Publicidade:

Os 10 melhores carros para jovens

Para facilitar a tarefa de escolher um carro novo e adequado às necessidades, elaborámos uma lista com alguns dos melhores carros para jovens.

 
Os 10 melhores carros para jovens
Conheça alguns modelos baratos mas com tudo o que os mais jovens precisam.

Quando se trata de escolher os melhores carros para jovens, a questão pode ser um pouco difícil ou demorada. Regra geral, a vasta oferta é sempre um ponto positivo. Mas a mesma vantagem pode transformar-se em dificuldades na hora de escolher o carro que satisfaça as necessidades dos jovens. Sendo certo que as pessoas são todas diferentes, podemos, ainda assim, filtrar alguns critérios para apurar quais os melhores carros para jovens.

Independentemente de se estar a terminar formação universitária ou em início de carreira, um automóvel que consuma pouco é uma das prioridades. Considerando as exigências da juventude no que respeita a sistemas de infoentretenimento, também existem opções no mercado capazes de satisfazer requisitos mínimos como ligações a smartphones Apple e Android, para que se possam ligar e estar em contacto com o resto do mundo através do automóvel e em segurança.

Como recém encartados e ainda em fase de aprendizagem, muitos jovens condutores preferem carros de pequenas dimensões, pela facilidade (pelo menos aparente) na condução, e por ser mais fácil manobra-los e estaciona-los em cidade.

Nos tempos que correm, as preocupações ambientais também figuram nos critérios de escolha de um automóvel. Tal como nos baixos consumos, também a tecnologia vem ajudar a comprar um carro novo com reduzidas emissões de gases poluentes.

Guardámos para o fim a consideração que, regra geral, é das mais importantes (além do preço) e define a escolha por um automóvel: o design. A imagem é de extrema importância para um carro com que terá de se conviver quase diariamente, mais ainda para a juventude, que não quer ser vista em “carros de velho”. Considerando estes critérios, e para facilitar a vida perante uma oferta extensa, fomos à procura de alguns dos 10 melhores carros para jovens. Os preços de acesso às gamas situam-se, quase todos, abaixo dos 20 mil euros.

A lista dos 10 melhores carros para jovens

Citroën C3

Citroen C3

Fonte:Citroen/Divulgação

Giro, moderno, confortável e económico. O Citroën C3 tem um design irreverente, apelativo aos jovens condutores que querem um carro com uma imagem descomprometida. Claro que os airbumps nas portas são obrigatórios para distinguirem a descontração e modernidade do C3, além de serem muito úteis nas funções para que nasceram: minimizar os danos de pequenos impactos que podem ocorrer, sobretudo, no dia a dia das grandes cidades.

O habitáculo segue a mesma linha e existe a possibilidade de adotar um ecrã tátil para ligação aos aparelhos de comunicação. Na casa francesa existe também o C1, outro bom automóvel para jovens condutores: económico e muito fácil de estacionar.

Dacia Duster

Dacia Duster

Fonte:Dacia/Divulgação

Este é aquele exemplo que deixa de lado a questão de conduzir um carro pequeno para adquirir experiência. Se for um jovem que privilegie outras características em detrimento de estatuto ou imagem de marca, o Dacia Duster é uma ótima opção (óptima, mesmo). E à sua maneira, estilo é coisa que não falta ao SUV francês.

A versão 1.2 a gasolina, com 125 cavalos, chega perfeitamente para as deslocações habituais, dentro e fora da cidade. O Duster tem mais espaço do que qualquer um dos veículos presentes nesta lista. Dispõe de uma posição de condução elevada que facilita a visibilidade, uma bagageira que pode facilmente levar a prancha de surf ao final do dia. E para quem gosta de passeios fora da estrada, este é um dos melhores carros para jovens. E pelo preço, não se encontra outro carro assim.

Fiat 500

Fiat 500

Fonte:Fiat/Divulgação

Apesar dos anos no ativo, o Fiat 500 continua a ser um dos melhores carros para jovens. O compromisso com a imagem do carro original tornou o atual 500 num automóvel com design que perdura e vem apelar aos olhos mais vocacionados para o estilo.

O interior ainda se distingue por elementos estéticos diferenciados, realçando-se o velocímetro. Os baixos consumos e a facilidade em encontrar estacionamento em sítios animados da noite fazem do Fiat 500 uma proposta apelativa para o condutor jovem e citadino… e fã de moda.

Ford Fiesta

Ford Fiesta

Fonte: Ford/Divulgação

Se já tem carta de condução há algum tempo e se se trata de um condutor com experiência, o Fiesta vai ser uma das opções a considerar. Neste caso, a “fiesta” será na estrada, proporcionada pelo excelente chassis do utilitário da Ford, pelo desempenho do três cilindros e pela posição de condução, que incitam a tirar partido da dinâmica e prestações.

