Publicidade:

Meditação nas escolas: 5 vantagens e escolas que praticam em Portugal

Muito se tem falado em meditação nas escolas, mas sabe do que se trata e como pode ajudar os alunos? Descubra as vantagens desta prática.

Meditação nas escolas: 5 vantagens e escolas que praticam em Portugal
Saiba mais sobre esta prática com bons frutos revelados

A meditação nas escolas é um fenómeno já recorrente em países que são considerados de referência nesta matéria, como o Canadá, os Estados Unidos, a Suécia e a Bélgica. Em Portugal, esta atividade está a dar os primeiros passos. Contudo, os resultados são já visíveis e muito positivos. Saiba mais sobre a meditação nas escolas e descubra os seus benefícios.

Meditação nas escolas: qual o objetivo de meditar?


A meditação tem como objetivo treinar o corpo e a mente a viver no momento presente, de modo a que cada momento possa ser gozado na sua plenitude.

Quer aprender a meditar? Veja os 5 passos simples para iniciar a meditação >>

meditação nas escolas

5 vantagens da meditação nas escolas


1. Incrementa os índices de motivação

Já há estudos que comprovam que os alunos que praticam meditação ficam mais motivados, uma vez que aumentam a sua autoestima, confiança e criatividade.

2. Fortalece as relações com os outros à sua volta

As relações destes alunos com a família, professores e amigos são fortalecidas. Isto acontece porque aprendem a viver o momento presente e a terem mais calma e segurança.

3. Aumenta o foco e a concentração

Os alunos que praticam meditação nas escolas ficam mais focados e concentrados, além de processarem a informação de forma mais efetiva na sala de aula ou em outras ocasiões em que estejam a estudar.

Veja 4 dicas para motivar o seu filho a estudar >>

4. Permite aos alunos que se conheçam melhor a si mesmos

Com a meditação, estes alunos aprendem a conhecer-se melhor a si mesmos e ao mundo em seu redor. Desta forma, descobrem quais as suas prioridades e os seus interesses.

5. Fortalece o sistema imunológico e diminui o stress

Se a meditação nas escolas for feita de forma regular, diminuirá o stress dos alunos, assim como a ansiedade que se faz sentir em vários momentos do percurso escolar. Paralelamente, fortalecer o sistema imunológico, prevenindo algumas doenças.

Algumas escolas onde já existe meditação


Agrupamento de Escolas da Marinha Grande

Neste agrupamento de escolas, os alunos do ensino básico têm, diariamente, com apoio dos seus professores, 60 segundos dedicados ao silêncio e também à concentração na respiração. Tendo alcançado resultados notáveis na concentração, autoestima e confiança dos alunos, a meditação será um projeto a ter continuidade no quotidiano deste agrupamento.

Agrupamento de Escolas de Valbom

Este agrupamento, em Gondomar, deu início ao projeto da meditação nas escolas no ano de 2015. Tudo começou com a introdução do reiki, como constituinte do Projeto com o nome “Escola em Movimento”.

O objetivo inicial foi levar os alunos a conseguirem um melhor desempenho escolar. No entanto, com o progredir da atividade, os professores foram verificando que os resultados iam bastante além do esperado inicialmente. Na verdade, durante esta atividade, é dada aos alunos a oportunidade de falarem abertamente sobre tudo aquilo que os preocupa. Devido ao sucesso desta atividade, a direção do agrupamento decidiu introduzir também a meditação, além yoga e tai chi.

Como pode verificar, a meditação nas escolas poderá trazer incríveis benefícios a muitos mais alunos por Portugal fora. Seria interessante que as escolas analisassem os exemplos das instituições onde esta atividade foi já introduzida e replicassem junto dos seus alunos. Todos teriam, certamente, muito a ganhar com esta atitude.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.

Saiba tudo sobre emprego