ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
10 Mai, 2021 - 16:32

Estes são 10 dos melhores carros para jovens

Valdemar Jorge

Comprar um carro é uma ambição de muitos jovens. Se está a pensar dar esse passo, conheça a nossa lista dos melhores carros para jovens.

jovem a escolher um dos melhores carros para jovens

Listar os melhores carros para jovens não parece uma tarefa difícil. Mas é. Para a concretizar partimos do pressuposto que está a terminar a formação académica ou em início de carreira e já com carta de condução.

O uso de automóvel para deslocações casa/trabalho, ir ao supermercado e, porque não, dar uns passeios ao fim-de-semana, ou até visitar os pais, torna-se imprescindível.

Como recém encartados e ainda em fase de aprendizagem, muitos jovens condutores preferem carros de pequenas dimensões, pela facilidade (pelo menos aparente) na condução, e por ser mais fácil manobrá-los e estacioná-los em cidade.

Ora, a decisão por vezes não é fácil. Por ser o primeiro carro, a escolha torna-se difícil, e muitas vezes acaba por recair em viaturas em segunda mão. Torna-se mais fácil sobretudo no momento de aquisição, por serem mais baratas, e acabam por ser um “balão de ensaio” devido à falta de experiência na condução.

Os jovens e as questões ambientais

A par da tecnologia, a preocupação ambiental é também um critério importante para os jovens de hoje.

Por isso, é natural que, no momento de aquisição da primeira viatura, levem em consideração critérios de emissão de gases nocivos para o ambiente, consumos, e o nível de tecnologia que a viatura disponibiliza.

Logo a seguir virão critérios de imagem e design. Estes devem seguir linhas modernas e jovens, com as quais se identificam, colocando em segundo plano tudo o que indique que a viatura é para condutores mais velhos.

Depois, surgem na lista critérios relativos a segurança, fiabilidade e economia. Assim, os melhores carros para jovens são os que conjugam todos estes fatores. No fundo, querem conviver com um produto agradável e que respeite o ambiente.

Melhores carros para jovens: 10 sugestões

Na nossa lista de 10 melhores carros para jovens colocamos o foco em viaturas novas, que apresentam elevado índice de jovialidade, cumprem índices económicos e fiáveis e são seguras.

Para além disso, incluímos ainda propostas para jovens que não têm carta de condução mas, precisam ter alguma autonomia em termos de deslocação no seu dia a dia.

As propostas incluem ainda propulsores 100% elétricos, para mobilidade sustentável em cidade e, também, híbridos, que permitem deslocações sem problemas em termos de autonomia.

A lista está ordenada alfabeticamente, por marcas.

Citröen AMI

Citroen Ami, um dos melhores carros para jovens
Citroën Media Center

A Citroën é uma marca conotada com a juventude. E, pensando neles e na mobilidade sustentável para as cidades, vai comercializar em breve (segundo trimestre), um mini-carro elétrico, que não necessita carta de condução, em Portugal.

Com 2,41 metros de comprimento tem capacidade para transportar duas pessoas e uma autonomia de cerca de 70 quilómetros. O AMI é dirigido ao público jovem que vive nas cidades, mas que quer a sua autonomia em termos de deslocação pendular. A velocidade máxima é de 46 quilómetros/hora, demora três horas a ser carregado numa tomada doméstica.

É a primeira proposta da nossa lista de 10 melhores carros para jovens que usa propulsão elétrica e que não necessita de carta para ser conduzida. É um citadino muito divertido e personalizável.

A compra da viatura será exclusivamente online e o seu preço será de 7.750 euros.

Ver carro

Dacia Spring Electric

Dacia Spring Electric, um dos melhores carros para jovens
Renault Group Site Media

O Dacia Spring Electric é o primeiro veículo elétrico da marca checa subsidiária do Grupo Renault que chegará, em setembro, a Portugal, com preço anunciado de 16.800 euros.

Com “ar” de SUV, este jovem automóvel tem ar robusto, capot com nervuras, superior altura ao solo, cumprimento de 3,73 metros e largura de 1,58 metros.

Para particulares a marca disponibilizará modelos com dois níveis de equipamento: Comfort, com preço a iniciar-se nos 16.800 euros e Comfort Plus, a partir dos 18.300 euros, ambos com o mesmo tipo de motorização.

O Dacia Spring Electric está equipado com um motor síncrono de imanes permanentes, potência de 33 kW (44 cv) e um binário de 125 Nm. A bateria de iões de lítio (72 células) tem uma capacidade útil de 27,4 kWh.

As prestações são de 5.8 segundos nos 0-50 km/h e uma velocidade máxima de 125 km/h. Autonomia em ciclo urbano de 305 km.

Ver carro

Fiat 500

Fiat 500 e
Stellantis

O novo Fiat 500 personifica a moderna interpretação do clássico 500, que entre 1957 e 1975 foi um dos modelos mais comercializados da marca italiana. Hoje, para além de um reconhecido ícone, é um respeitável clássico.

O Fiat 500 elétrico que integra a nossa lista dos melhores carros para jovens é mais uma proposta eletrificada dirigida a um público jovem que gosta de linhas clássicas envolvidas numa aura de modernidade muito apelativa.

A marca de Turim disponibiliza também versões com motor a combustão (gasolina e gasóleo).

O 500 é fácil de conduzir e de estacionar, além de ser o primeiro citadino a propor sistema de condução autónoma de nível 2. Além disso, para os jovens que gostam de estar a par das novas tecnologias, está equipado com sistema de entretenimento UConnect 5.

A autonomia é de cerca de 320 km em ciclo WLTP combinado e de 400 km, em ciclo urbano. Está à venda a partir de 29.925 euros.

Ver carro

Honda e

Honda e
Honda PT Media Newsroom

O Honda e é a primeira proposta 100% elétrica da Honda. É impossível olhar para o Honda e e não desejar ter um em casa. Ou melhor, na garagem. A silhueta do citadino nipónico atrai jovens e seniores. É quase um objeto de culto.

Com os seus 3,9 metros de comprimento, 1,75 metros de largura e 1,5 metros de altura o Honda e disponibiliza espaço q.b. para transportar até 4 passageiros com conforto.

Apresenta tecnologia avançada, concentrada em 5 ecrãs que garantem uma visão 360º de tudo o que se passa dentro e fora do automóvel. Nomeadamente os espelhos retrovisores foram substituídos por câmaras compactas.

A somar à atração da imagem o Honda e acena também com performance, autonomia e eficiência e potente motor elétrico com tração traseira para garantir condução desportiva. Autonomia anunciada de 210 km e preço a partir de 36.000 euros.

Ver carro

Mini Cooper SE

Mini Cooper SE
BMW Group

O design MINI é um dos principais fatores de atração do modelo relançado há alguns anos pela mão da BMW. A proposta que fazemos recai na versão elétrica, mas a marca disponibiliza modelos com propulsão a combustão (gasolina e diesel).

O MINI está associado a mentes jovens e irreverentes que gostam de liberdade e aventura. Tal como o Honda e, o MINI SE tem um preço mais elevado (34.750 euros), mas a imagem também se paga.

Na versão Cooper SE o motor elétrico disponibiliza 184 cv e anuncia autonomia entre os 235 e os 270 km. O sprint 0-100 km/h faz-se em 7,3 segundo e a velocidade está limitada a 150 km/h.

A bateria de iões de lítio está colocada sob o piso do automóvel numa configuração em “T” privilegiando a distribuição do peso e o equilíbrio de toda a estrutura. O espaço interior não é prejudicado proporcionando conforto a todos os passageiros.

Ver carro

Mitsubishi Space Star

Mitsubishi Space Star, um dos melhores carros para jovens
Mitsubishi Motors

O Mitsubishi Space Star é o primeiro automóvel com motor a combustão a figurar na nossa lista de 10 melhores carros para jovens.

Com preço a partir de 12.350 euros, o Space Star além da versão normal está agora disponível numa versão designada Space Star Cross, com ar “crossover”, que assinala o espírito jovem e de aventura do modelo nipónico.

