Nuno Margarido
Nuno Margarido
06 Ago, 2018 - 17:17

Reiniciar o router melhora a ligação: verdade ou mito?

Nuno Margarido

Porque é que há quem diga que reiniciar o router melhora a ligação? Será que as razões para a ligação fraca não vão para além de um simples reset?

Reiniciar o router melhora a ligação: verdade ou mito?

Quando recebem uma chamada de clientes, as operadoras costumam sugerir um simples reinício ao router. Mas será que reiniciar o router melhora a ligação? Ou será que as operadoras estão a tentar arranjar mais tempo para pensar noutras soluções? Descubra as maravilhas que um simples reinício pode fazer pelo dispositivo que faz a Internet chegar à casa toda.

Reiniciar o router melhora a ligação?

reiniciar router melhora a ligação

Há quem diga que reiniciar o router melhora a ligação. É verdade? Não, mas pode parecer. Quando estamos várias horas a fazer uma tarefa acabamos por ficar cansados e o nosso corpo começa a responder com menos clareza. O mesmo acontece com vários dispositivos, como o telemóvel, o computador ou… o router.

Ao deixar o router em constante funcionamento, a possibilidade de este começar a acumular erros de sinal é grande. O que é que acontece? O sinal começa a sair com menos clareza e a Internet parece que começa a ficar mais lenta.

O problema até pode estar em algo completamente estranho ao apoio técnico e ao utilizador, mas se há um problema, há que tentar resolvê-lo, certo? E nada como começar por reiniciar o router.

A culpa é sempre do router?

Já começa a perceber porque é que há quem diga que reiniciar o router melhora a ligação? Para reiniciar a ligação, para que o router possa respirar um bocado e limpar esse “histórico” de erros que foi acumulando. Uma boa forma de evitar que isto aconteça passa por reiniciar o router sempre que este deixa de ser utilizado – quando toda a gente for dormir, por exemplo.

Mas reiniciar o router melhora sempre a ligação? Não, de todo. O reinício apenas funciona quando o problema reside na rede interna, quando está “dentro” da casa do utilizador. Quando o problema está na operadora e no sinal transmitido pelos servidores, não há nada a fazer.

Veja também