Publicidade:

Verdade ou mito: o microondas pode deixar a Internet lenta?

Talvez nunca tenha pensado nisso, mas essa possibilidade pode existir. Será que o microondas deixa a Internet lenta? Sim, saiba porquê.

Verdade ou mito: o microondas pode deixar a Internet lenta?
Explicamos-lhe tudo

Tudo tem a ver com aquilo que não se vê: a frequência do sinal. Ainda que invisível, ela está muito presente e é indispensável ao funcionamento de qualquer equipamento elétrico – e um router Wi-Fi não é exceção. Assim, e em resposta à questão “o microondas pode deixar a Internet lenta?“, a resposta é: sim, pode.

Sim, o microondas pode deixar a Internet lenta


microondas internet

É verdade: não estamos perante um qualquer mito pois, por muito descabido que possa parecer, é bem possível. Isto não significa, contudo, que um microondas interfira constantemente, e em todas as situações, com um sinal de Wi-Fi. Significa, porém, que isso acontece com mais frequência do que aquela que está à espera.

Tudo depende da frequência de sinal, e tanto um router como um microondas operam sobre a mesma frequência: 2,4 GHz. Ou seja, independentemente da função de cada aparelho, a forma como operam aproxima-se muito e, como tal, pode sobrepor-se, causando problemas ao funcionamento da Internet.

É claro que, para que o microondas possa deixar a Internet lenta, ele tem de estar ligado e a trabalhar. O mesmo tem de acontecer no caso do router que cria e potencia o seu sinal de Wi-Fi. Estando ambos os dispositivos a trabalhar, pode acontecer que a velocidade de navegação fique comprometida.

Mas esteja atento, até porque irá notar mais essa situação se, efetivamente, colocar o microondas a funcionar. Nesse caso, ambos os aparelhos irão recorrer à mesma frequência, podendo sobrecarregá-la e comprometer a velocidade com a qual trabalha.

Nesta situação, o que acontece é que o microondas emite demasiada radiação que, por sua vez, irá prejudicar o funcionamento da rede na qual o router está a trabalhar. No entanto, esta situação raramente se verifica quando falamos de microondas mais recentes, já que estão construídos para emitir menos radiação do que outros mais antigos.

Como resolver a situação


wifi

Se a sua Internet fica lenta com regularidade e nunca conseguiu entender bem o porquê disso acontecer, faça o teste: ligue o microondas ao mesmo tempo que usa a Internet. Faça-o vária vezes, intervaladas, e verifique se existe, ou não, alguma interferência.

Se sim, percebeu agora que o microondas pode deixar a Internet lenta e que tem de fazer algo para contornar a situação. Se não quiser investir num aparelho mais recente (que emite menos radiação), contacte a assistência prestada pela marca do aparelho que tem em casa.

Deste modo, os especialistas em causa irão confirmar o estado de isolamento do microondas, de forma a verificarem se este está a emitir, ou não, radiação em excesso. Existem situações em que esse isolamento pode ser reforçado, pelo que é uma questão de verificar diretamente com os representantes da marca.

No caso de isto não resolver a situação e a sua Internet continuar demasiado lenta, considere investir num router melhor. Na maior parte dos casos, estes aparelhos estão associados a redes 2,4 GHz, mas o mesmo não acontece em routers mais recentes, que trabalham com redes de 5 GHz.

Esses routers são também conhecidos como dual band que, em poucas palavras, significa que são capazes de emitir em dois tipos de frequência: 2,4 GHz e 5 GHz, em vez de uma em exclusivo. São dispositivos mais caros, mas que, em muitos casos (como aquele que lhe explicamos neste artigo), resolvem rapidamente o problema da velocidade de Internet com o qual se depara.

Desta forma, a frequência emitida é mais alta, o que garante o correto funcionamento de cada dispositivo ligado à rede Wi-Fi. Assim, a conexão será sempre certa e nunca sobreposta por sinais de igual frequência, já que aquela emitida pelo microondas será, sem dúvida, inferior.

Outra das vantagens em adquirir um router dual band é a tecnologia que este apresenta, nomeadamente a possibilidade de poder consultar sempre o estado da sua rede. Qualquer tipo de interferência que exista será rapidamente detetada por este router e devidamente identificada.

Com essa informação, pode agir em conformidade para que o problema se resolva. Consoante a marca e o sistema de cada dispositivo, existem casos em que essas interferências são descritas de forma muito específica, pelo que consegue logo perceber se o erro detetado provém da frequência emitida, por exemplo, pelo microondas.

Claro está que, como já explicado, esta não é uma situação que ocorra obrigatoriamente em todas as casa ou espaços fechados. No entanto, a interferência causada por um microondas, ainda que invisível, pode muito bem ser a razão pela qual a sua Internet está mais lenta.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.