

  1. Evite usar água, optando por uma escovinha específica para sapatos de camurça.
  2. Escove delicadamente o sapato para tirar o pó e a sujidade seca, escovando sempre no mesmo sentido.
  3. Se houver arranhões que não saiam com esta escovagem, experimente raspar delicadamente a região afetada com uma faca para levantar as fibras do material.
  4. No caso do calçado ter manchas mais difíceis, use uma borracha para apagá-las. Tente esfregar uma borracha, pressionando com cuidado a área afetada e aumentando a força consoante seja necessário.
  5. Finalmente, passe um spray protetor da camurça para prolongar o seu bom aspeto.

Método 2: Enxaguamento

  1. Humedeça a parte exterior do calçado e passe, de seguida, uma escova molhada pelo sapato. Embora a água possa desbotar a camurça, ela ajuda a remover as manchas causadas pela própria água.
  2. De seguida, retire o excesso de água com um pano seco e coloque um papel amassado dentro do sapato para que ele não perca a sua forma original.
  3. Deixe secar de um dia para o outro, em local bem ventilado.
  4. Quando o calçado estiver bem seco, passe uma escova suavemente pela camurça. Isso ajuda a fazer com que o material volte à sua forma original.

Método 3: Remoção de manchas mais específicas

  • Gordura: para remover manchas de gordura, por exemplo, use uma escovinha de limpar as unhas. Esfregue a mancha com essa escovinha e água morna.
  • Lama: se os sapatos tiverem lama, deixe-os secar naturalmente. Depois, com uma escovinha, retire a terra, sem entranhar ainda mais a sujidade. Deixe novamente o calçado a secar, sob a luz solar. Quando a lama restante tiver endurecido, já conseguirá retirar toda a sujidade com a escova ou com a própria mão.
  • Chiclete ou cera: use o frigorífico para remover pastilha elástica ou cera derretida. Coloque os sapatos num saco plástico hermeticamente. Espere umas horas até endurecer e poder ser retirado aos pedaços. Finalize, passando a escova.
  • Sangue: retire estas manchas com algodão humedecido em água oxigenada. Pressione o algodão sobre a mancha até ela desaparecer.
  • Tinta: se a tinta ainda estiver fresca, use uma toalha para absorver. Caso já tenha secado, use uma lixa para raspar a mancha ou, ainda, algodão humedecido em álcool líquido.

Método 4: Soluções caseiras

  • Vinagre branco: humedeça um pano com um pouco de vinagre e aplique sobre a mancha. Deixe secar e depois passe uma escovinha.
  • Palha de aço: passe por todo o sapato, sobretudo pelas áreas com manchas secas.
  • Polidor das unhas: passe o polidor nas manchas e, depois, exponha o calçado a um ambiente com vapor. Os poros da camurça vão abrir e libertar a sujidade mais facilmente.

Como limpar sapatos de verniz: 4 dicas essenciais

  • Use um pano húmido: elimine o pó com um pano de flanela ou camurça húmido. Para retirar a sujidade entre as costuras, use uma escovinha.
  • Utilize azeite: o azeite hidrata, remove riscos e, também, pequenas manchas. Mergulhe um pano de algodão em algum azeite, esfregue-o nos seus sapatos e deixe atuar por 20 minutos. De seguida, passe outro pano para retirar o excesso.
  • Aplique vaselina ou óleo: coloque um pouco de vaselina num pano macio e esfregue-o nas marcas indesejadas, até elas desaparecerem.
  • Opte por limpa-vidros: esta é a solução indicada para manchas muito impregnadas.

Agora já não há razão para não andar com o calçado 100% impecável. Como viu, até as manchas mais difíceis de remover têm solução. Basta aplicar os produtos certos e seguir minuciosamente as nossas preciosas dicas sobre como limpar os sapatos.

Veja também