Publicidade:

9 dicas para quem vai estudar em Londres

Vai estudar em Londres? Não perca tempo, prepare-se para um mundo novo e consulte as nossas dicas para dar os primeiros passos na cidade.

9 dicas para quem vai estudar em Londres
Prepare-se para os primeiros passos

Se vai estudar em Londres, uma coisa é certa: vai aprender tanto na escola quanto na rua. Londres é a cidade cosmopolita por definição. Única na sua oferta de arte, moda, comércio, entretenimento e diversão.

Além da sua posição cimeira no mundo dos negócios, Londres oferece também a vida noturna mais animada do Reino. E, apesar do Brexit, é possível candidatar-se às universidades do Reino Unido e saiba que o sonho de estudar em Londres é comum a muitos portugueses.

Em Londres vai encontrar o resto do mundo na sala de aula, tire partido dessa diversidade e faça amizades pelo mundo fora.

Conheça as nossas dicas para estudar em Londres


Bolsas de Estudo

Se vai estudar em Londres, poderá candidatar-se a bolsas de estudo ou outros apoios financeiros que podem ajudar a aliviar as despesas da estadia como, por exemplo, a bolsa Erasmus.

Alojamento – Onde Ficar

Quem vai estudar em Londres, pode optar por viver em residências estudantis – esta opção é a ideal pelo preço e pela comodidade de estar com outros estudantes -, num quarto ou cama alugado numa casa ou num apartamento. Há diversos sites e ferramentas que o podem ajudar na seleção, como, por exemplo, AirbnbCortissoGumtreeEasyroommateMoveflatSpareroom e IdealFlatmate.

Alojamento – Custos

O custo de vida em Londres não é barato, os custos do alojamento dependem da localização, da qualidade e tipo do imóvel, ou seja, se é single ou partilhado. Mas, por exemplo, na zona dois e três, um quarto single pode variar entre as 167 e as 200 libras, enquanto que uma cama num quarto varia entre 100 a 120 libras. Um apartamento nunca ficará por menos de 550 libras. Os arrendamentos são pagos à semana e não mensalmente.

estudante em londres

Alimentação

Como dissemos acima, viver em Londres não é barato. A alimentação ficará mais em conta se comprar no supermercado e cozinhar as refeições para levar. Os supermercados mais baratos em Londres são o Lidl, o Asda, o Morrisons e o Tesco. Optar pelas marcas brancas ajudará a poupar ainda mais. Se tiver paciência, consulte o site mySupermarket para comparar os preços dos vários produtos.

Transportes públicos

O sistema de transporte público não é perfeito, mas funciona muito bem. Por cerca 95 libras pode comprar um passe mensal de transporte para autocarros, comboio e metro e viajar sem limites dentro das 6 zonas de Londres. O metro funciona das 05h00 às 00h00, sendo que este último é o horário de saída, por isso, muitas linhas continuam com circulação até às 01h00. Os autocarros circulam 24 horas. Todos os pontos da cidade são cobertos pelos transportes públicos.

Segurança

Londres é, em geral, uma cidade segura, mesmo à noite e nos transportes públicos. Um dos principais motivos é a quantidade de câmaras de segurança. Em todo o caso, existem algumas exceções, pelo que é necessário ter especial atenção em algumas zonas.

Programas Culturais

Estudar em Londres dar-lhe-á acesso aos melhores museus do mundo e muitos deles são gratuitos. Também não poderá perder as peças de teatro, os concertos dos principais artistas mundiais, nem os ritmos e bandas mais alternativas, as estreias de cinema, as exposições especiais, as palestras, a arte urbana e muito mais.

Pontos turísticos

Desde as atrações mundialmente conhecidas como o Royal Albert Hall, o Palácio de Buckingham, a Abadia de Westminster, o London Eye, o Big Ben, a Torre de Londres, o West End, e o Palácio de Kensington, até às zonas mais comerciais de Carnaby Street, Regent Street, Oxford Street, o Harrods para os mais endinheirados, ou Camden Town para os mais remediados.

Desporto

Londres tem seis equipas na Premier League, com destaque para o Chelsea e Arsenal. Mas para além do futebol, Londres é a capital do desporto europeu: o torneio de Wimbledon, é a única cidade europeia que recebe jogos da NFL, a famosa maratona de Londres, as concorridas corridas de cavalos, o golfe, o criquete, o rugby , o hóquei no gelo, boxe, etc. Mas para além dos principais eventos, Londres oferece centenas de opções para quem quer aprender e/ou praticar desporto.

Veja também: