Publicidade:

Limpar a banheira: a tarefa que vai passar a querer fazer (e sem esforço)

Vamos ensinar-lhe todos os truques de como deve limpar a banheira de forma a que fique sempre a brilhar e não acumule sujidade ou calcário.

Limpar a banheira: a tarefa que vai passar a querer fazer (e sem esforço)
Transforme a área de banho num santuário de limpeza

É inevitável: com o passar do tempo, tanto a banheira de acrílico como a de porcelana começam a ganhar determinadas manchas e aparentes sujidades que teimam não sair, fazendo com que o nosso espaço de banho e relaxamento deixe de ter aquele ar tão atrativo. Mas, isso agora acabou: saiba como deve limpar a banheira e evitar resíduos indesejados.

Sabe como deve limpar a banheira? Dicas para acertar


Preparado para limpar a banheira a fundo sem que seja um filme de terror? Vamos então começar a empreitada, que lhe vai responder como resolver os principais problemas associados a esta limpeza.

limpar a banheira

Banheira de acrílico

Limpar a banheira de acrílico requer alguns cuidados para que o material não se danifique. Evite por isso produtos de limpeza químicos e muito abrasivos. Comece sempre por aplicar detergentes o menos agressivos possível. Se vir que não está a resultar, avance para um mais potente e daí em diante.

  1. Uma das formas muito eficazes tem a ver com a utilização de um produto de cozinha – o vinagre, uma solução de limpeza natural e eficiente! Borrife as manchas com vinagre branco destilado e de seguida aplique-o de forma abundante até cobrir toda a área afetada.
  2. Deixe atuar cerca de 20 minutos e com uma esponja macia comece a esfregar com suavidade mas em movimentos rápidos. Se as manchas teimarem em não desaparecer, coloque um pouco de bicarbonato de sódio e volte a aguardar pelo menos 15 minutos.
  3. Na ausência de vinagre pdoe também utilizar sumo de limão utilizado com 2 medidas de água.
  4. Enxague o interior da banheira abrindo a torneira por alguns minutos para lavar todos os vestígios.
  5. Depois de concluído o processo, passe água abundante por toda a banheira para eliminar qualquer resíduo ainda presente.

Banheira de porcelana

Limpar a banheira de porcelana já é menos complexo do que a de acrílico só porque já é possível utilizar produtos mais abrasivos. Existem produtos de supermercado muito eficazes que pode perfeitamente utilizar.

  1. Aplique o produto de acordo com as instruções da embalagem, mas sempre com alguma moderação para evitar que o material se torne demasiado sensível.
    Borrife um pouco de água sobre o produto até obter uma consistência com espuma e deixe atuar 20 minutos.
  2. Esfregue com uma escova e lave depois com água abundante.
  3. Se preferir optar por alternativas naturais também é possível. As manchas mais resistentes, como ferrugem e resíduos de água dura, podem ser tratadas com uma mistura de peróxido de hidrogénio e creme de tártaro. Misture os dois ingredientes e quando tiverem atingido uma consistência de massa, espalhe-a diretamente sobre as manchas.
  4. Aguarde dez minutos e esfregue as manchas com uma escova até as remover na totalidade e enxague com água abundante e corrente.

Dicas importantes ao limpar a banheira

  1. Nunca utilize lã de aço ou outro material semelhante para esfregar uma banheira de porcelana, pois poderá causar danos irreparáveis;
  2. Lave a banheira pelo menos uma vez por semana para evitar a acumulação de resíduos e manchas;
  3. Limpar a banheira é um trabalho que deve ser feito sempre com a porta da casa de banho aberta – isto vai permitir que o ar circule e os produtos abrasivos não se tornem tóxicos;
  4. Evite misturar diferentes produtos de limpeza químicos;
  5. Antes de iniciar o trabalho, teste sempre os produtos em questão numa área pequena e pouco visível para garantir que é adequada ao tipo de material.

Boas limpezas!

Veja também:

Limpeza e Arrumação