Summer School nas Aldeias do Xisto: uma programa diferente para Julho

Tingimento Natural e Estruturas de Tecelagem são os temas de dois cursos da Summer School a decorrer de 15 a 22 de Julho em Janeiro de Cima.

Summer School nas Aldeias do Xisto: uma programa diferente para Julho
Experimente os cursos de Verão em Janeiro de Cima

À procura de um programa diferente para este Verão? A Summer School promovida pela Rede das Aldeias do Xisto terá lugar em Janeiro de Cima de 15 a 22 de Julho e, com os temas Tingimento Natural e Estruturas de Tecelagem, é uma aposta interessante que incentiva a combinação de experiências na área do Design de Moda.

Summer School Craft X Innovation

Summer School

Promovida pelas Aldeias do Xisto, em parceria com a ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, a Summer School Craft X Innovation, a decorrer de 15 a 22 de Julho em Janeiro de Cima, faz parte do projecto Laboratório Terra – O Regresso do Linho. A iniciativa, que promove o retorno da plantação do linho às margens do Rio Zêzere, incentiva também a combinação de experiências na área do Design de Moda. Recomendados a estudantes ou profissionais das áreas criativas, incluindo moda, design, desenho, artes plásticas, multimédia e design gráfico, entre outros, os cursos de Tingimento Natural e Estruturas de Tecelagem não requerem, porém, conhecimentos prévios, sendo excelentes apostas para qualquer pessoa que queira adquirir novas competências. Cada curso tem o custo de 950€ (a pagar em duas prestações), incluindo os materiais necessários, transporte, alimentação e alojamento na Casa de Janeiro e na Casa da Pedra Rolada, onde será servido aos participantes o pequeno-almoço. Já o almoço e o jantar terão lugar no Restaurante Fiado. Para mais informações, poderá enviar um e-mail para [email protected] ou ligar para o número 213 942 140. Para se inscrever, terá de completar o formulário aqui disponível.

1. Workshop de Tingimento Natural

Summer School

Fonte: ADXTUR

O curso de Tingimento Natural, com a duração de uma semana, será dado por Alicia Mediavilla Arranz, uma artista têxtil espanhola que irá ensinar aos participantes técnicas de tingimento, pintura e impressão com tintas orgânicas extraídas de plantas e insectos, altamente benéficas para o meio ambiente e para o bem-estar das pessoas. O curso de 30 horas terá início no dia 15 de Julho com a viagem de Lisboa para o local de formação, em Janeiro de Cima, Fundão, e terminará dia 22 com o regresso a Lisboa após o pequeno-almoço. O workshop decorrerá de segunda a sexta-feira, das 10.00 às 17.30 (com pausa para almoço), permitindo que, nos tempos livres, os participantes possam aproveitar o rio, explorar a paisagem envolvente e percorrer as vielas de xisto. Dia 21, para celebrar a conclusão do curso, será organizado um passeio pelo rio nas barcas fluviais tradicionais de Janeiro de Cima, seguido de um passeio interpretativo guiado pela floresta e, ainda, um piquenique.

Veja experiência em bookinxisto.com/pt >>

2. Workshop de Estruturas de Tecelagem

Summer School

Fonte: ADXTUR

Paralelamente, terá lugar um workshop de Estruturas de Tecelagem, dirigido pela designer de têxteis Leonidia Ferreira. Também com a duração de 30 horas, o curso pretende celebrar a união entre as tradições do passado e as linguagens do presente e do futuro, mostrando aos participantes a perspectiva prática e transversal das etapas e principais desafios do trabalho com estruturas de tecelagem. Os participantes desta oficina poderão igualmente desfrutar do passeio de final de curso.

Onde irá ficar alojado?

Situado nas margens do Zêzere, um dos rios mais selvagens de Portugal, Janeiro de Cima, com as suas casas de xisto e paisagens montanhosas, é o sítio ideal para escapar ao stress do quotidiano e imergir em reflexão. Aqui, durante a Summer School organizada pelas Aldeias do Xisto em parceria com a ETIC, irá ficar alojado em casas de turismo rural que combinam alvenaria tradicional de xisto e pedra com o conforto dos tempos modernos. Os participantes irão dividir uma casa inteira, ficando num quarto individual ou partilhando quartos com duas camas de solteiro.

Casa de Janeiro

Summer School

De paredes em xisto e pedra rolada, a Casa de Janeiro é o espaço perfeito para repousar depois de um dia passado na Summer School. Com seis quartos duplos (duas suites) e um quarto individual totalmente renovados, a casa está dividida em dois blocos que comunicam entre si apenas no piso térreo.

Ver alojamento em bookinxisto >>

Casa da Pedra Rolada

Summer School

Dividida em três pisos, com dois quartos duplos e uma suite, a Casa da Pedra Rolada é um espaço luminoso em que a decoração contemporânea e harmoniosa o fará sentir-se inspirado para um dia criativo de workshop.

Ver alojamento em bookinxisto >>

Veja também:

 

Isadora Freitas Isadora Freitas

Isadora Freitas é licenciada em Jornalismo e tirou o Mestrado Europeu em Direitos Humanos. Encontra-se atualmente no Camboja, onde ensina Português a guias turísticos e procura explorar esse canto do Mundo. Gosta de ler, escrever, fazer teatro e é apaixonada por rádio e fotografia. É apreciadora de pequenas coisas e gosta de contribuir para as grandes