Publicidade:

As 12 melhores dicas para poupar papel

Numa altura em que as preocupações ambientais estão no topo da agenda mundial, deixamos-lhe as melhores dicas para poupar papel e ajudar o planeta.

As 12 melhores dicas para poupar papel
Ao reduzir o uso de papel poupa o planeta e poupa dinheiro

Impressão de documentos, guardanapos, papel higiénico, papel para embrulhar prendas. Usamos papel para tudo e mais alguma coisa, aumentando sempre a nossa pegada ecológica. Reduzir este consumo excessivo implica uma mudança de hábitos. Felizmente, há dicas para poupar papel bastante fáceis de pôr em prática no dia-a-dia.

Estima-se que para produzir uma tonelada de papel são necessárias 2 a 3 toneladas de madeira. Todas estas árvores são cortadas sem que a plantação de novas árvores consiga acompanhar o ritmo do abate. Isto faz com que haja cada vez menos árvores, o pulmão do mundo.

Para além deste impacto negativo no meio ambiente, ainda temos a questão do papel que é deitado ao lixo. O papel leva de 3 a 6 meses para se decompor, e grande parte não é reciclado.

Se as razões ambientais não o convencem, pense no dinheiro que pode poupar se reduzir o uso de papel. Sejam quais forem as suas motivações, confira as nossas dicas para poupar papel.

12 dicas para poupar papel

dicas-para-poupar-papel

1. Evite imprimir

Encontrou um guia da cidade que vai visitar e quer levar na viagem? Pesquisou um artigo interessante que quer mostrar aos colegas? Não imprima esses documentos. Opte por anotar o link ou guardar o documento em PDF no seu smartphone, tablet ou portátil. Não só poupa papel como evita andar carregado com folhas para todo o lado.

2. Use os dois lados da folha

Se quer mesmo imprimir documentos, use os dois lados da folha. Programe o computador e impressora para imprimir frente e verso. É uma das dicas para poupar papel e reduzir volume nas capas de arquivo!

3. Aproveite melhor o espaço

Outra forma de poupar papel na impressão é colocar mais palavras em cada página. Basta mudar as margens de 1.25’’ para 1’’ para reduzir a quantidade de papel que utiliza em 8%. Reduza também o espaçamento, o tamanho da letra e use tipos de letra mais eficientes como o Times New Roman.

4. Evite erros na impressão

Outra das dicas para poupar papel aquando da impressão é criar o hábito de pré-visualizar todos os documentos antes de imprimir. Assim, pode verificar se tem todos os conteúdos de que realmente precisa e também a formatação. Se houver um engano na impressão, cancele assim que se aperceber, para poupar folhas.

5. Use folhas de rascunho

Se tem documentos de que já não precisa e tiverem um dos lados livres, pode usá-los como folhas de rascunho. Junte as folhas para criar um bloco artesanal ou use-as para imprimir pesquisas e conteúdos menos importantes.

6. Adote o formato digital

O consumo excessivo de papel pode ser facilmente reduzido se nos rendermos à tecnologia, sobretudo no trabalho. Se vai para uma reunião e precisar de tomar notas use o smartphone ou tablet. Para guardar documentos digitalize-os, crie arquivos eletrónicos e guarde-os na nuvem ou num disco externo. Mesmo os emails podem ser arquivados por assunto na sua própria conta de correio eletrónico ou através do Outlook.

7. Adira às faturas eletrónicas

Hoje em dia é possível receber extratos do banco e faturas de eletricidade, água, telefone e internet no email em vez de na caixa do correio. Desta forma, vai reduzir a quantidade de correspondência que recebe dos bancos e de outras entidades, logo vai poupar papel.

8. Reduza o papel na cozinha….

O papel absorvente e os guardanapos de papel dão imenso jeito, é fato. Mas há alternativas que são bem mais ecológicas. Pode usar aqueles guardanapos de pano que vinham no enxoval que sua mãe fez, toalhas de microfibra e panos de cozinha para obter o mesmo efeito.

9. ….E na casa-de-banho

Nas casas de banho públicas, prefira sempre o secador de mãos em detrimento das toalhas de papel. Em muitas culturas, é comum ter uma torneira ao lado da sanita para se lavar depois de fazer as necessidades. Se se adaptar, esta pode ser uma solução para poupar papel higiénico!

10. Diga não à publicidade

Outra das dicas para poupar papel de forma indireta é colocar uma etiqueta na sua caixa de correio a rejeitar a colocação de folhetos e desdobráveis publicitários. Se receber algum, recicle ou use os que são de papel de jornal para limpar vidros.

11. Reutilize papel de embrulho

Guarde o papel das prendas de Natal e aniversário que não esteja danificado ou escrito. Pode reutilizá-lo numa próxima ocasião festiva e ajuda a poupar umas árvores.

12. Recicle

Por último, deve colocar todo o papel que é para deitar fora no ecoponto azul. Ao reciclar está a evitar que mais papel seja produzido de origem. Se possível, compre também produtos de papel reciclado para ajudar a proteger o planeta.

Veja também:

Alexandra Nunes Alexandra Nunes

Alexandra Nunes é jornalista com experiência em imprensa e rádio. Depois de quase uma década a trabalhar na Rádio TSF partiu rumo ao Médio Oriente. A sede de conhecer novos mundos levou-a até ao Dubai, onde vive atualmente. Por lá, tem-se dedicado a explorar novas áreas da Comunicação e escreveu a biografia “Uma Mulher no Topo do Mundo” sobre a primeira portuguesa a chegar ao topo do Monte Evereste. É apaixonada por viagens, pessoas e as suas estórias.