Publicidade:

15 dicas para poupar dinheiro sem sacrifícios

É sempre uma boa altura para melhorar os nossos hábitos. Siga estas dicas para poupar dinheiro e fazer mais com o mesmo rendimento.

15 dicas para poupar dinheiro sem sacrifícios
Arrume as contas e liberte-se!

Se sente uma certa inveja daquelas pessoas que, não ganhando balúrdios, parecem conseguir tudo o que querem, saiba que o truque é saber maximizar o proveito dos rendimentos que recebe. Assim, trazemos-lhe algumas dicas para poupar dinheiro e começar a viver mais sem precisar de se endividar.

15 dicas para poupar dinheiro


1. Use um mealheiro

dicas para poupar dinheiro

A ideia pode parecer antiquada, mas resulta de verdade. Arranje um mealheiro e comece a enchê-lo regularmente com o dinheiro que tem na carteira ao final do dia e vai ver que, em alguns meses, junta uma quantia surpreendente.

2. Pague sempre com dinheiro

dicas para poupar dinheiro

Os cartões são muito práticos mas fazem-nos perder o sentido ao dinheiro que estamos a gastar, porque não vemos as notas a sair. As melhores dicas para poupar dinheiro que lhe podemos dar começam todas por aqui: sempre, sempre, dinheiro.

3. Aponte as suas despesas

dicas para poupar dinheiro

Anote tudo: o café a meio da manhã, o caderno que fazia falta, o queijo que comprou a caminho de casa. Não há melhor forma de evidenciar as despesas desnecessárias!

4. Leve o almoço de casa

dicas para poupar dinheiro

Se procura dicas para poupar dinheiro, já está a contar com esta. Troque os almoços fora por refeições preparadas em casa. Além de poupar vai fazer uma alimentação muito mais saudável.

5. Tome pequeno-almoço

dicas para poupar dinheiro

Sair de casa sem comer é uma espécie de contra-dica para poupar dinheiro. Vai sair com fome e é certo que, ao dar de caras com um bolo fresco ou sentir o cheiro do pão acabado de cozer, vai comprar na rua um produto que, em casa, sairia muito mais barato.

6. Pense bem antes de comprar

dicas para poupar dinheiro

A camisola é giríssima, mas precisa mesmo dela? Quando vai às compras, fique-se por aquilo de que precisa e evite comprar porque é giro ou porque o faz sentir-se bem. Vai acabar a gastar bem menos e nem vai ser difícil fazê-lo.

7. Crie panos de limpeza

dicas para poupar dinheiro

Parece brincadeira, mas não é. Aquelas camisolas velhas que tem por casa e que até já pensou dar dão excelentes panos de limpeza se forem cortadas em pedaços. Além de uma boa dica para poupar dinheiro, é uma boa dica para ajudar o ambiente.

8. Fuja das comissões bancárias

dicas para poupar dinheiro

Todos os serviços feitos ao balcão de um banco são mais caros – e quase todos têm alternativa online (homebanking) ou nas caixas multibanco. Antes de fazer operações, consulte os custos e procure saber se não há alternativas gratuitas.

9. Procure entretenimento gratuito

dicas para poupar dinheiro

Dicas para poupar dinheiro são dicas de cultura grátis: cinema ao ar livre, concertos em praças públicas, exposições e festivais culturais – tudo o que for gratuito é mais um passo para uma boa poupança.

10. Cozinhe em casa

dicas para poupar dinheiro

É uma das mais populares dicas para poupar dinheiro, basta seguir este lema: se vai ao restaurante, é para comer algo que não sabe fazer em casa. Se é para comer esparguete com bacon e molho de tomate, para quê pagar o triplo do preço dos ingredientes? Sempre que der, cozinhe em casa. É mais saudável, mais saboroso e, claro… mais barato!

11. Compre marcas brancas

dicas para poupar dinheiro

As marcas brancas têm vindo a ganhar terreno junto dos consumidores e já apresentam produtos de grande qualidade. Experimente e vai ver que no fim das compras a conta está substancialmente menor.

12. Esteja atento às promoções/cupões

dicas para poupar dinheiro

Hoje em dia, há imensas promoções e vales de desconto que podem ser utilizados em todas as cadeias de super/hipermercados. Basta estar atento e habituar-se a fazer compras neste regime. É uma excelente forma de poupar nas compras.

13. Faça economia doméstica

dicas para poupar dinheiro

São dicas antigas, mas que fazem toda a diferença na conta do final do mês. Evite torneiras abertas demasiado tempo, banhos longos ou máquinas de lavar com pouca carga.

Também há inúmeras formas de poupar na eletricidade. Optar por lâmpadas económicas dentro de casa, ambientar a casa sem utilizar aquecedores e ventoinhas e apagar a luz em divisões em que não está são exemplos de como o fazer. Não deixe candeeiros acesos e aposte em equipamentos energeticamente eficientes.

14. Planeie férias com antecedência

dicas para poupar dinheiro

Se gostar de fazer uma viagem, nem que seja uma vez por ano, planeie com antecedência. Quanto menos planeada e mais em cima da data, mais cara lhe vai sair a viagem.

15. Faça carpooling

carpooçing para poupar dinheiro

Se vive perto de colegas de trabalho ou amigos, não vale a pena circularem três carros para três pessoas. Ao partilharem todos o mesmo carro não só vão poder poupar dinheiro, como também vão reduzir a poluição causada.

Poupar é um estilo de vida e não é complicado se souber os truques certos. Com algumas dicas para poupar dinheiro e disciplina, vai ver que chega ao objetivo!

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro e não é responsável pelos produtos apresentados. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se quiser sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].