O novo modelo acrescenta ao “look” jantes de liga leve de 15 polegadas, luzes traseiras combinadas com LED, luzes de nevoeiro dianteiras, função mãos livres com Bluetooth, porta USB, volante multifunções, ar condicionado automático, sensor de chuva com limpa-vidros automático e sensor de luz.

O espaço interior continua a ser uma referência em espaço e conforto, com os bancos a receberem apontamentos em pele.

O motor a gasolina é o conhecido 1,2 litros de 80 cv com consumos de 5 litros em ciclo urbano e 3,9 litros em circuito extra-urbano.

Ver carro

Renault Twizy E-Tech Elétrico

Renault Twizy
Renault Group Site Media

O Renault Twizy E-Tech elétrico é a segunda proposta 100% elétrica que não necessita de carta de condução para ser conduzida e que é dirigida a jovens com idade a partir dos 16 anos.

Tal como o Citröen AMI, o Twizy pode ser uma alternativa às scooter pela mais valia de acrescentar conforto, manter a possibilidade de transportar um acompanhante e por ter estrutura fechada, sendo um bom aliado nos dias mais frios e de chuva.

O facto de ter construção da carroçaria em forma de célula de segurança acrescenta-lhe segurança.

Além disso, o Twizy é muito divertido de conduzir além de ser fácil de estacionar. Tem ainda um espaço fechado para guardar pequenos objetos. A marca francesa anuncia autonomia de 70 km.

Está disponível a partir de 12.805 euros.

Ver carro

Renault Zoe E-TECH Elétrico

Renault Zoe
Renault Group Site Media

O Renault Zoe é um dos elétricos mais bem sucedidos da marca francesa. A terceira geração, ainda que não pareça, mudou muito em relação à anterior.

Além das necessárias atualizações para manter o modelo no topo da lista da preferência dos clientes da marca francesa, o modelo continua a privilegiar a qualidade, conforto, boa insonorização e condução despreocupada.

O habitáculo está mais próximo do design que conhecemos do Clio, o “best-seller” da marca francesa. O painel de instrumentos é novo e integra sistema de infoentretenimento de 9,3 polegadas e quadrante de instrumentos digital de 10 polegadas, elementos modernos e diferenciadores.

Com apenas uma carga de bateria é possível percorrer até 386 km em ciclo WLTP. Preço a partir de 23.690 euros (com aluguer adicional de baterias) ou 31.990 euros, para compra integral.

Ver carro

Smart

Smart EQ fortwo, um dos melhores carros para jovens
Daimler Global Media Site

O smart é, por excelência, um modelo jovem irreverente e que tinha de integrar a nossa lista de 10 melhores carros para jovens. O smart está disponível nas versões smart EQ fortwo, smart EQ fortwo cabrio e smart EQ forfour (quatro portas). O preço é a partir de 22.845 euros.

No entanto, o smart EQ fortwo pode ser adquirido desde 99€ + IVA/mês, em Aluguer Operacional. Atualmente a smart só disponibiliza os seus modelos com propulsor 100% elétrico. No entanto, no mercado de usados encontra-se ampla oferta de modelos a gasolina e diesel.

O smart é um citadino jovem e moderno que apresenta um bom compromisso conforto/condução, sendo muito fácil de estacionar. Além disso é muito económico.

Ver carro

Toyota Yaris Hybrid

Toyota Yaris carro do ano 2021
Toyota Europe Newsroom

O citadino Toyota Yaris é o único híbrido (motor a combustão + motor elétrico) da nossa lista dos melhores carros para jovens.

Recentemente eleito “Carro do Ano na Europa”, propõe eficiente sistema híbrido de quarta geração que disponibiliza potência de 116 cv e consumos de combustível de 3,7 l/100 km. As emissões de CO2 são de 85 g/km em ciclo WLTP.

O Toyota Yaris Hybrid destaca-se ainda pelo comportamento dinâmico, superior dotação de equipamento e pela presença de sistemas de segurança ativa e passiva.

A caixa é automática, e-CVT – variável contínua controlada eletronicamente com engrenagens planetárias. Preço a partir de 21.070 euros.

Ver carro

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].