Publicidade:

Como secar roupa mais rápido: 8 truques

Na pressa dos afazeres domésticos nem sempre a roupa seca a tempo. Sabe como secar roupa mais rápido? Veja as nossas dicas.

Como secar roupa mais rápido: 8 truques
Truques simples e eficazes

Às vezes é bastante difícil secar a roupa rápido, principalmente se não tem uma máquina de secar ou o local não permite estender as roupas bem esticadas, com espaço entre cada peça, nem permitindo uma boa ventilação. Pois bem, seja porque os dias estão frios e húmidos ou porque precisa mesmo daquela camisa que ainda não está seca, nós temos as melhores dicas para saber como secar roupa mais rápido.

Como secar roupa mais rápido? 8 dicas essenciais

1. Centrifugue

secar

Se colocou as roupas para lavar numa máquina e já sabe que elas terão pouco tempo para secar, opte por usar a maior velocidade de centrifugação disponível. O processo irá enxaguar o máximo de água das peças e o resultado final será de peças menos molhadas na hora de estender. Evite esta opção se as roupas em questão forem peças mais delicadas ou de tecidos leves, isto pode danificar os artigos.

2. O truque da toalha

toalhas

Esta dica pode ser feita de duas formas: com uma ou duas toalhas macias e secas. No primeiro caso, abra uma toalha grande, macia e seca por cima de uma superfície plana. Estenda por cima a peça que pretende secar e enrole a toalha junto da peça, como se fosse fazer um rolo. Aperte toda a extensão da toalha, desenrole e repita.

No segundo caso o processo é o mesmo, só que em vez de enrolar a toalha, o passo seguinte é estender por cima outra toalha macia e seca e pressionar repetidamente a peça de roupa.

As toalhas irão ajudar a enxaguar a água do tecido e farão com que a roupa seque mais rapidamente.

3. Aposte no secador

secador

Tem um secador de cabelo? Para peças menores talvez esta seja uma boa opção de como secar roupa mais rápido. Primeiro retire todo o excesso de água, em seguida ligue o secador e direcione o ar quente para a roupa. Certifique-se de secar o exterior, o interior, os bolsos, o colarinho, todos os lados do artigo e tenha muito cuidado para não manter o foco do ar quente por muito tempo na mesma parte da roupa, alguns tecidos podem incendiar.

4. Ferro de passar

roupa

Para os mais ousados, existe ainda mais uma opção: usar o ferro de passar a roupa. Retire com muito cuidado todo e qualquer excesso de água da peça, estenda num local plano, estenda por cima uma toalha fina e seca sem bordados ou estampados, e passe o ferro quente por cima da toalha.

5. Localização é tudo

roupa

Se mesmo com as dicas referidas, a roupa não ficou seca, lembre-se de que localização é tudo: deixe as roupas secarem num local fresco e arejado, pois a circulação de ar acelera o processo de secagem. Pode fazer toda a diferença deixar o estendal próximo do desumidificador ou ventoinha. Vire o estendal de vez em quando para garantir que todas as peças entrarão em contacto com o ar fresco.

6. A ventoinha também dá uma ajuda

Por incrível que pareça, terá melhores resultados se usar ar frio em vez de quente para secar a roupa mais rápido. O truque é estender pouca roupa, bem esticada e separada entre si para permitir que o ar ventile livremente, colocar a ventoinha a funcionar na potência máxima e mudar a posição da roupa de ver em quando, para secar uniformemente. Terá o mesmo efeito que um dia de muito vento!

7. Pendure a roupa em cabides

Ao estender a roupa com a ajuda de cabides tem duas vantagens: a roupa seca mais rápido e, à partida, já não vai precisar de usar o ferro para a passar. Camisas, camisolas, vestidos ou casacos secam mais rápido e ocupam menos espaço no estendal se os colocar em cabides em vez de usar as habituais molas. Além disso, o ar circula melhor e a roupa não fica com a marca das molas.

8. Secar na máquina mas mais rápido

como secar roupa mais rápido

A máquina de secar roupa é o super-herói de qualquer casa! Nos dias de outono e inverno, em que o excesso de humidade e a correria do dia a dia não permitem secar a roupa no exterior, esta ainda é a melhor solução. Mas o processo nem sempre é muito rápido e a conta da eletricidade sai penalizada. Para secar as roupas mais rápido, coloque uma toalha de banho seca junto com as roupas molhadas e deixe a máquina trabalhar durante 15 minutos, depois, retire a toalha e continue a secagem.

Veja também: