Publicidade:

Ficha ENES 2018: tudo o que deve saber

Após terminarem o ensino secundário, muito alunos preparam-se para uma nova etapa das suas vidas – o ensino superior. A ficha ENES é fundamental no processo.

Ficha ENES 2018: tudo o que deve saber
Descubra a importância deste documento para o acesso ao ensino superior

Se terminou o ensino secundário e está a pensar candidatar-se ao ensino superior, saiba que a ficha ENES é um documento essencial para conseguir validar a sua candidatura. Saiba mais.

Ficha ENES: tire todas as suas dúvidas aqui


ficha enes

Quem se pode candidatar ao ensino superior em 2018?

Através do regime geral, só é possível apresentar candidatura a um determinado curso e instituição do ensino superior, o aluno que reúna de forma cumulativa as seguintes condições:

  • ter aprovação no curso do ensino secundário para efeitos de prosseguimento de estudos ou ser titular de habilitação correspondente;
  • ter realizado provas de ingresso em 2016, 2017 ou 2018 e ter obtido uma classificação igual ou superior à nota mínima exigida para efeitos de candidatura;
  • ser aprovado nos pré-requisitos que são fixados para alguns cursos de ensino superior;
  • ter uma classificação igual ou superior ao fixado para o curso de ensino superior.

O que é a ficha ENES?

A ficha ENES é um documento necessário para efeitos de candidatura ao ensino superior e possui informação sobre provas de ingresso válidas, certificação e classificação do ensino secundário.

Esta ficha possui um código de ativação a ser utilizado na candidatura online de acesso ao ensino superior, sem o qual não é possível validar a candidatura.

O aluno que não for titular de uma ficha ENES válida será impedido de se candidatar ao ensino superior.

Quando e onde pedir

A ficha ENES deve ser pedida na escola secundária pelo aluno, depois de serem afixados os resultados dos exames nacionais e até ao início do período de inscrições para o ano letivo seguinte.

Se fizer exames na 2ª fase é necessário pedir nova ficha ENES?

Caso realize exames na 2ª fase, deve pedir nova ficha quando os resultados forem afixados. Nessa ficha serão incluídas as notas dos exames de ambas as fases e respetiva classificação final.

Se pedir reapreciação de uma nota de exame é necessário pedir uma nova ficha ENES?

Nos casos em que exista uma alteração na classificação de exames, o aluno deve solicitar nova ficha à sua escola e proceder à devolução da anterior.

Qual a validade da ficha ENES?

A ficha ENES é válida para todas as candidaturas no ano em que é emitida.

Se por exemplo, o ensino secundário foi concluído no ano 2017 e o aluno pretende candidatar-se com os exames realizados nesse ano, deve assinalar essa situação no campo 5 do boletim de inscrição para ser emitida posteriormente nova ficha com a data de 2018.

Os dados pessoais da ficha ENES estão incorretos e agora?

Após receber a ficha ENES deste ano, deve de imediato verificar todas as informações que nela constam. Caso seja detetado algum erro, deve solicitar à escola secundária a alteração dos dados que se encontram incorretos através do Programa ENES.

Após esta correção, deve aguardar que os novos dados sejam importados para o sistema de candidatura online.

A ocorrência destes casos não prejudica ou impede a apresentação da candidatura online.

Para mais informações deverá consultar o site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

Veja também:

Ana Luísa Machado Ana Luísa Machado

Ana Luísa Machado é Mestre em Psicologia e possui formação em Marketing Digital & Ecommerce. É uma foodie assumida e uma apaixonada por comunicação, tecnologia e viagens. Adora partilhar experiências e acrescentar valor a todos os que se cruzam na sua vida.

Saiba tudo sobre emprego