Publicidade:

Como remover ferrugem com truques caseiros e de forma simples

Aprenda como remover ferrugem dos mais diversos materiais e saiba também como prevenir o seu aparecimento. Está tudo aqui!

Como remover ferrugem com truques caseiros e de forma simples
Tire a ferrugem dos seus objetos e bens

Para quem pensa que todos aqueles pertences enferrujados já não têm salvação, pedimos a máxima atenção. Vamos ensinar como remover ferrugem de metais, tecidos e pavimentos, com soluções caseiras de muito fácil preparação e aplicação.

Não se desfaça dos seus bens ferrugentos, pois eles ainda podem ser recuperados e de maneira bastante prática e económica. Se acha que já tentou de tudo, confira as nossas dicas.

Como remover ferrugem de qualquer material ou superfície


limpar ferrugemFonte: Unsplash/ninjason

Como remover ferrugem com soluções caseiras

Vinagre branco: o vinagre provoca uma reação, libertando a ferrugem agarrada à superfície. Mergulhe o objeto enferrujado num recipiente com vinagre branco durante algumas horas e depois limpe com um pano a ferrugem que se soltou. Se o objeto for muito grande, aplique diretamente o vinagre branco, colocando uma camada e deixando atuar durante um tempo. Pode também mergulhar uma folha de alumínio no vinagre e usá-la para esfregar a ferrugem.

Sal e lima/limão: espalhe sal na área enferrujada até ela ficar totalmente coberta. Esprema algumas gotas do sumo da lima/do limão por cima e deixe atuar, duas a três horas. Retire a mistura usando a casca da lima/do limão, pois assim não danificará o material.

Bicarbonato de sódio: faça uma pasta com o bicarbonato de sódio, misturando-o com água até a solução ficar espessa o suficiente para espalhar no metal. Deixe atuar e depois limpe, removendo o bicarbonato com uma escova de dentes e passando, depois, por água.

Batata e detergente: corte uma batata a meio e cubra a parte cortada com detergente. Aproxime a batata da zona enferrujada e deixe atuar por umas horas, até a reação química eliminar a ferrugem.

Ácido cítrico: coloque um pouco de ácido cítrico num recipiente de plástico e despeje sobre ele água quente, até cobrir o objeto enferrujado. Deixe durante a noite, enxaguando e secando no dia seguinte.

Como remover ferrugem de roupas

Sumo de limão e água: aplique sumo de limão na área afetada, sem deixar secar. Depois, use água para enxaguar e retirar o sumo e a ferrugem e lave a peça de roupa. Em tecidos mais grossos e/ou com manchas maiores, aplique sal na área afetada, juntamente com o sumo de limão.

 

Como remover ferrugem do chão

Glicerina: crie uma pasta de 7 partes de glicerina, uma parte de citrato de sódio, 6 partes de água morna e pó de giz suficiente para espessar. Espalhe a mistura na área manchada e deixe-a endurecer. Depois, use uma ferramenta de metal para raspá-la.

Como remover ferrugem de porcelanas ou cerâmicas

Bórax: limpe as porcelanas e as cerâmicas enferrujadas com uma pasta de bórax e sumo de limão. Espalhe na área afetada, remova com pedra-pomes e seque muito bem para evitar que se forme mais ferrugem.

Como remover ferrugem de aço

Cebola: use uma lixa fina para esfregar o aço. Depois, passe na zona metade de uma cebola e enxague com água quente.

 

Como prevenir a ferrugem

  • Seque bem os metais. Guarde-os em local seco e à temperatura ambiente, precisamente para evitar a acumulação de humidade.
  • Aplique uma base, protetora do metal.
  • Aplique camadas sólidas de tinta. A tinta irá afastar a humidade, causadora da ferrugem.

Objetos enferrujados além de má apresentação, podem ter o seu bom funcionamento seriamente comprometido, certo? Porém, o lixo não tem de ser o seu destino. Ponha em práticas as nossas sugestões e não tenha medo de repetir mais do que uma vez o procedimento ou, mesmo, combinar alguns deles. Vai ver como remover ferrugem pode ser simples e uma batalha vencida!

Veja também:

Limpeza e Arrumação