E já que é para festejar, se o orçamento permitir, opte pela versão de 125 cavalos. Se quiser baixar o orçamento e poupar dinheiro para gasolina e outras festas, pode contar com o citadino Ka+.

Kia Picanto

Kia Picanto

Fonte: Kia/Divulgação

Para viver o dia-a-dia citadino, despachar-se rapidamente no trânsito, gastar pouco e estacionar quase no primeiro lugar que se encontra, o Kia Picanto continua a ser um dos melhores carros para jovens. O dinheiro que gastaria noutros modelos (com outras características e capacidades, é certo) poderá ser investido na imagem do Picanto, se essa for uma prioridade.

Por outro lado, se tem mais 10 mil euros no bolso e pretende fazer viagens de fim de semana mais descontraídas e confortáveis, avance para o modelo acima na casa coreana: o Ceed.

Mini

Mini

Fonte: Mini/Divulgação

O Mini é um dos melhores carros para jovens, sobretudo se tiverem gosto pela condução. A dinâmica do Mini é reconhecida e apela ao espírito desportivo, apesar de as versões mais em conta ficarem no limite quanto à relação chassis/motor (muito do primeiro e pouco do segundo).

A estética continua a diferenciar-se, embora já tenha conhecido mais sucesso. O habitáculo com bons materiais e tecnologia apela aos sentidos e cativam quem gosta de viver a bordo de um carro moderno. Temos sempre que considerar que o Mini, mesmo muito orientado para uma clientela jovem, é um carro que trata o “premium” por tu, e isso revela-se no preço e opcionais.

Opel Adam

Opel Adam

Fonte: Opel/Divulgação

Não tão reconhecido (e não tão caro) como o Mini, o Opel Adam é um dos melhores carros para jovens. As infinitas opções de personalização de cor e estilo – exterior e no habitáculo -, e as dimensões contidas que permitem estacioná-lo quase no lugar de um Smart, fazem do Adam uma boa escolha para os jovens citadinos.

A possibilidade de ligação a sistemas de infoentretenimento, de ter um carro com carroçaria de cores personalizadas ou um teto repleto de estrelas luminosas, são razões suficientes para levar muitos jovens condutores ao paraíso deste Adam.

Peugeot 208

Peugeot 208

 

Fonte: Peugeot/Divulgação

Voltando à Terra, temos um dos mais recentes modelos da Peugeot nesta lista de melhores carros para jovens. O novo 208 tem uma presença estética marcante, perfeitamente identificada com a linguagem visual da marca, com pose desportiva e dinâmica.

Um interior moderno, com diversas possibilidades no campo tecnológico, incluindo novo ecrã digital do sistema multimédia e carregamento de smartphone por indução fazem parte da oferta do novo 208. Para quem não pode ou não quer esperar até ao outono, o modelo ainda disponível pode afigurar-se um bom negócio.

Confortável e com boas doses de equipamento, o Peugeot 208 é carro para ir além das deslocações para a faculdade ou para o trabalho, não comprometendo as viagens ao fim de semana. Se o orçamento for mais apertado ou as deslocações forem maioritariamente em circuito urbano, o Peugeot 108 é uma opção a considerar. Tem tudo o que é necessário para a cidade e consome pouco.

Renault Clio

Renault Clio

Fonte: Renault/Divulgação

Tal como o 208, o Clio está prestes a dar lugar a uma nova geração. Por isso, é capaz de ser altura para visitar os concessionários e conhecer condições para adquirir um Clio novo e com equipamento interessante. Para os jovens, o sistema R-Link é dos mais apelativos e tem diversas facetas multimédia e conectividade para explorar.

Deslocações confortáveis dentro e fora dos centros urbanos estão asseguradas pelo Renault Clio, que conta com o competente e económico 0.9 a gasolina. O novo Renault Clio será substancialmente diferente no interior, mais do agrado de condutores que privilegiam ambientes modernos.

Smart

smart

Fonte: Smart/Divulgação

Falar dos melhores carros para jovens e não falar do Smart Fortwo é como ir a Roma e não ver o Papa. O carro cujo desenvolvimento é partilhado com a Renault (se quiserem um Smart de quatro portas e em conta, é dar um salto à Renault e ver o Twingo), dispensa apresentações.

As medidas deste mini-carro fazem dele um super-citadino, fácil de estacionar em qualquer “buraco”. O Smart transpira juventude, é bem construído e gasta pouco. O Smart não pode levar mais que um amigo à praia ou ao cinema mas, nalguns casos, até é conveniente…

Veja também:

Também lhe pode interessar: