Publicidade:

8 dicas para poupar na manutenção do carro

Se não quer fazer visitas desnecessárias, e caras, ao mecânico, tem de tomar conta do automóvel. Fique com dicas para poupar na manutenção do carro.

8 dicas para poupar na manutenção do carro
Saiba como evitar visitas desnecessárias ao mecânico

Do combustível ao seguro, há muito dinheiro a sair do bolso e a coisa só fica pior quando é preciso levá-lo à oficina. No entanto, é possível não gastar tanto em nenhuma destas áreas, e hoje vamos ver como podemos poupar na manutenção do carro.

8 dicas para não ter de gastar tanto com o mecânico


1. Leia o manual do proprietário

Apesar de ser chato ler o manual do proprietário, tem obrigatoriamente de o fazer se pretende poupar na manutenção do carro. Neste manual pode encontrar informação acerca da manutenção do carro de acordo com quem o fez, informação esta que o vai ajudar a gerir o dinheiro que vai para a manutenção, pois vai deixá-lo saber onde e quando o usar.

2. Vá a uma oficina de confiança

Uma boa forma de poupar na manutenção do carro é através de uma oficina de confiança, que não o vai fazer pagar mais do que aquilo que deve, e que não vai tratar mal o seu carro para que este volte dentro de pouco tempo.

Para encontrar uma oficina com segurança fale com amigos e conhecidos e vá tentando a sua sorte. Passado algum tempo vai encontrar uma que quer o bem do seu carro, e não o mal da sua carteira.

3.  Tenha atenção aos avisos do seu carro

O carro está em constante comunicação connosco, mas muitas vezes nós gostamos de ignorar o que ele tem a dizer. Qualquer tipo de dificuldade ao conduzir, bem como qualquer barulho estranho, são ambos bons motivos para ligar ao mecânico a falar acerca do assunto.

Resolver um pequeno problema antes que este se torne algo grave pode ajudar a poupar centenas de euros de uma só vez.

4. Atenção a líquidos, óleos e pneus

pressão dos pneus, o óleo do motor, o líquido do radiador, o dos travões etc. Níveis e dados que pode ir analisando e corrigindo. Cumpra as recomendações dos fabricantes e mecânicos de qualidade no que toca a trocas e substituições. A melhor parte é que muitas destas trocas pode fazer você mesmo, evitando assim custos extra.

5. Sempre que possível, faça você mesmo

Há pequenas coisas que podemos fazer nós mesmos para manter o carro em bom estado. Desde mudar o óleo a manter tudo limpo, há muito que podemos fazer sem a ajuda de um profissional. Claro que, antes de fazer seja o que for, convém pedir alguns conselhos a quem sabe.

6. Cuide bem do carro

Esta é a dica mais óbvia para poupar na manutenção do carro, mas infelizmente muitos automobilistas decidem ignorá-la. Se passar a vida a conduzir como se estivesse no meio de uma perseguição, então é claro que vai ter de gastar muito mais para manter o carro em forma. Pratique uma condução defensiva, vai poupar dinheiro na manutenção e no combustível enquanto se mantém a si e aos outros em segurança.

7. Aprenda a ouvir o seu carro

O carro está em constante comunicação connosco, mas muitas vezes nós gostamos de ignorar o que ele tem a dizer. Qualquer tipo de dificuldade ao conduzir, bem como qualquer barulho estranho, luzes que não deviam estar acesas, avisos nas consolas, são ambos bons motivos para ligar ao mecânico a falar acerca do assunto. Não ignore os avisos. Resolver um pequeno problema antes que este se torne algo grave pode ajudar a poupar centenas de euros de uma só vez.

8. Pratique uma condução sustentável

O ponto base para poupar na manutenção do carro é ter cuidados diários na sua utilização, sobretudo na forma como conduzimos. Pratique uma condução sensata e responsável, respeite os limites de velocidade, verifique o estado do pavimento etc.

9. Trate da “carcaça”

Com esta dica para poupar na manutenção do carro referimo-nos a cuidar da pintura, a polir o automóvel, a proteger os plásticos do habitáculo do sol e do calor. Deve ser aplicada uma cera de qualidade de 6 em 6 meses. Mantenha sempre um defletor no carro, sempre que possível evite conduzir debaixo de árvores de onde possa cair resíduo. Voltando ao interior, garanta também que está sempre a usar o combustível adequado.

A melhor forma de poupar na manutenção do carro é a prevenção.

Veja também: