Publicidade:

8 notas divertidas para colocar na mochila do seu filho

Um elogio, uma piada ou um simples smile, são algumas ideias de notas divertidas para colocar na mochila do seu filho. Surpreenda e crie memórias.

8 notas divertidas para colocar na mochila do seu filho
Porque o mimo nunca é demais

Preparar notas divertidas para colocar na mochila do seu filho pode ser algo tão simples quanto especial. Preste atenção e anote toda a informação relativamente ao que ele gosta, ao que está a aprender, ao que ele mais precisa – pode andar triste, desmotivado, mais carente, sentir medo ou insegurança, por qualquer razão – e prepare com cuidado e imaginação pequenos miminhos que, para ele, serão muito importantes.

Atualmente, o tempo que pais e filhos passam juntos está longe de ser o suficiente, é habitualmente pouco e nem sempre de qualidade. O trabalho, a escola, o trânsito, as mil e uma atividades e o cansaço são alguns fatores que fazem com que o dia se resuma a uma correria cronometrada quase ao minuto. Cada momento em família sabe a pouco.

Preparar algumas notas divertidas para colocar na mochila do seu filho pode ajudar a manter-se presente, mesmo estando longe, fortalecer vínculos, educar e criar boas memórias.

Um lembrete, um convite, uma mensagem de motivação, um elogio, uma adivinha ou um simples sorriso, tudo notas divertidas para colocar na mochila do seu filho que vão fazer o dia de quem mais ama.

Se ainda não tinha pensado nisto, nunca é tarde para começar. Considere o uso de elementos – texto, imagens e outros – mais adequados ao objetivo e à idade. Apresentamos-lhe algumas ideias simples e criativas de notas divertidas para colocar na mochila do seu filho e proporcionar-lhe atenção e sorrisos extra.

Notas divertidas para colocar na mochila do seu filho: 8 ideias


notas divertidas para colocar na mochila do seu filho

1. Uma piada

Quem não gosta de uma boa gargalhada? As crianças adoram e os crescidos também. Faça uma pesquisa de anedotas ou piadas adequadas à idade do seu filho e vá selecionando uma para enviar todas as semanas, junto ao lanche, escrito num guardanapo ou no bolso da carteira num post-it, por exemplo. Pode usar juntar um desenho ou outro elemento ao texto que torne o momento ainda mais engraçado e especial.

2. Um jogo

Está entre as notas divertidas para colocar na mochila do seu filho, mas um jogo pode ser um grande desafio à destreza, um estimulo à curiosidade ou criatividade e servir para educar. Uma sopa de letras ou umas palavras-cruzadas, um pequeno puzzle, tangram ou um sudoku, são excelentes ideias para os intervalos da escola. Atividades divertidas que o seu filho pode fazer sozinho ou com os amigos.

3. Um elogio

O elogio tem efeitos extraordinariamente positivos na autoestima de alguém, sobretudo se estamos a falar de crianças ou jovens em fases sensíveis. Se o seu filho andar mais triste, desmotivado ou inseguro, é muito positivo que lhe lembre o que ele faz bem, as suas qualidades e talentos e, sobretudo, o quanto é especial e amado.

O elogio contribui para um desenvolvimento equilibrado e saudável e ajuda a reforçar a relações. Elogie as melhorias dos trabalhos e dos testes; elogie a coragem, o esforço e a dedicação em tarefas que ele goste menos ou a capacidade de vencer os medos; fundamente, mas sem exagerar, pois pode soar a falso.

Ao elogiar, vai ajudar o seu filho a perceber a importância de ser responsável pelas suas ações, trabalhando para atingir os seus objetivos e consequente reconhecimento, não apenas dos outros, mas de si próprio. Elogiar em vez de criticar. Fale e reforce o que sente numa nota entre as folhas de um livro ou na folha do caderno.

4. Uma adivinha

Uma adivinha, um mistério a desvendar. Pode ser uma pista sobre sobre um sítio a visitar ou uma atividade após a escola ou no fim de semana, alguém que já não vê há algum tempo, um jantar, uma ida ao cinema.

Seja o que for a surpresa, distribua pistas que permitam ao seu filho adivinhar. Se quiser que ele adivinhe que vão ao cinema ver o filme com a sua personagem favorita, use imagens, palavras e elementos – pipocas ou cromos, por exemplo – que ele possa ligar e “ler” a mensagem.

5. Uma foto

E que tal uma fotografia com uma mensagem no verso, de um momento de diversão a dois ou em família? O seu filho vai sorrir e vai querer mostrar aos amigos. Ao partilhar fotos de momentos felizes, vai estar a fazer com que o seu filho se sinta especial, para além de ajudar a reforçar a sua presença, em especial numa semana mais difícil, em que estão longe ou passam menos tempo juntos.

6. Uma manifestação de amor

Um bilhete com um simples “Amo-te!” ou onde explique o quanto o seu filho é importante para si e que vai estar sempre ao lado dele, aconteça o que acontecer. Não precisa de um motivo para o fazer.

No entanto, caso estejam a passar por uma fase atribulada, mudança ou alguma situação que exija um apoio extra, uma nota divertida carregada de carinho vai ajudar.

7. Uma curiosidade

Uma nota divertida, no bolso da mochila que ele abre logo que sai para o intervalo, com uma dica, uma novidade ou uma pergunta sobre algo de que o seu filho gosta. Pode ser sobre uma série que ele segue, um personagem, um jogo, um desporto, um tema do interesse dele e sobre o qual ele vai gostar de saber alguma nova curiosidade, especialmente se for engraçada.

É importante que demonstre que está atento e apoia os interesses do seu filho, ele vai gostar de saber que podem divertir-se juntos.

8. Um cupão

Esta é outra das notas divertidas para colocar na mochila do seu filho. Algo tão simples quanto criativo que fará sorrir até os mais crescidos. Fazer um cupão ou uma caderneta de cupões (basta agrafar) com diferentes valores, como por exemplo: vale um abraço, vale uma ida ao cinema; vale 1 euro para o mealheiro; vale um gelado.

É garantido um sorriso, desde logo, e muitos mais na hora de cobrar. Pode fazer no computador algo bonito, incluindo imagens, e imprimir, ou desenhar à mão.

Estas são mais do que sugestões de notas divertidas para colocar na mochila do seu filho, são formas simples e criativas de manifestar atenção e amor pelo seu filho, sempre que lhe apeteça ou considere importante, por qualquer razão.

O tempo (de qualidade) – presença, atenção, experiências – continua a ser o melhor que pode dar ao seu filho, mas um miminho sabe sempre bem e nunca é demais.

Veja também:

Elsa Santos Elsa Santos

Formada em comunicação, conta com uma vasta experiência na área. Do jornalismo ao marketing digital, a escrita é o elo comum. Apaixonada por histórias, tem desenvolvido, nos últimos anos, diversos projetos de storytelling, copywriting e locução. É mãe de duas crianças, o que não lhe dá superpoderes, mas a obriga a estar permanentemente ligada.

Saiba tudo sobre emprego