ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
29 Mar, 2021 - 13:00

Como remover manchas de desodorizante? Temos a resposta!

Sara Cristóvão

Evita levantar os braços devido à roupa manchada? Diga adeus ao problema e conheça as melhores dicas para remover manchas de desodorizante.

camisolas com manchas de desodorizante na zona da axila

Levante o braço quem nunca procurou como remover manchas de desodorizante. Este é um dos grandes mistérios da lavagem da roupa. Seja branca ou escura, com o passar do tempo grande parte da nossa roupa fica manchada pelo desodorizante na zona das axilas. Não há nada pior do que pegar numa peça de roupa e reparar que está toda manchada.

Transpirar é um processo natural que não podemos, nem queremos, evitar. E pior do que as manchas de suor que se instalam na nossa roupa é o odor que podemos emanar se não usarmos desodorizante. Então, como podemos evitar ou remover as manchas de desodorizante? Avisamos já que não é um processo fácil, até porque depende de vários fatores: dos tecidos e dos químicos existentes no desodorizante que usa, só para dar alguns exemplos. No entanto, há algumas dicas que podemos partilhar para tentar a sua sorte.

Mas, antes de lhe apresentarmos formas de remover as manchas de desodorizante, é importante que comece a tentar evitá-las. Como? Espere que o produto seque antes de se vestir ou tente não o colocar quando já tem a peça de roupa vestida. Desta forma, garante que o desodorizante não passa para a roupa. Outra dica para evitar as manchas é tentar lavar a roupa branca ou de cor clara quando terminar de as usar. Assim, evita que a mistura de suor e desodorizante forme zonas amareladas na sua roupa.

6 Dicas para ajudar a remover manchas de desodorizante

Existem vários truques para remover manchas de desodorizante das roupas. Reunimos alguns que pode aplicar facilmente com coisas que habitualmente tem em casa. A par disso, lembre-se sempre de ler e respeitar a etiqueta das peças de roupa.

Para começar, algo fundamental: faça um teste numa área pequena do tecido para ter a certeza que o método aplicado não o irá danificar.

manchas de desodorizante

Detergente da loiça

Aplique uma pequena dose de detergente de roupa na zona da mancha e esfregue. Deixe atuar uns minutos. E depois poderá fazer a lavagem normal.

Água e sumo de limão

Poderá experimentar juntar água e sumo de limão em partes iguais. Aplique a mistura diretamente na nódoa e deixe secar ao sol. Depois passe por água e faça a lavagem habitual. O sol e o sumo de limão são dois ótimos branqueadores naturais, e poderão ajudar a remover manchas de desodorizante em roupa clara.

Vinagre branco

O ácido do vinagre branco poderá também ajudar. Mergulhe a nódoa em vinagre e espere uma hora até esfregar e lavar. Esta tática poderá ser aplicada em roupa clara ou colorida.

Bicarbonato de sódio

Aqui está um ingrediente essencial em qualquer casa. O bicarbonato de sódio pode ajudar-nos em diversas situações e a remoção de manchas na roupa é uma delas. Faça uma pasta com três partes de bicarbonato de sódio para uma de água. Aplique a mistura por cima da nódoa e deixe atuar. Depois faça a lavagem da peça de roupa em água quente. 

Água oxigenada

Pode usar água oxigenada para remover manchas de desodorizante. Misture água e água oxigenada em partes iguais e mergulhe a nódoa nesta solução. Deixe atuar alguns minutos, enxague e deixe secar. Se a nódoa persistir poderá repetir o processo.

Produtos de supermercado

Existem diversos produtos à venda em grandes superfícies que também o podem ajudar nesta tarefa. Não se esqueça que, qualquer que seja o produto escolhido para remover manchas de desodorizante, deve ler sempre o rótulo, de modo a aplicá-lo de forma segura.

Um dos produtos apresentados como eficaz é o Skip Active Clean. Antes de colocar a roupa na máquina aplique este detergente diretamente na mancha e deixe atuar entre 5 a 10 minutos.

A Neoblanc também apresenta alguma soluções para remover manchas de desodorizante de peças brancas ou coloridas. Para roupas brancas poderá utilizar a Neoblanc Tradicional ou Spray Mousse. Quando tratar de roupa colorida, experimente Neoblanc Gentil ou Spray Multiusos.

A marca Dr. Beckmann também apresenta uma solução de tira-nódoas para desodorizante e suor. Este produto pode ser aplicado em tecidos brancos e coloridos. O ideal é que aplique antes de cada lavagem, de forma a prevenir que os cheiros e resíduos de suor se acumulem.

Lembre-se que, acima de tudo, o truque ideal para remover manchas de desodorizante é a prevenção. Tenha alguns cuidados com a sua roupa e, desta forma, poderá evitar que se acumulem resíduos e bactérias e, consequentemente, evitar que apareçam manchas.

Veja também