Publicidade:

Prós e contras de mudar de emprego: como tomar a decisão certa

Quando o futuro nos parece desconhecido, a mudança é algo de assustador. Para poder tomar uma decisão segura, saiba os prós e contras de mudar de emprego.

Prós e contras de mudar de emprego: como tomar a decisão certa
Avalie bem a situação antes de decidir mudar de emprego

Está a pensar em mudar a sua vida profissional, mas tem medo do que possa vir a correr mal? Elaboramos uma lista com os prós e contras de mudar de emprego, para que se sinta mais seguro no momento da tomada de decisão.

Sabemos que nunca é fácil sair do nosso local de trabalho atual para outro completamente desconhecido. No fundo, mudar de emprego é significado de uma grande mudança da nossa vida e das rotinas que levamos diariamente.

Sobre a mudança de emprego


Mudar de emprego é algo que já ponderou fazer? A certa altura nas nossas vidas, esta mudança acaba por ser inevitável, ou porque sentimos a necessidade de crescer a nível profissional, ou porque simplesmente a determinada altura não nos sentimos satisfeitos com o nosso trabalho.

Além desses fatores, a mudança de emprego pode também surgir quando recebemos alguma proposta com melhores condições de trabalho, ou, até mesmo, quando sentimos uma grande necessidade de alterar as nossas rotinas e abraçar novos desafios.

O que acontece em muitos dos casos, é o facto de, apesar de termos vontade de mudar de emprego, sentirmos alguma resistência que nos faz refletir bastante sobre a nossa decisão.

O que é completamente natural. Afinal, cada um de nós vai ganhando as suas rotinas de trabalho e quando, por algum motivo, essas rotinas são alteradas a tendência é para nos sentirmos um pouco assustados perante a mudança.

A verdade é uma só: ninguém gosta de sair da zona de conforto, e é por isso essencial que observemos a mudança como algo positivo nas nossas vidas.

Ainda assim, antes de tomar uma decisão importa avaliar todos os benefícios, bem como aspetos menos positivos que a mudança lhe pode trazer. Pode mesmo fazer a sua própria lista com os prós e os contras de mudar emprego para que se sinta totalmente seguro, no momento de decidir. De seguida damos-lhe alguns motivos de reflexão.

4 motivos para mudar de emprego


mudar de emprego

1. Abraçar novos desafios

O sentimento de realização pessoal é algo que todos nós ambicionamos atingir a dada altura nas nossas vidas.

Para muitas pessoas, é essencial sentirem-se constantemente estimuladas e desafiadas criativamente e é, muitas vezes, nesta mudança de emprego que conseguem visualizar a resposta para essas necessidades.

2. Acesso a novas experiências e competências profissionais

Esta é uma das grandes vantagens da mudança de emprego. É normal que sinta uma enorme necessidade de estar constantemente atualizado sobre as últimas tendências do mercado em que se encontra a trabalhar. Por esse mesmo motivo, os profissionais aumentam o seu leque de competências, o que acaba por fazer com que tenham acesso a novas experiências e permitir assim um crescimento profissional.

Nunca se esqueça que os novos desafios profissionais que o fazem sentir mais estimulado a nível criativo podem muitas vezes ser a chave para a sua felicidade no trabalho.

3. Melhores condições

Todos nós sabemos que o dinheiro não é tudo, mas se conseguirmos juntar um bom salário a um trabalho que realmente gostamos de desenvolver, certamente que a satisfação será maior.

Além disso existem outras condições e benefícios como horários flexíveis, acesso a ginásios, seguros de saúde, acesso a formação na sua área ou creches/vales de educação, que podem ser aspetos com bastante relevância na hora de decidir mudar de emprego.

4. Oportunidade de mudança para uma área diferente

A dada altura da nossa vida pode existir uma necessidade de mudança de área de trabalho. Isto é, se sentir que precisa de mudar para uma área um pouco diferente e mais do seu agrado, então a mudança de emprego pode trazer esta vantagem.

4 motivos para não mudar de emprego


mudar de emprego

1. Recomeçar do zero num ambiente totalmente novo

Recomeçar do zero pode ser uma desvantagem da mudança de emprego e, provavelmente, será o aspeto que o faz sentir mais reticente e assustado.

Começar a trabalhar num local novo implica ter de conhecer os novos colegas, aperceber-se dos métodos de trabalho da empresa e ainda adaptar-se ao ambiente de trabalho.

2. Enfrentar um futuro desconhecido

Ninguém gosta de enfrentar o desconhecido e a verdade é que mudar de emprego implica arriscar um pouco a sua vida profissional e económica. O desemprego, por exemplo, pode ser uma preocupação para muitos.

3. Perda de benefícios e reputação adquiridos e reconhecidos no emprego anterior

Quando mudamos de emprego, pode haver a sensação de desvalorização por parte dos profissionais com quem lidamos diariamente no novo emprego.

Muitas vezes, a reputação e os benefícios já adquiridos no emprego anterior podem mesmo ser completamente desvalorizados por aqueles que ainda não conhecem o nosso valor.

4. Falta de estabilidade económica

É extremamente importante que considere todos os custos associados à mudança que está prestes a abraçar no seu futuro, para perceber se se trata de uma mudança viável ou não e de que forma essa alteração irá afetar a sua vida financeira.

Não faça da sua decisão um bicho de sete cabeças. Mantenha a calma e foque toda a sua atenção nos prós e contras de mudar de emprego. Deixe que a euforia inicial passe, para que consiga observar e registar atentamente todas as vantagens e desvantagens da mudança, a fim de tomar a decisão certa para o seu futuro.

Veja também:

Catarina Milheiro Catarina Milheiro

Finalista da licenciatura em Gestão de Marketing, entende a partilha de informação através da escrita, como uma forma nobre da comunicação.

Saiba tudo sobre emprego