Publicidade:

O que comer no outono? Opções saudáveis e deliciosas

Pergunta para queijinho: o que comer no outono? As opções são imensas e o grande objetivo é reforçar o sistema imunitário para a estação mais fria.

O que comer no outono? Opções saudáveis e deliciosas
Prepare-se para o inverno com saúde

Pergunta para queijinho: o que comer no outono? As opções são imensas, mas o grande objetivo é reforçar o sistema imunitário para a estação mais fria que aí vem.

Eis que as folhas começam a cair, as árvores vão-se despindo e o tempo fica mais frio. Mas então, o que comer no outono? Qual a alimentação mais adequada para esta altura do ano?

Existem dois pontos muito importantes a cumprir nesta estação – o primeiro tem a ver com a preparação para o inverno. Tudo o que puder fazer para reforçar a imunidade e evitar gripes e outros vírus típicos da época, melhor!

Depois, outono é também tempo de descartar o que é inútil, o que não faz bem. E é por isso que dentro dos alimentos a privilegiar nesta estação, pode incluir os que ajudam a desintoxicar o organismo.

O que comer no outono? Sugestões para todo o tipo de gostos


o que comer no outonoFonte: Pixabay / Free Photos

Água

Não havia dúvidas deste item, certo? Este é, aliás, o ingrediente comum em qualquer uma das estações! O nosso corpo tem mais de 80% de água e como tal é necessário hidratá-lo, sempre!

Abacate

O abacate é um dos ‘must try’ quando se fala no que comer no outono. Além de ajudar a reduzir o colesterol, possui ácido oleico e ajuda a combater o envelhecimento.

Berinjela

A beringela combate o colesterol LDL – o colesterol mau.Rica em cobre, folato, magnésio e fibras, ajuda também ao funcionamento do intestino e a desintoxicar o organismo.

Beterraba

Este vegetal atua na proteção do coração e ajuda ao funcionamento dos rins. Rica em vitamina B1, B2, B5, sódio, silício, fósforo, cálcio, zinco e cobre deve ser incluída na dieta semanal.

Citrinos

Já sabemos que outono e inverno trazem consigo as constipações, gripes e afins. Como tal, há que prevení-las! Citrinos como laranjas, clementinas, toranja são excelentes fontes de vitamina C e devem ser consumidas diariamente!

Chás

Se com o frio não gosta muito de beber água simples, aposta em chás (sem açúcar ou no limite com mel). Faça infusões naturais com fruta ou mesmo de ervas. O critério é seu. Importante mesmo é que se hidrate!

Chocolate

Sim, não o estamos a enganar! Pode incluir na lista de o que comer no outono chocolate. Prefira chocolate preto, com mínimo de 70% de cacau. Estas versões são uma ótima fonte de energia e de magnésio e não, não engordam desde que consumidas de forma moderada.

Chuchu

Se normalmente opta sempre por batata ou courgette, experimente colocar um pouco de chuchu, ele é outro legume que se insere na lista de o que comer no outono! Além de cremosa, ao usar este ingrediente, está a prevenir a osteoporose e a fortalecer os ossos para a estação mais fria.

Espinafres

Os espinafres são verdadeiros obrigatórios no leque de alimentos a ingerir no outono. Excelentes para prevenir o envelhecimento precoce, são legumes ricos em ferro, fósforo, cálcio e vitaminas A e B.

Kiwi

O que comer no outono? Kiwi claro! Além de combater o envelhecimento celular, possui alto teor de vitamina C, prevenindo gripes e constipações.

Pêra

A pêra é ideal para comer nesta estação pelo seu poder antioxidante. Rico em selénio, ajuda também na regeneração da pele de gretas de frio.

Receitas deliciosas com ingredientes que deve comer no outono


Sopa de espinafres express

o que comer no outonoFonte: Pixabay / RobbyFo

Ingredientes
2 batatas
1 courgette
1 cenoura
500g abóbora
1 molho de espinafres
1 alho Francês
1 dente de Alho
Azeite q.b.
Flor de sal q.b.

