Publicidade:

6 ilhas no Reino Unido para visitar em qualquer altura do ano

O Reino Unido é um território insular cercado por mais de mil ilhas. Descubra e deixe-se inspirar pela nossa lista das melhores ilhas no Reino Unido.

6 ilhas no Reino Unido para visitar em qualquer altura do ano
O Reino Unido para lá do meio urbano

Há algo verdadeiramente extraordinário ao viajar para uma pequena ilha: é a fuga ao mundo moderno e a consequente reaproximação ao mundo ancestral que não volta mais. São milhares as ilhas que pontilham o litoral do Reino Unido, tornando estes pequenos pedaços de terra o destino perfeito para quem anda à procura de se desligar momentaneamente do ruído ensurdecedor da vida urbana. Descubra as melhores ilhas no Reino Unido e revisite parte da história de algumas civilizações esquecidas.

6 ilhas no Reino Unido a não perder


1. Isle of Wight

Uma das ilhas no Reino Unido com melhores acessibilidades e com o título invejável de lugar mais soalheiro do Reino. Esta ilha está classificada como uma área de impressionante beleza natural ao longo de deslumbrantes km de litoral. Descubra baías escondidas, praias isoladas e bonitas aldeias como Bembridge, um destino muito popular para velejar, com vistas panorâmicas para o mar. A Isle of Wight é, há já muito tempo, o destino favorito para as tradicionais férias em família, no entanto, com o surgimento de novos festivais de música, a ilha tem-se desenvolvido significativamente tornando-se numa referência para melómanos de todo o mundo.

isle of wight

2. Lewis and Harris

Lewis and Harris estão situados nas Hébridas Exteriores, uma cadeia de ilhas a menos de 2km da costa noroeste da Escócia. Um local remoto e varrido pelo vento, repleto de história e cultura, é um lugar onde poderá revisitar a vida tradicional destas ilhas no Reino Unido. A paisagem de Lewis é composta por imensas charnecas de turfa, enquanto que o lado de Harris é um lugar rochoso a rodear incríveis praias dignas do Caribe. Neste conjunto de ilhas poderá comprar o afamado e original tecido têxtil Harris Tweed, explorar as praias ao longo da costa oeste e visitar o círculo de Pedras de Callanish, datadas do mesmo período de Stonehenge.

lewis and harris

3. Burgh Island

Burgh Island é uma pequena ilhota ao largo da costa sul de Devon. Anexada ao continente por uma praia de areia na maré baixa, poderá viajar para a ilha durante a maré alta no incrível tractor marítimo que a região disponibiliza (o único em todo o mundo). Um dos grandes atractivos desta ilha é o Burgh Island Hotel, um hotel no estilo Art déco que é também a única acomodação na ilha. Viaje no tempo dentro deste edifício listado como Grade II (“estruturas particularmente importantes, de interesse mais que local”), recentemente restaurado e devolvido ao seu charme dos gloriosos anos 30, altura em que era frequentado por honoríficos britânicos como Sir Noel Coward ou Sir Winston Churchill. Foi também aqui, no Burgh Island Hotel, que Agatha Christie foi beber inspiração para alguns dos seus mais consagrados romances policiais.

burgh island

4. St Michael’s Mount

St Michael’s Mount é um monte de granito com um castelo no topo, erguido sobre a água brilhante da Mount’s Bay, na costa oeste da Cornualha. Inspirado na abadia da ilha de Mont St Michel, na Bretanha, os edifícios datam do século XII, com algumas alterações posteriores no século XVII. Se for um fiel espectador (ou apenas um espectador pontual) da galardoada Game of Thrones, é provável que reconheça imediatamente este local por ser o cenário de um dos principais castelos da série.

st michaels mount

5. Jersey

Jersey pode ser alcançada via marítima a partir dos portos de Poole ou Portsmouth, numa viagem de 4h, ou via aérea, a partir de diferentes aeroportos no Reino Unido em menos de 1h. Esta ilha isolada está muito mais próxima da costa da Normandia do que de Inglaterra. Apesar das privações da Segunda Guerra Mundial e da pressão implacável do capitalismo moderno, sobreviveu e prosperou magnificamente, recompensando a multidão de visitantes anuais com um inesperado caleidoscópio de prazer. Explore as piscinas naturais ao longo de uma caminhada na maior zona rochosa da zona e aproveite St. Helier, a vibrante capital e única “cidade” de Jersey.

jersey

6. Tresco

Tresco é a segunda maior das ilhas de Scilly, um aglomerado de ilhas no Reino Unido a menos de 2km do estreito sudoeste da Cornualha. Banhada pelo cálido Corrente do Golfo, estas ilhas dão uns ares caribenhos, com o mar azul-turquesa adulando as praias de areia branca, enquanto as plantas exóticas vão prosperando naquele clima ameno. Tresco exala luxo e sofisticação e a natureza livre de automóveis significa a tão merecida tranquilidade que procura.

tresco

Esqueça as grandes cidades, parta à descoberta de algumas das mais impressionantes ilhas no Reino Unido e desfrute da imensidão de paisagens escarpadas pelo vento, colinas ondulantes e praias de areia macia.

Veja também: