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Comer laranja à noite: sim ou não?

A crença popular diz-nos que comer laranja à noite faz mal à saúde, mas será que é mesmo assim? Vamos descobrir o que diz a ciência: mito ou realidade?

Comer laranja à noite: sim ou não?
Laranja de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite mata! Será?

Quem nunca ouviu a expressão “laranja de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite mata”? Esta frase associa os benefícios e malefícios da laranja à altura do dia em que é ingerida, mas será mesmo verdade que comer laranja à noite é perigoso?

A origem desta crença popular relacionada com o perigo de comer laranja à noite é desconhecida. Parece ter sido criada no século XIX, estando hoje completamente difundida entre nós. Vamos descobrir qual é o ponto de vista da ciência sobre os eventuais problemas relacionados com a ingestão de laranjas no período noturno.

Benefícios da ingestão de laranjas


comer laranja à noite não faz mal

Uma dieta rica em frutas e vegetais, como é o caso da laranja, é recomendável, já que contribui para a prevenção do risco de doenças cardiovasculares. Para além disso, o consumo de laranja parece ser benéfico para os doentes que têm “pedras nos rins”, diminuindo a sua formação. Outros benefícios são apontados ao consumo de laranjas, como por exemplo, a sua contribuição para a fixação do ferro no organismo e para o crescimento e cicatrização dos tecidos.

A vitamina C, presente na laranja, é considerada uma vitamina excitante e estimulante, à qual algumas pessoas são mais sensíveis. A estas pessoas é recomendado que o consumo de alimentos ricos em vitamina C seja feito pela manhã, de forma a ajudar o organismo a ter a energia necessária para as atividades diárias.

Talvez a crença popular de que comer laranja à noite faz mal seja devida a este efeito estimulante. Estas pessoas com maior sensibilidade ao efeito estimulante da laranja poderiam ficar mais alerta e ter maiores dificuldades em iniciar o sono noturno. No entanto, apesar de esta ideia ser muito difundida, não existem estudos científicos que demonstrem que a vitamina C prejudica o sono.

Por outro lado, estudos recentes vieram mostrar que o consumo de laranja pode afinal ser benéfico ao nível sono. A ingestão de laranja parece aumentar as concentrações de melatonina, a principal hormona responsável pelo sono, ajudando a dormir melhor.

Comer laranja à noite: sim ou não?


Sim! A expressão “laranja de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite mata” parece não ter qualquer fundamento científico, sendo apenas um, entre muitos, mitos relacionados com a alimentação.

Não existem, portanto, evidências que comprovem que a altura do dia em que se come laranjas influencie o seu efeito sobre o organismo. Assim sendo, a laranja pode ser consumida em qualquer altura do dia. Se gosta de comer laranja à noite, pode fazê-lo à vontade!

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Ana Graça Ana Graça

Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A experiência de cuidar, estratégias de coping e autorrelato de saúde”. Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia. Além da Psicologia. é apaixonada por viagens, leitura, boa música, caminhadas ao ar livre e tudo o que traga mais felicidade!