Modo de preparação

  1. Comece por descascar e lavar bem os legumes, à exceção dos espinafres.
  2. Corte-os em pedaços e coloque-os no robot de cozinha.
  3. Adicione água quase até tapar, regue com um fio de azeite e finalize com umas pedras de flor de sal.
  4. Programe o robot durante 40 minutos, na velocidade 1, a 80 graus.
  5. No final do tempo confirme se os legumes estão cozinhados e bem tenros.
  6. Triture até que fique bem cremoso e se necessário, adicione um pouco de água.
  7. Junte as folhas de espinafre e programe mais 10 minutos na mesma velocidade, temperatura 60.
  8. Retifique temperos e sirva bem quente.

Beringela recheada

Ingredientes
1 beringela
2 dentes de alho
1 bola de queijo mozzarella
½ alho-francês
2 figos frescos
4c sopa de vinagre balsâmico
1c sopa de açúcar
Tomates cherry q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.

Modo de preparação

  1. Corte a beringela ao meio e faça um corte na diagonal em cada uma das metades.
  2. Espalhe o alho picado pelas metades da beringela, regue com um fio de azeite e tempere com sal.
  3. Coloque a beringela num tabuleiro próprio de ir ao forno, com as metades viradas para cima, e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 30 minutos.
  4. Entretanto, aqueça três colheres de sopa de azeite numa frigideira em lume médioe assim que estiver quente, adicione o tomate cherry cortado em metades e o alho-francês laminado e deixe cozinhar 3 a 5 minutos.
  5. Assim que as peles dos tomates comecem a rebentar e que o alho-francês esteja macio, retire do lume e reserve numa taça ou num prato.
  6. Na mesma frigideira, junte o vinagre balsâmico e o açúcar e leve ao lume médio.
  7. Deixe ferver ligeiramente até reduzir o vinagre para uma consistência de xarope.
  8. Quando a beringela estiver assada, espalhe as fatias de mozzarella por cima e junte o preparado dos tomates cherry com o alho-francês e os figos.
  9. Leve novamente ao forno, a 180º C, durante 8 a 10 minutos, até gratinar o queijo.
  10. Retire do forno e tempere com a redução de balsâmico e com um pouco mais de sal (a gosto).
  11. Sirva de imediato.

Tarte de romã

o que comer no outonoFonte: Unsplash / Jennifer Pallian

Ingredientes
1 embalagem de massa quebrada de compra
2 romãs
180g de açúcar
4 ovos
0,5 l de leite
3c sopa de farinha tipo ‘maizena’
2c sopa de compota de framboesa
Sumo de 1 limão
6 folhas de gelatina
Feijão seco q.b.

Modo de preparação

  1. Comece por ligar o forno a 180 graus. Forre uma forma de tarte com a massa, pique o fundo com um garfo, cubra com papel vegetal e encha com feijão seco.
  2. Leve a massa ao forno durante 20 minutos. Retire o feijão e o papel e deixe no forno mais 5 minutos. Retire e deixe arrefecer.
  3. Entretanto, demolhe a gelatina em água fria.
  4. Numa tigela, misture os ovos com o açúcar até ficar uma mistura clara, junte a maizena e o leite em fio aquecido, mexendo sempre.
  5. Passe a mistura pelo coador para um tacho e leve ao lume, mexendo constantemente até ferver e engrossar.
  6. Retire do lume, junte a gelatina já escorrida, misture bem até a gelatina ficar bem dissolvida, adicione o sumo do limão e mexa.
  7. Verta o preparado anterior para dentro da tarte e leve ao frio até ficar solidificada.
  8. Separe os bagos das romãs, misture-os com a compota de groselha, espalhe em cima da tarte e sirva decorado a gosto.

Veja também: