Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
03 Jul, 2018 - 12:38

Saiba como cuidar da roupa interior correctamente

Teresa Campos

As suas peças íntimas desgastam-se rapidamente? Talvez não esteja a cuidar da roupa interior correctamente. Aprenda connosco truques muito úteis.

Saiba como cuidar da roupa interior correctamente

Para quem gosta de ter as suas peças íntimas sempre bem lavadas e com o melhor aspeto possível (como se tivessem sido acabadas de comprar!), reunimos informações muito úteis e práticas. O nosso desafio de hoje é ensinar-lhe a cuidar da roupa interior, de forma a conseguir prolongar a vida das suas peças íntimas favoritas. Com gestos muito simples, é de facto possível cuidar da roupa interior mais a fundo e preservar as cores e as texturas das suas peças durante muito mais tempo.

Como cuidar da roupa interior de acordo com as suas caraterísticas

cuidar da roupa interior

Lavar à mão

Quando se trata de roupa interior muito delicada, como é o caso das peças em seda, não há dúvida de que deve optar por lavar essa roupa à mão. Apesar de mais trabalhosa, tal garante uma vida mais longa às suas peças íntimas.

  • Coloque a peça de roupa de molho em água quente (mas não a mais de 30º), com um pouco de sabão neutro ou indicado para peças delicadas, durante alguns minutos.
  • Ensaboe a peça, esfregando-a delicadamente.
  • Enxágue e coloque novamente de molho por uns minutos, agora numa solução de água e vinagre branco.

Lavar na máquina

No caso das peças de algodão de uso diário, pode lavá-las na máquina de lavar, utilizando sempre uma bolsa especial para roupa íntima ou, se não tiver, uma fronha, pois tal irá protegê-las de qualquer dano, durante o processo de lavagem no interior da máquina. É também importante que use sempre um detergente específico para roupa delicada, sem nenhum tipo de branqueador. Fundamental é que opte sempre por um programa de lavagem indicado para peças delicadas. Assim minimizará, ainda mais, a possibilidade da máquina criar algum dano na sua roupa.

Lavar roupa interior rendada

Para as peças íntimas com renda escura, o melhor produto a usar é o vinagre branco, diluído num pouco de água morna. A lavagem deve ser finalizada com um enxaguamento sob água fria.

Já no caso das peças íntimas com renda branca a dica para que elas não fiquem com um tom amarelado, é evitar o uso de cloro ou quaisquer branqueadores, e pôr antes a roupa interior de molho em água morna com sal e só lavá-la no dia seguinte.

Secar naturalmente

Para uma maior durabilidade, é aconselhável que deixe a sua roupa interior secar naturalmente e não recorra à máquina de secar. Porém, evite colocar molas para não deixar marcas na roupa e, no caso de peças de cor, procure não expô-las diretamente ao sol. Caso precise mesmo de usar a máquina de secar, para uma secagem mais célere, lembre-se que deve colocar a função de calor no mínimo, para garantir as a roupa interior de fibra sintética não encolhe.

Armazenar

As peças íntimas devem ser guardadas numa gaveta aparte da da restante roupa comum, meias e, até, peças de praia como biquínis. Armazene as cuecas e soutiens numa divisória isolada e arejada. Antes de arrumar as suas peças íntimas, passe-as a ferro, pois a temperatura alta elimina quaisquer bactérias que possam ter sobrevivido à lavagem. Não use sabonetes perfumados ou outros produtos semelhantes nos compartimentos onde vai guardar a roupa interior, já que tais itens podem causar alergias.

DICAS GERAIS

  • Leia sempre as instruções de lavagem que acompanham as suas peças de roupa. Esta é a melhor forma de garantir que elas se mantêm em bom estado por mais tempo.
  • Siga o nosso truque do vinagre branco, pois não é um mito e verá que resulta mesmo.
  • Tenha sempre dois tipos de roupa interior – a de algodão (para uso diário) e as peças mais delicadas (para ocasiões especiais) – e não esqueça que as peças delicadas requerem um cuidado especial.
  • Invista em roupa interior de boa qualidade, pois ela irá durar mais tempo em boas condições o que garantirá o seu bem estar e conforto.

Este artigo interessa mesmo a todos, pelo menos a todos os que só se sentem bem se tiverem as suas peças íntimas bem tratadas e imaculadas. Por essa razão, se lamenta de que cada vez que verifique que aquela peça de que tanto gostava se acabou por estragar, talvez seguir os nossos conselhos sobre como cuidar da roupa interior possa ser a solução para não mais ter tais lamentações. Comece já hoje a tratar bem das suas peças íntimas e verá como os resultados serão por demais evidentes.

Veja também: