Patrick Antunes
Patrick Antunes
26 Ago, 2018 - 10:00
Como aumentar a velocidade da Internet: 6 truques para testar

Como aumentar a velocidade da Internet: 6 truques para testar

Patrick Antunes

Ter uma Internet lenta é um problema que nos atormenta no dia-a-dia e pode baixar a produtividade. Saiba como aumentar a velocidade da Internet.

O artigo continua após o anúncio

A Internet é uma dos desenvolvimentos mais importantes na história da comunicação. Já passámos pelos planos pré-pagos, ADSL, os estranhos ruídos quando ligávamos o router e aquele medo de ultrapassar o plano mensal de download. Esses tempos vão longe e, atualmente, temos um acesso universal à rede e as velocidades são quase astronómicas. Mas, mesmo assim, a Internet teima em ficar lenta nos momentos mais críticos. Saiba como aumentar a velocidade da Internet de sua casa e atenuar esse sofrimento que tem quando a primeira página do Google insiste em não abrir.

Como aumentar a velocidade da Internet: 6 sugestões

como aumentar a velocidade da internet

Perceba o que pode estar a causar a lentidão da Internet

Existem inúmeros fatores que podem estar a provocar a diminuição da velocidade da Internet. Algumas das causas mais comuns são:

  • Software ou hardware antigo;
  • Muitos dispositivos ligados à mesma rede;
  • Downloads simultâneos;
  • Interferências no sinal;
  • Problemas na oferta da velocidade pelo provedor de Internet.

Teste a velocidade da Internet

Existem alguns sites fiáveis o suficiente para testar a velocidade da rede e, assim, confirmar se obtém a velocidade pela qual está a pagar. Mas não se deixe enganar pela publicidade. 

MBps, ou Megabytes por segundo e Mbps, ou Megabits por segundotêm siglas muito parecidas e as empresas usam e abusam dessa semelhança. Existem 8 Megabits em 1 Megabyte, por isso, quando contrata um plano de 100 Mbps, o que realmente está a comprar é um plano cujo download é, no máximo, de 12,5 MBps.

Diminua a distância entre o dispositivo e o router

Se está ligado à rede wireless de sua casa vai perceber que quanto mais próximo estiver do seu router, mais se vai aproximar da velocidade máxima da Internet.

Se esta aproximação não é possível, pense em comprar um conjunto de routers e fazer uma mesh de rede em sua casa – o Google Wi-Fi Home Mesh é uma ótima opção. Se esta ideia for muito dispendiosa, opte por um extensor de sinal, por exemplo, um TP-Link N300. São duas opções se se pergunta como aumentar a velocidade da Internet.

Se consegue ver o seu router, está ótimo

Se o sinal do router tem de atravessar uma parede ou um eletrodoméstico, vai ficar mais fraco e, assim, a velocidade ficará mais lenta. Uma regra de ouro é: tenha sempre o router visível do local onde está a utilizar a Internet.

Reduza o número de dispositivos ligados à rede

Imagine a rede de sua casa como uma estrada. A rede wi-fi aguenta com um determinado número de tráfego até que comece a ficar lenta. Se possível, certifique-se que apenas o seu computador está ligado a Internet. Pode desligar a sua Smart TV, smartphones, consolas ou outros dispositivos que mantenham uma ligação à rede, mesmo quando em stand-by.

O artigo continua após o anúncio

Ethernet > Wi-fi

Utilize um cabo de LAN (Cabo Ethernet) para ligar-se diretamente ao router. O wireless é realmente mais prático mas não a melhor forma para se obter o máximo da velocidade do seu plano.

Atravessar paredes, eletrodomésticos, e outros problemas que já mencionámos são facilmente resolvidos se utilizar um simples cabo Ethernet. Se ainda se pergunta “Como aumentar a velocidade da Internet”, esta última dica deve ser a sua melhor opção.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp