Helena Peixoto
Helena Peixoto
29 Abr, 2020 - 11:22

Saiba como remover ferrugem de forma rápida e simples

Helena Peixoto

Depois de ler este artigo, saber como remover ferrugem da forma o mais eficiente possível vai deixar de ser um problema. Atente nestas dicas.

louça com ferrugem

Acredite, é bem mais simples do que imagina saber como remover ferrugem, seja de vários objetos metálicos como, por vezes, até da própria roupa. Não deite fora os objetos ou têxteis assim que percebe que os mesmos estão carregados de ferrugem; afinal, eles têm salvação e não é assim tão complexo eliminar este vestígio. 

Existem formas simples, económicas e rápidas de se livrar da tão odiada ferrugem. Saiba como! 

COMO remover FERRUGEM SEM DRAMAS 

colheres com ferrugem

O que é a ferrugem 

Ferro e átomos de oxigénio; água. A ferrugem é, nada mais nada menos, do que a junção dos dois elementos que, em determinados objetos e superfícies, podem causar verdadeiros estragos.

Objetos que nos são muito queridos e úteis ou até peças de roupa podem ser atingidas por este problema, sobretudo quando os ambientes são húmidos e os objetos e superfícies não têm nenhuma camada protetora. 

SOLUÇÕES SIMPLES PARA ELIMINAR FERRUGEM 

Vinagre branco

O vinagre é muito eficaz no que toca a eliminação de ferrugem. Experimente por isso mergulhar o objeto enferrujado num recipiente com vinagre branco durante algumas horas. Depois disso, e com a ajuda de um pano, limpe a ferrugem que se soltou.

Caso seja um objeto muito grande, aplique o vinagre branco diretamente. Pode até mergulhar uma folha de alumínio no vinagre e utilizá-la para esfregar a zona enferrujada.

Sal e lima/limão

Espalhe sal na área enferrujada até ela ficar totalmente coberta. Esprema algumas gotas do sumo de lima/limão por cima e deixe atuar, duas a três horas.

Retire a mistura usando a casca da lima/do limão, pois assim não danificará o material.

Bicarbonato de sódio

Misture bicarbonato de sódio com umas gotas de água até formar uma solução espessa o suficiente para espalhar.

Deixe a mistura atuar durante umas horas e, com a ajuda de uma escova, remova o bicarbonato. Passe por água e seque muito bem. 

Batata e detergente

Pegue numa batata, corte-a a meio e cubra a parte cortada com um pouco de detergente. Coloque a zona da batata cortada em contacto com a zona enferrujada e deixe-a atuar durante algumas horas. Assim vai dar-se uma reação química e a ferrugem será eliminada.

Como remover ferrugem com glicerina

glicerina para tirar ferrugem

Também é possível saber como remover

ferrugem com glicerina. Faça uma mistura de 7 partes de glicerina para uma parte de nitrato de sódio, 6 partes de água morna e pó de giz suficiente para engrossar a mistura.

Aplique a mistura na área manchada e deixe-a endurecer. Depois, é só raspar esta mistura dura com um utensílio à sua escolha, tenha apenas cuidado para não riscar. 

Cebola

No caso de peças de aço, a cebola pode ser a melhor solução para saber como remover

ferrugem. Comece por utilizar uma lixa fina para esfregar o aço, mas sem fazer muita pressão.

Depois, corte uma cebola ao meio e passe-a várias vezes na zona afetada em movimentos circulares. Enxague com água quente e seque bem o objeto.

Como remover ferrugem de roupas

No caso das roupas, que sim, também podem acumular ferrugem, uma das formas mais eficazes de remover ferrugem passa por aplicar sumo de limão e água. Deite algumas gotas de sumo de limão na área afetada, mas sem deixar secar.

Utilize um pouco de água para enxaguar e retirar o sumo e verá que a ferrugem será também eliminada. No caso de enfrentar uma nódoa de ferrugem mais complicada, teimosa ou caso o tecido seja bastante grosso, aplique sal na área afetada, juntamente com o sumo de limão.

Como remover ferrugem de superfícies cromadas

No caso das superfícies cromadas, como as torneiras de casa de banho por exemplo, em que existe um acabamento cromado que serve precisamente para prevenir ao máximo a oxidação e aparecimento de ferrugem, também é importante conhecer dicas para remover os vestígios de ferrugem que aparecem. Isto porque, apesar da proteção do cromado, o ambiente húmido da casa de banho acaba por ser o ambiente ideal para que a mesma apareça. 

Para eliminar ferrugem dos seus cromados e recuperar o seu brilho, pode optar por utilizar um produto de compra específico para o efeito. Existem vários no mercado (e não são caros) e são esses que deve utilizar na limpeza diária destas peças de casa de banho. Isto porque ao utilizar um produto próprio para o efeito, as duas propriedades garantem a correta limpeza sem que seja abrasivo e remova a propriedade protetora. 

No entanto, antes de o fazer de forma global, é importante que teste o produto numa área pequena para garantir que é realmente adequado para esse objeto em questão. 

COMO PREVENIR A FERRUGEM

Tão importante quanto saber como remover ferrugem é também saber como a prevenir. Afinal de contas, se implementar pequenos hábitos no seu dia a dia depois não terá de despender tempo e energia a tentar solucionar o problema. 

Aqui fica uma lista com algumas dicas que ajudam a evitar ou pelo menos a minimizar o aparecimento de ferrugem: 

  • Seque sempre muito bem os metais e guarde-os num local seco e à temperatura ambiente de forma a evitar a acumulação de humidade;
  • Sempre que possível, aplique uma base protetora específica para metais; 
  • Quando se tratar de um objeto pintado, aplique camadas bem sólidas de tinta e não deixe nenhuma área por pintar. A tinta vai afastar a humidade, principal causa da ferrugem. 
Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins.