Helena Peixoto
Helena Peixoto
22 Mai, 2019 - 00:00
camisolas com manchas de desodorizante na zona da axila

6 truques para remover manchas de desodorizante da roupa

Helena Peixoto

Não podemos viver sem ele, mas remover manchas de desodorizante pode ser uma tarefa verdadeiramente desafiante. Saiba como consegui-lo sem esforço!

O artigo continua após o anúncio

O “filme de terror” é comum e vivido por muita muita gente: apesar de ser um elemento indispensável ao nosso dia a dia e o que evita odores corporais menos agradáveis, acontece também que surgem manchas de desodorizante na roupa que são bastante difíceis de remover.

Detergente especial para nódoas difíceis, anti nódoas para aplicar antes de lavar, até um pouco de lixívia… Já tentou de tudo e não conseguiu remover manchas de desodorizante da roupa? Vamos então dar-lhe uma notícia que o vai alegrar: existem algumas dicas para removê-las e que são realmente eficazes.

E não, não vai precisar gastar rios de dinheiro ou fazer uma reza ao deus da roupa imaculada! Conheça, então, as melhores e mais requisitadas dicas que o vão ajudar a remover as manchas de desodorizante.

Como remover manchas de desodorizante da roupa: 6 dicas fáceis de implementar

manchas de desodorizante

Os desodorizantes têm o grande defeito de deixarem manchas na roupa bem complicadas de sair. Mas há solução para acabar com elas! Aliás, há várias. Algumas delas bem simples e caseiras. Nós deixamos-lhe algumas.

1. Bicarbonato de sódio

Para remover manchas de desodorizante da roupa com este produto caseiro, só precisa de misturar água com bicarbonato de sódio de forma a fazer uma pasta e aplicar nas nódoas de desodorizante.

Deixe atuar durante algum tempo (cerca de duas horas) e lave de seguida a roupa normalmente. Este é um truque para aquelas nódoas mais difíceis e que teimam em não sair.

2. Água oxigenada

São bastante conhecidos os vários benefícios e usos da água oxigenada. Pois bem, remover manchas de desodorizante é outro dos seus “dons”!

Como? É fácil, basta esfregar o produto na mancha (a roupa deve estar totalmente seca), com a ajuda de uma esponja, deixar atuar durante alguns minutos e passear por água quente. Lave normalmente, na máquina ou à mão, e confira os resultados.

O artigo continua após o anúncio

3. Vinagre

Todos temos este produto em casa e ele pode bem salvar-nos nesta tarefa! Também com a roupa seca, aplique o vinagre diretamente sobre a mancha e esfregue (suavemente) com a ajuda de uma esponja ou escova e deixe repousar algum tempo. Depois é só lavar normalmente.

4. Collants

Como assim, collants? Verdade! Eles podem ajudar na tarefa de remover manchas de desodorizante da roupa, mas apenas nos casos das manchas recentes (aquelas que faz mal acaba de vestir a camisola, por exemplo).

Esfregue a mancha com os collants e as marcas brancas que o desodorizante deixou desaparecem, como que por magia!

5. Toalhitas de bebé

Quem tiver bebés pequenos em casa, também está safo. É que as toalhitas de bebé são ótimas para remover as manchas recentes. Só precisa de limpar a mancha e já está.

6. Dica extra: como remover mancha de suor

Esta dica é um extra especial para quem sofre com a remoção não só das manchas de desodorizante da roupa, mas também com as manchas do suor. Na verdade, o seu problema e desafio estará certamente na remoção de uma mistura de desodorizante com suor, isso sim faz com que apareça a dita mancha. Mas sim, também há solução!

Manchas recentes

Ingredientes:

  • 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 4 chávenas de água

Modo de utilização

O artigo continua após o anúncio

Note que este truque para remover manchas de suor só garante eficácia para manchas recentes.

Dissolva 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio num litro de água e coloque a peça em questão de molho durante cerca de 30 minutos. Depois, é só lavar normalmente, mas tente adicionar um pouco de sabão extra na área da mancha.

Manchas de suor nas axilas

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de sal refinado
  • Água q.b.

Modo de utilização

Sim, também é possível utilizar sal refinado para remover manchas de suor! Com a ajuda de uma esponja ou de um pano, humedeça toda a área que está afetada pela mancha. Note que a a água deve estar morna e limpa. Junte algumas colheres de sopa de sal fino sobre as manchas e deixe atuar cerca de 30 a 40 minutos. Passado esse tempo, enxague com água da torneira corrente e abundante e lave a roupa como habitualmente.

Manchas de suor de roupas de cor

Ingredientes

O artigo continua após o anúncio
  • Sumo de 2 limões
  • 1 colher de sopa de sal refinado

Modo de utilização

Aplique o sumo de limão diretamente nas manchas de suor – deve garantir que a área fica mesmo molhada. Adicione de imediato o sal refinado e esfregue a roupa com as mãos até desaparecerem as manchas. Finalmente, para dar o “boost” de limpeza final, deixe secar ao sol antes de lavar como faz habitualmente.

Como prevenir manchas de desodorizante na roupa

manchas de desodorizante

Tão importante como saber como remover manchas de desodorizante da roupa é saber como as evitar – e assim não ter de experimentar truques e técnicas! Aqui ficam algumas boas práticas que pode começar a implementar:

  1. Aplique o desodorizante em camadas finas e deixe secar por pelo menos 30 segundos antes de vestir a roupa;
  2. Vista-se de acordo com as ocasiões – até pode estar fresco, mas se for andar a pé já sabe que a temperatura corporal vai aumentar;
  3. Hidrate-se – o corpo sobreaquece muito mais rapidamente quando está desidratado.
Veja também