Publicidade:

Descubra a nacionalidade dos turistas que visitam Portugal

O Instituto Nacional de Estatística estabeleceu o número de dormidas de hóspedes estrangeiros e a nacionalidade dos turistas que visitam Portugal.

Descubra a nacionalidade dos turistas que visitam Portugal
Portugal é cool

Em Dezembro de 2016, o Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou um estudo sobre as dormidas de residentes e não residentes, o que permitiu saber qual a Com o intuito de perceber qual a nacionalidade dos turistas que visitam Portugal.

Foi possível revelar que os estabelecimentos hoteleiros receberam 19,1 milhões de hóspedes e 53,5 milhões de dormidas no ano de 2016. Perceba agora qual a nacionalidade dos turistas que visitam Portugal.

Nacionalidade dos turistas que visitam Portugal


turistas

Após a publicação deste estudo, foi possível decompor os dados por nacionalidades. Assim sendo, sabe-se que os alojamentos receberam 7,6 milhões de hóspedes portugueses e 11,4 milhões de turistas estrangeiros. De notar que, pela primeira vez, o número de hóspedes estrangeiros foi superior ao próprio número da população portuguesa.

Os resultados mostraram que há alguma estabilidade no mesmo conjunto de países mais relevantes para o turismo em Portugal. Quanto à nacionalidade dos turistas que visitam Portugal, o Reino Unido é o mercado mais importante, com mais de 9 milhões de dormidas. Segue-se a Alemanha, com 5,3 milhões de dormidas e em 3º lugar está Espanha, com 3,96 milhões de dormidas no nosso país.

Este estudo comprovou, também, que as dormidas aumentaram em todas as regiões de Portugal, destacando-se as as evoluções no Açores (+21,1%), no Norte (+12,8%) e no Alentejo (+10,8%).

Nas três principais regiões turísticas do país, o desempenho também foi crescente:  9% no Algarve, 7,2% em Lisboa e 9,8% na Madeira. A estadia média dos visitantes também aumentou, ficando-se pelas 2,35 noites.

Veja também: