Publicidade:

Quanto custa uma barra de ouro?

Ao longo da história o ouro sempre serviu como uma garantia de investimento, No que diz respeito a pesos e medidas, fique a saber quanto custa uma barra de ouro.

Quanto custa uma barra de ouro?
Um investimento a ter em conta

Provavelmente já ouviu os mais antigos falar nos “ouros” como investimentos de segurança. Durante séculos, este metal foi a garantia de muitas transações em períodos complicados da história da humanidade. A barra de ouro era uma das maneiras de fazer a troca.

Com a evolução da economia de mercado, o valor do ouro passou a ser simbólico, mas ainda é um valor-refúgio, sobretudo com a instabilidade do sector financeiro.

É importante relembrar que apesar de ter esta característica de investimento de salvaguarda, o ouro é um investimento sem rendimento, quer seja em forma de barra, libras de ouro ou peças de joalharia e ourivesaria. Os ganhos ou perdas vão depender da oferta e da procura em determinado momento.

Barra de ouro: cotação e preços

O valor do ouro está dependente da cotação internacional do mercado, sendo que o facto de adquirir uma barra de ouro acaba por salvaguardá-lo do valor artístico, com o qual teria de contar ao comprar uma jóia, por exemplo. Esses objetos tendem a ser desvalorizados na revenda e os preços são muito subjetivos. Mesmo que se dirija a um dos muitos estabelecimentos existentes nesta área.

Libras e barras são a aposta mais segura. As famosas libras de ouro, muitas vezes oferecidas como presente ou para marcar o nascimento de uma criança, vão ter sempre o valor equivalente ao seu peso à cotação do ouro em barra. São o método mais simples de investir.

bolsa

A barra de ouro, também conhecido por lingote, tem o seu preço afixado diariamente pelo Banco de Portugal. O peso varia os 2,50 gramas e os 12,50 kg, sendo que adquirimos consoante o montante que queremos investir em dado momento. Pode ser adquiridas em bancos, agências de câmbio ou ourivesarias.

O preço estabelece-se em euros por grama, mas o preço em Portugal depende das cotações da Bolsa de Valores de Londres (onde o preço é estabelecido em dólar por onça).

Antes de comprar uma barra de ouro:

  • Consulte o valor por grama atual, no Banco de Portugal. Na semana em que escrevemos este artigo, por exemplo, 1 grama está a rondar os 35 euros nos 24 kilates;
  • Tenha cuidado com o local onde adquire as barras. Um banco pode ser o local mais seguro;
  • Tenha em mente que o valor do ouro oscila bastante, e que é um bem que vale por si mesmo;
  • Certifique-se que as suas barras estão marcadas, gravadas com as chamadas punções ou marcas de contraste, marcas autorizadas para legitimizar a peça;
  • Certifique-se que contêm entre 999 e 1000 milésimas de ouro fino;
  • A barra não tem valor artístico ou prémios de antiguidade, como as moedas;
  • Considere a segurança do investimento, se necessário guarde-as no cofre de um banco. Há um preço de aluguer, que ronda os 30 euros por ano;

 

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.