Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
André Brito
André Brito
26 Jul, 2018 - 13:36

As 5 melhores praias nos arredores de Londres que vai gostar de conhecer

André Brito

Está no Reino Unido e quer sair da rotina da cidade? Descubra aqui as melhores praias nos arredores de Londres e relaxe a aproveitar.

As 5 melhores praias nos arredores de Londres que vai gostar de conhecer

Existe uma variedade enorme de praias nos arredores de Londres, no entanto, se está à procura de qualquer coisa que se assemelhe a um dia de praia nem sequer precisa de sair da cidade. Durante os meses de Verão, é possível tropeçar numa dessas “praias urbanas” com espreguiçadeiras de madeira, guarda-sóis e kg de areia semeados pelas margens do Tâmisa, entre as pontes e as paragens de autocarro. Ainda assim, e por muito citadino que seja, concordará que não é exactamente a mesma coisa do que passar o dia numa praia a sério.

Virar costas à Rainha e ir ver castelos de areia reais não poderia ser mais fácil. Londres está convenientemente ligada a algumas das melhores praias do Reino, onde dunas, areia a sério e um mar refrescante estão à sua espera. Se anseia por um dia ou um fim-de-semana relaxado, longe do barulho da cidade, onde poderá sentir a areia entre os dedos dos pés salgados, tire a toalha do armário, ponha o protector solar dentro da mochila e siga as nossas sugestões das 5 melhores praias perto de Londres.

As 5 melhores praias nos arredores de Londres: a 2 horas de distância

Camber Sands, East Sussex

Uma das mais bonitas praias nos arredores de Londres localiza-se a oeste de Rye, em East Sussex. Com um impressionante sistema de dunas que faz de Camber Sands o destino de praia mais arborizado da costa sul. Está repleto de maravilhas, desde as gramíneas às paliçadas geometricamente alinhadas na areia que ajudam a preservar as dunas e o respectivo areal. Vá até ao Kit Kat Cafe e sente-se na esplanada virada para a praia, com vista privilegiada para os praticantes de kitesurf e para quem passeia a cavalo pela beira-mar. Alguns filmes foram rodados ali, incluindo Carry On Follow That Camel.

Como chegar: 1h 40min a partir de Londres, da estação St Pancras International até Rye, com troca de comboio em Ashford, seguido de uma curta viagem de autocarro até à praia.

 

Holywell Retreat, Eastbourne, East Sussex

A longa praia de cascalho ziguezagueante de Eastbourne no Grand Parade é uma desilusão, mas à frente, na zona mais periférica da cidade, depois de passar os Jardins Italianos e o Holywell Tea Chalet, vale a pena procurar Holywell Retreat. Uma praia tranquila, quase privada, com alguns chalés em tons azul e branco, cobertos pelos estonteantes penhascos brancos de Beachy Head. O caminho costeiro South Downs e a elegante Towner Art Gallery de Rick Mathers são só mais dois motivos para dar um saltinho a uma das praias mais bonitas de toda a região.

Como chegar: 1h 30min desde a estação London Victoria ou da London Bridge até Eastbourne.

 

West Wittering, West Sussex

As elegantes barracas nesta praia de bandeira azul com um extenso areal de finas areias fazem desta zona costeira nos arredores Londres, em West Sussex, uma das melhores do litoral sul para todos os tipos de actividades. Pode fazer rockpooling, nadar em segurança em lagoas protegidas por bancos de areia ou, simplesmente, ficar o dia inteiro estendido na toalha, a tomar banhos de sol. Atrás da praia, as Colinas do Sul estendem-se e oferecem-lhe longos trilhos para muitas caminhadas no campo.

Como chegar: 1h 30min, desde a estação London Victoria até Chichester, seguido de uma curta viagem de autocarro até à praia.

 

Dungeness, Kent

Vá redescobrir a sua infância perto de uma antiga linha de comboio abandonada, tropece em estranhos aparelhos de espionagem da Primeira Guerra Mundial e descubra carruagens antigas de comboio neste que é o canto mais surreal de Kent. Aproveite ainda as paisagens mais idiossincráticas e espreite o jardim do cineasta Derek Jarman. A praia, como expectável, é igualmente peculiar, com águas paradas e com cascalho ao invés de areia, neste pedaço de terra classificada como o único deserto da Grã-Bretanha. A beleza é relativa, mas a 1h 20 de Londres não vai querer perder a oportunidade de pisar um dos muitos cenários de Twilight Zone (em português A Quinta Dimensão).

Como chegar: 1h a partir de Londres, da estação de comboio St Pancras International até Folkstone, seguido 1h30min de autocarro até Dungeness.

 

Minnis Bay, Birchington, Kent

Esta enorme e encantadora praia nos arredores de Londres, na costa norte de Kent, conquistou e vai mantendo há já alguns anos a bandeira azul e é uma das principais escolhas das famílias. Para além do extenso areal, esta praia conta ainda com um enorme parque de estacionamento gratuito, um parque para os mais novos brincarem e uma piscina natural perfeita para descobrir crustáceos e outras formas de vida marinha. Windsurf, kite, bodyboard, vela, passadiços para caminhadas e para bicicletas são outros cartões de visita desta praia ao longo da costa de Thanet.

Como chegar: Uma viagem de 1h 30min a partir de Londres, da estação de comboio St Pancras International até Birchington-on-Sea, seguida de uma curta caminhada até à praia.

 

Veja também: