Publicidade:

Saiba como tirar nódoas de vinho tinto sem dificuldade

A pergunta que todos querem ver respondida - como tirar nódoas de vinho tinto? Nós temos a solução. Conheça vários truques para lidar nestas situações.

Saiba como tirar nódoas de vinho tinto sem dificuldade
Não tenha medo das manchas de vinho tinto

Há poucas coisas que sabem tão bem como degustar um copo deste néctar dos deuses depois de um dia atarefado. Mas tão stressante quanto os dias mais difíceis é também descobrir como tirar nódoas de vinho tinto de roupa mais sensível ou mais clara.

Mas relaxe, porque depois de ler este artigo nunca mais vai ver isso como um problema! Vamos dar-lhe excelentes truques e dicas para conseguir deixar qualquer peça manchada por vinho tinto verdadeiramente impecável e imaculada!

Como tirar nódoas de vinho tinto: truques que não vai querer perder


como tirar nódoas de vinho tinto

Imagine o seguinte cenário: está numa festa ou evento importante, serviram um copo de vinho a todos e, por descuido, acabou por sujar a camisa ou vestido. Pânico total! Tenha calma, respire fundo e fique a saber como tirar nódoas de vinho tinto sem grande dificuldade!

Uma coisa é certa: quanto mais depressa atuar, mais hipóteses tem de tratar a mancha com toda a eficácia. Retire-se por uns instantes e vá tratar desse percalço. E não deixe que o momento seja arruinado por este pormenor! Siga estas dicas e consiga, assim, combater o flagelo das nódoas de vinho tinto.

1. Leia as etiquetas

Absolutamente essencial! É importantíssimo que consulte as etiquetas da peça de vestuário em questão antes de avançar para a remoção da nódoa propriamente dita. Até porque existem tecidos mais delicados, como a seda ou o couro, que só podem mesmo ser lavados com limpeza a seco e aí terá mesmo de levar a peça a um serviço profissional.

2. Proteja camadas de tecido diferentes

Caso esteja com mais do que uma camada de roupa (uma camisa e uma t-shirt, por exemplo) um dos passos a seguir para tirar nódoas de vinho tinto é isolar a camada que estiver por baixo da peça afetada, de forma a evitar que outra peça se manche. E é muito simples fazê-lo – basta colocar um pano ou um guardanapo debaixo do tecido manchado para evitar que ele se espalhe para qualquer outra parte da roupa.

3. Absorva o líquido em excesso

Outra das boas práticas na hora de saber como tirar nódoas de vinho tinto e que deve seguir é a que vamos partilhar de seguida: assim que entornar o vinho, tente absorver o máximo de líquido possível.

Uma forma rápida e acessível será utilizando um guardanapo ou lenço de papel. Pressione-o contra o tecido manchado para absorver o excesso de vinho. E nota importantíssima: não esfregue! Isso só vai fazer com que a nódoa se espalhe e se entranhe mais nas fibras do tecido.

4. Evite deixar a nódoa secar

Sabemos que por vezes o contexto e a situação em que se encontra tornam a remoção mais difícil, mas uma das coisas que não deve mesmo fazer é deixar a nódoa de vinho secar. É muito mais fácil remover a nódoa de vinho tinto ainda húmida do que já seca. O ideal será que a mantenha húmida até chegar ao local onde tem condições para tratar a mancha devidamente.

5. Experimente utilizar sal

Sim, o sal não serve só para temperar! Experimente fazer o seguinte: pressione um pouco de sal grosso contra o tecido manchado e húmido, até cobrir a nódoa totalmente, pressione os cristais contra o tecido e verá como o sal vai absorver grande parte do vinho e até ajudar a “levantar” a mancha.

6. Aplique um tira nódoas

Claro está que uma das respostas será através da aplicação de um produto específico de remoção de nódoas. Mas existem alguns passos que deve seguir para garantir a eficácia do produto! Comece por aplicar o tira nódoas no tecido manchado e ainda húmido, seguindo exatamente as instruções que tem na embalagem.

Depois de fazer tudo o que indica nas instruções (tempo de atuação, modo de emprego, etc), deve, então, lavar a peça como faz habitualmente na sua máquina de lavar roupa e utilizar um detergente de alta qualidade. Além disso, não deve utilizar uma temperatura superior a 30 graus, sob pena de alastrar a nódoa.

7. Antes de secar, garanta que a mancha desapareceu

Muito importante também: apenas deve colocar a peça de roupa a secar depois de verificar que a mancha foi efetivamente removida! Isto porque o calor e o sol vão ajudar a fixar quaisquer vestígios da nódoa e aí sim vai ser uma tarefa quase impossível removê-la.

8. Use detergente da louça e água oxigenada

Experimente este truque para saber como tirar nódoas de vinho tinto: utilize duas partes de água oxigenada para cada parte de detergente e aplique esta mistura na peça de roupa em questão. Ao fazê-lo deve começar quase imediatamente a ver a mancha de vinho tinto a desaparecer.

9. Vinagre de vinho branco e detergente para a roupa

Mais uma alternativa: comece por cobrir a mancha com vinagre de vinho branco e esfregue a mancha com detergente próprio para roupas. Depois, e terminado esse processo, basta passar por água quente e, à partida, a mancha deverá ter desaparecido.

10. E que tal sal e limão?

sal e limão

Finalmente, pode experimentar a técnica do sal e limão. Em primeiro lugar, molhe o tecido em água fria e remova a água em excesso. Molhe agora com um pouco de sumo de limão e aplique na mancha uma quantidade generosa de sal. Passe tudo por água para remover o limão e o sal e repita o processo as vezes necessárias para que a mancha desapareça.

Veja também:

Helena Peixoto Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Limpeza e Arrumação