Publicidade:

Lavar a roupa com vinagre: veja dicas e vantagens

Lavar a roupa com vinagre traz inúmeras vantagens para as suas peças, para a carteira e, até, para o meio-ambiente. Comece já usar este super ingrediente.

Lavar a roupa com vinagre: veja dicas e vantagens
Uma boa prática

Se já conhece muitos dos usos deste produto tão comum em casa, fique a saber que também é possível lavar a roupa com vinagre e, talvez, nem imagine as inúmeras vantagens em fazê-lo.

Este super ingrediente é capaz de acabar com uma série de manchas difíceis, além de ser um produto natural, que livra a sua roupa de químicos, é amigo do ambiente e ainda o faz poupar alguns euros ao final do mês em detergentes e amaciadores.

Aprenda como fazê-lo e transfira o vinagre da cozinha para a lavandaria.

Aprenda a lavar a roupa com vinagre: o ingrediente secreto da limpeza


lavar roupa com vinagre

6 dicas sobre como e quando lavar a roupa com vinagre

1. Cheiro a mofo: quando troca as roupas de verão pelas de inverno, ou vice-versa, ou simplesmente quando tem uma peça de roupa no fundo da gaveta ou do armário durante muito tempo, é normal ganhar algum cheiro a mofo. Para que as bactérias e esse odor desagradável desapareçam, nada como colocar numa bacia cerca de 200 ml de vinagre branco e acrescentar água. Deixe as peças de molho nessa solução durante cerca de uma hora e verá como, ao fim desse tempo, o cheiro desagradável foi eliminado.

2. Manchas em roupas coloridas: o vinagre é indicado para remover manchas de roupas coloridas, sem danificar a peça. Pegue na roupa manchada, ensaboe-a usando um sabão em barra neutro e deixe cair três gotas de vinagre branco sobre a mancha. Espere cerca de uma hora e lave de seguida, conforme habitual. Para garantir qualquer descoloração indesejada, junte ainda uma colher de chá de vinagre durante o processo de enxaguamento em água corrente.

3. Manchas amareladas em peças brancas: as manchas amareladas que surgem nas roupas podem ter diversas origens -desodorizante, comidas com corantes, roupa guardada durante muito tempo, entre outras. Para resolver este problema, adicione uma chávena de vinagre branco na solução de água em que as peças estão de molho. Deixe atuar por uma hora, lavando em seguida normalmente.

4. Manchas provenientes do suor: a roupa branca é a principal vítima das manchas de suor que se entranham, especialmente, em zonas como o colarinho, os punhos e as axilas. Faça uma pasta com vinagre branco e bicarbonato de sódio. Espalhe essa solução nas áreas manchadas e deixe atuar durante cerca de vinte minutos. Finalize, lavando as roupas normalmente com sabão neutro e enxaguando em água corrente.

5. Roupa tingida: se tem peças tingidas, deixe-as de molho em água quente, juntando meio copo de vinagre. Deixe da noite para o dia e lave depois normalmente. Para resultados mais imediatos, borrife vinagre diretamente na mancha, esfregue e lave como habitualmente.

6. Roupa íntima: as roupas íntimas e de banho precisam de um tratamento especial para garantir a sua lavagem mais a fundo. Para tal, junte 6 colheres de sopa de vinagre numa bacia com detergente em pó e deixe as suas peças delicadas de molho nessa solução por 30 minutos, lavando normalmente em seguida.

Saiba como cuidar da roupa interior correctamente >>

lavar roupa

7 vantagens em lavar a roupa com vinagre

1. Substitui o amaciador: o vinagre é um ótimo substituto do amaciador, pois dá um efeito suave à sua roupa e sempre é uma escolha mais ecológica e económica do que um detergente de compra.

2. Não deixa resíduos: sabia que mesmo depois de enxaguar muito bem a sua roupa, podem restar nela alguns resquícios de detergente? Para o evitar e proteger a sua pele de irritações ou alergias, passe a usar sempre um copo de vinagre durante a lavagem das suas peças.

3. Elimina cheiro a tabaco: todos sabemos como é difícil acabar com o odor a tabaco, certo? Então, comece a incluir na lavagem das suas roupas com cheiro a tabaco um pouco de vinagre e verá como as suas peças irão ficar livres de maus odores.

4. Tira pelos de animais das roupas: sabe aquela mantinha do seu cão? Já tentou de tudo e não há forma de a deixar sem pelos? Então, experimente vinagre, pois ele irá ajudar a que os pelos se soltem com mais facilidade, depois da peça de roupa estar seca.

5. Reduz a eletricidade estática: é verdade, se tem peças que deixam o seu cabelo em pé, devido à eletricidade estática, saiba que incluir o vinagre na sua lavagem pode atenuar e muito este efeito.

6. Limpa a máquina de lavar: o vinagre é também um ótimo aliado na hora de lavar a máquina da roupa. Ela ficará brilhante, como se fosse novinha em folha!

7. É uma alternativa ecológica: o vinagre é menos prejudicial ao meio ambiente se comparado com os restantes produtos de lavagem de roupa. O seu custo é, também, inferior. Além disso, irá diminuir no gasto de água para o enxaguamento das peças pois, ao contrário dos detergentes, aqui não haverá espuma para retirar.

Provavelmente, não imaginava que eram tantas as manchas e os maus odores que o vinagre era capaz de eliminar. De facto, lavar as roupas com vinagre só tem mesmo vantagens. Portanto, tire partido deste ingrediente que todos temos em nossa casa e não se deixe enganar pelo seu cheiro algo forte e ativo porque, no que respeita à lavagem, ele é imbatível e deixe as suas roupas super macias e sem odores desagradáveis.

Veja também:

  • Como tirar manchas da roupa: conheça alguns métodos infalíveis
  • 3 dicas essenciais para lavar a roupa à mão
  • 7 ideias para uma melhor gestão da roupa suja
  • Saiba como branquear roupa interior com soluções caseiras super eficazes
  • Lavar roupas à mão: dicas essenciais para ser mais simples e eficaz
  • Limpeza e Arrumação