Publicidade:

12 resoluções saudáveis, uma para cada mês

Todos os anos, fazemos novas resoluções ou renovamos as antigas. Este ano, dê prioridade às resoluções saudáveis e comprometa-se a cumpri-las com motivação.

12 resoluções saudáveis, uma para cada mês
Cuide da sua saúde

Aprender uma nova língua, viajar mais, dormir mais cedo, ler novos livros, mas… e a saúde? A verdade é que a saúde é muitas vezes deixada para segundo plano. Deste modo, reunimos um conjunto de 12 resoluções saudáveis, uma por mês, para não ter desculpas. Assim, caso se esqueça de alguma, tem ainda o resto do ano para a tentar cumprir.

12 resoluções saudáveis para pôr em prática em 2018


1. Faça exercício

exercício físico

É sabido que no início de um novo ano a afluência aos ginásios aumenta. Siga esta tendência e inicie o novo ano colocando em prática esta resolução saudável.

A verdade é que, independentemente do seu organismo e do seu gosto pessoal, a diversidade de modalidades é cada vez maior, ou seja, há certamente uma que o vai convencer!

2. Coma menos carnes vermelhas

carne

Uma das resoluções saudáveis que deve estar presente na sua lista é comer menos carne, sobretudo carne vermelha. Contudo, apesar das recomendações para diminuir a ingestão de carnes vermelhas, também é verdade que este alimento não tem só aspetos negativos.

Além de ser uma excelente fonte de vitamina B12 e B6, em cada 100 gr de carne vermelha, 3 mg são de ferro. A medida de referência para a quantidade de carne vermelha a ser consumida é o equivalente à palma da mão.

3. Faça um check-up

check-up

Uma vez por ano, pelo menos, é importante focar-se em si e na saúde. Um truque que o pode ajudar a lembrar-se de marcar as consultas e os respetivos exames é agendar esses mesmos exames na sua data de aniversário ou mesmo no início do ano. Por outro lado, são já vários os hospitais que têm check-ups adaptados às diferentes preocupações de saúde.

4. Melhore a sua despensa

compras

A forma mais fácil de resistir às tentações passa por controlar a sua despensa. Neste sentido, uma das primeiras medidas, e talvez a mais importante, é controlar o seu carrinho de compras.

Para isso, há vários truques que pode implementar e que o vão ajudar a gastar menos dinheiro no supermercado. Dois exemplos que o podem ajudar é evitar ir às compras para aliviar o stress ou então com fome.

5. Coma mais frutas e vegetais

frutas e vegetais

Segundo a American Diabetes Association, no momento de preparar a refeição, devemos imaginar o nosso prato dividido em duas partes iguais. Assim sendo, 50% deverá ser preenchido por legumes e/ou vegetais. Os outros 50% têm ainda de ser divididos em duas partes iguais. 25% devem ser completados com proteína e os restantes 25% com hidratos de carbono, preferencialmente cereais integrais.

6. Durma 8 horas

dormir

Dormir mais e ir para a cama mais cedo são talvez duas das ideias mais comuns nas listas de resoluções saudáveis. Uma dica para ter um sono mais descansado é ter uma rotina antes de se deitar.

Neste sentido, quando se aproxima a hora de descansar, opte por atividades mais relaxantes, tais como ouvir música ou ler um livro e considere diminuir a intensidade das luzes.

7. Pratique meditação

meditação

Uma medida que pode implementar, sobretudo no verão, é a meditação. Os benefícios da meditação são vários, nomeadamente no que diz respeito a aliviar a ansiedade e o stress, a prevenir a depressão e a diminuir as insónias.

Há ainda estudos que sugerem que aprender a meditar e a sua prática frequente melhora a capacidade de concentração no trabalho e estudos; ajuda no controlo da pressão alta e no tratamento de distúrbios alimentares e obsessivo-compulsivos. Esta técnica vai ajudá-lo na sua vida profissional também.

8. Evite refeições pré-cozinhadas

refeicoes pre cozinhadas

As refeições pré-cozinhadas são muito práticas e uma tentação para quem não gosta de cozinhar ou para quem vive sozinho. Contudo, e apesar de estar a poupar tempo, vai acabar por gastar mais dinheiro, sobretudo se for cozinhar para várias pessoas.

Deste modo, ao cozinhar e planear as suas refeições vai conseguir poupar dinheiro na cozinha, tal como também vai conseguir fazer refeições mais saudáveis.

9. Faça as pazes com o frigorífico

comida

É importante ter uma relação saudável com a comida, isto é, tente não entrar em fundamentalismos. Neste sentido, deve fazer uma análise crítica à sua alimentação e ver o que pode e deve mudar. Vai ser muito mais vantajoso encontrar um meio-termo.

De todos os modos, pode haver um dia em que pode pecar. Por exemplo, o domingo pode ser o dia de comer o seu prato favorito ou de ceder a algum pecado irresistível. Há aplicações de receitas saudáveis que o podem ajudar a encontrar algumas soluções.

10. Vacine-se contra a gripe

vacina

O período de vacinação tem início em outubro, estando aconselhado a pessoas com 65 anos e pertencentes aos grupos de risco. Estes grupos podem fazer a vacina gratuitamente nos centros de saúde, sem receita médica e sem pagar taxa moderadora.

Para os restantes cidadãos, a vacina da gripe pode ser comprada nas farmácias e mediante apresentação de receita. A vacina da gripe pode custar-lhe entre 3€ e 4€.

11. Coma sementes

sementes

Chia, linhaça, aveia, sementes de girassol, arroz integral, etc. Uma das principais caraterísticas das sementes e dos cereais integrais é a sua versatilidade, uma vez que podem estar presentes nas barras de cereais, saladas, cremes, sumos ou batidos de fruta, sopas, iogurtes, pão e bolos.

Por outro lado, os seus benefícios são muitos: melhoram o trânsito intestinal, reduzem os níveis de colesterol no sangue, ajudam a emagrecer, tornam os ossos fortes e ainda são uma fonte natural de antioxidantes.

12. Hidrate-se

beber água

De acordo com os especialistas, devemos beber cerca de 1,5l a 2l de água por dia. Os benefícios são vários e não é demais relembrar que esta é uma das resoluções saudáveis que deve estar presente no seu dia a dia, pois:

  • Previne o aparecimento de pedras nos rins;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Regula a temperatura corporal;
  • Diminui o inchaço;
  • Combate o acne, estrias e celulite;
  • Facilita a digestão;
  • Melhora a circulação sanguínea.

 

Veja também: